Realize seus objetivos pessoais Boa Vista, Roraima

A assertividade quer dizer "qualidade ou condição do que é assertivo; assertivo : "que faz uma asserção; afirmativo locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade... Lidar com os confrontos com mais facilidade e satisfação; - sentem-se menos estressadas;- adquirem maior confiança.

fitness em sua casa
(95) 8117-0500
av.saba cunha 1599
boa vista, Roraima
 
Aula Particular
(95) 625-1969
r Edson Castro, 581, Liberdade
Boa Vista, Roraima
 
HP Motor S
(95) 224-0005
av Capitão Julio Bezerra, 438, Centro
Boa Vista, Roraima
 
Serv NAC Aprend Indl SENAI
(95) 623-0724
av Brigadeiro Eduardo Gomes, São Francisco
Boa Vista, Roraima
 
Escola Tec Federal de Roraima
(95) 626-5346
av Glaycon de Paiva, 2500, Centro
Boa Vista, Roraima
 
Roraima Tem - Anuncie seu Produto e ou Serviços
(95) 8117-7208
Rua Abrain Xaud 223
Boa Vista, Roraima
 
Escola Tec Federal Roraima
(95) 626-4440
v Flores, 2500, Pricuma
Boa Vista, Roraima
 
Tai Pei Têxtil
(95) 627-6000
av Carlos Pereira de Melo, 2000, Jardim Floresta
Boa Vista, Roraima
 
Inst Enfermagem Bahia
(95) 224-8475
r Alfredo Cruz, 132, Centro
Boa Vista, Roraima
 
SENAI Serv NAC Aprendizagem Indl
(95) 625-3391
av Imigrantes, Buritis
Boa Vista, Roraima
 

Realize seus objetivos pessoais

Assertividade

Por Por Denize Dutra

Tenho testemunhado ao longo da minha vida uma série de episódios uns com finais felizes e outros nem tanto, que tem me levado uma profunda reflexão sobre quais são as características que os SERES HUMANOS, em geral, precisam desenvolver para SEREM mais do que bem sucedidos, FELIZES? É claro, que a resposta para esta pergunta, mesmo para uma psicóloga, não é nada simples de responder, pois no que diz respeito ao SER HUMANO, estamos tratando do assunto da maior complexidade e que qualquer reducionismo seria no mínimo, um ato irresponsável. Mas, com o objetivo de compartilhar minha reflexão, acho que seria interessante chamar atenção para uma destas tão importantes características, o que não significa ,que é mais nem menos que outras tantas, também relacionadas a um conjunto de competências emocionais, que são consideradas hoje essenciais aos profissionais deste terceiro milênio – a ASSERTIVIDADE-

Considero importante ressaltar esta característica não só pela compreensão equivocada que algumas pessoas tem a respeito da mesmo, mas pela própria dificuldade de entender no que consiste o comportamento assertivo e seus benefícios para a própria pessoa e para os relacionamentos tanto de natureza profissional como pessoal.

Estamos numa sociedade que apesar da crescente violência, as pessoas tem muita dificuldade de lidarem com a agressividade, e muitas vezes esta agressividade é confundida com a assertividade, de tal modo, que pessoas agressivas se auto intitulam de assertivas ou muito francas, ou até ao contrário, algumas pessoas não assumem suas posições de forma simples e autêntica, com receio de serem agressivas.

Por isso penso que o nosso primeiro passo é entender o significado literal da palavra assertividade, com o auxílio do nosso atualizadíssimo dicionário do Houaiss, que diz que assertividade é "qualidade ou condição do que é assertivo; assertivo : "que faz uma asserção; afirmativo locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; declarativo; afirmação que é feita com muita segurança, em cujo teor o falante acredita profundamente".

Outro passo é sabermos que existem 4 tipos de comportamentos: passivo, agressivo, agressivo/passivo e assertivo. Cada um deles tem vantagens e desvantagens dependendo do momento em que for manifesto. Quando digo manifesto, é uma forma de chamar a atenção para a idéia de que comportamento é algo situacional, que pode mudar de acordo com o momento e a situação, em função disto, uma mesma pessoa pode ter os 4 comportamentos, ainda que certamente exista uma tendência maior as pessoas agirem de determinada forma em circunstâncias "normais" , ou seja, o indivíduo tende a adotar um determinado estilo como mais freqüente. Esta constatação nos confirma a idéia de que podemos mudar um comportamento se percebemos que ele não esta valendo a pena, isto é, não satisfaça as nossas necessidades, expectativas e objetivos pessoais. Podemos desenvolver a nossa assertividade.

Neste ponto, relembramos um outro conceito importante, que é o de motivação, ou seja, quais os motivos que nos levam a desenvolver o comportamento assertivo, e com certeza nada responde melhor a esta pergunta se genericamente, considerarmos os benefícios que o comportamento assertivo pode nos trazer: -Lidam com os confrontos com mais facilidade e satisfação; - sentem-se menos estressadas;- adquirem maior confiança;

- agem com mais tato;- melhoram sua imagem e credibilidade; - expressam seu desacordo de modo convincente, mas sem prejudicar o relacionamento; -resistem às tentativas de manipulação, ameaças, chantagem emocional, bajulação, etc; - sentem-se melhor e fazem com que os outros também se sintam melhor.

Sabemos da importância e temos motivos para ser assertivos, agora uma terceira questão: como desenvolver ? sem pretender dar "receitas" prontas ou mágicas, cabem algumas dicas já comprovadas que podem ajudar a quem está interessado no assunto: - Mudar o DIÁLOGO INTERIOR – de negativo para positivo; - levar em consideração seus DIREITOS e os do outros e desenvolver a AUTO-ESTIMA. Estas novas atitudes podem ser desenvolvidas através de modernas técnicas de treinamento ou em alguns caso através de processos psicoterápicos.

Pense nas diversas situações de sua vida profissional e pessoal, em que a sua falta de assertividade fez com que você não conseguisse obter o resultado desejado, e sentir-se verdadeiramente realizado com suas conquistas. Quantas vezes, você deve que "engolir" a raiva gerada pelo sentimento de que deveria ter dito algo que não disse naquela determinada hora ? Quantas vezes você se viu "obrigado" a fazer determinadas coisas por não ter tido a coragem de dizer não para o outro ? seriam inúmeros exemplos, o mais importante é que pensemos sobre o assunto e busquemos ser mais assertivos em algumas situações, para que possamos não só expandir a nossa inteligência emocional, mas principalmente desenvolvermos relações interpessoais na vida pessoal e profissional, mais autênticas, harmoniosas e prazeirozas.

Só lembro, que não podemos ser assertivos, sem sermos empáticos, pois como, desenvolver a nossa própria assertividade se não formos capazes de aceitar a assertividade do outro, e nos melindramos e achamos que quando se trata do outro, ele esta simplesmente, sendo curto e grosso ! Egoísta ! ou qualquer outro "desqualificativo", que expresse a nossa incompetência em lidar com esta questão ! Pense nisto !

Clique aqui para ler este artigo na Portal CMC