Memorizando com a Fotoleitura Manaus, Amazonas

A técnica de FotoLeitura de “mentalmente fotografar” materiais escritos é a marca registrada do sistema. O objetivo é o de ler o que for preciso no tempo disponível e no nível de compreensão necessário. Entenda essa tecnica no artigo abaixo.

Lacouth
(92) 3681-8523
rua rio itapitanga
Manaus, Amazonas
 
Academia de Ballet Clássico Professor Rezende Ltda
(92) 232-0254
r Dez de Julho, 491, Centro
Manaus, Amazonas
 
Telma Goreti Oliveira Silva
(92) 641-1240
r Ramos, 232, qd 11, São José Operário
Manaus, Amazonas
 
Aprovado Vestibulares
(92) 644-6554
r Shopping Grande Circular An, 2, sl 201, São José
Manaus, Amazonas
 
Audcon Cursos
(92) 231-1266
r Rio Branco, 117, Colônia Oliveira Machado
Manaus, Amazonas
 
SOS RAZOES
(92) 8106-7001
RUA 27 qdr 173 cidade nova II
MANAUS, Amazonas
 
Athos Cursos Livres Cursos Profissionalizantes
(92) 641-1423
r Quarenta, 165, qd 133, Cidade Nova
Manaus, Amazonas
 
SENAC Serv NAC Aprend Coml
(92) 642-3229
bc Batista, 2507, Educandos
Manaus, Amazonas
 
Grupo Conven
(92) 234-2302
av Epaminondas, 130, sl 3, Centro
Manaus, Amazonas
 
SENAI Serv NAC Aprend Indl
(92) 613-3280
rdv BR Trezentos e Dezenove SN
Manaus, Amazonas
 

Memorizando com a Fotoleitura

  • Parte 1
  • Parte 2
Parte 1

USAR O SEU CÉREBRO COMO UM TODO PARA LER E APRENDER
É BEM MAIS FÁCIL DO QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR

Por Paul R. Scheele, MA

Por um acaso você comprou alguns livros sobre PNL e ainda não os leu? As vezes começa a ler um livro apenas por alguns capítulos até colocá-lo naquela pilha dos “livros a serem lidos algum dia”?

Se este é o seu caso, não se sinta culpado. Você não é o único. Esses são problemas comuns nessa “era de excesso de informação.” Mesmo sendo um leitor insaciável as vezes fica difícil de se manter em dia com a leitura.

Em 1985 completei 5 anos de experiência como Master Practitioner em Programação Neuro-Lingüística (PNL). Então passei a estudar as áreas de aprendizagem acelerada e ensino. Ao tomar conhecimento que o cérebro humano possui uma incrível capacidade de aprendizagem, me perguntei “E se a mente humana pudesse processar informações escritas de uma maneira tão rápida quanto pudéssemos virar as páginas de uma livro?”

Durante meu trabalho de graduação em aprendizagem de adultos pesquisei diversos sistemas de leitura rápida. Utilizando PNL modelei leitores eficientes, sistemas de aprendizagem acelerada e especialistas em leitura dinâmica.

Desse trabalho surgiu um sistema de leitura acelerada e mente-total chamado FotoLeitura. A técnica de FotoLeitura de “mentalmente fotografar” materiais escritos é a marca registrada do sistema.

O objetivo é o de ler o que for preciso no tempo disponível e no nível de compreensão necessário. Isso é possível ao se ensinar as pessoas as habilidade necessárias para lidar com qualquer tipo de material e assim conseguir as informações desejadas sem tensão, estresse ou ansiedade.

Os critérios básicos do curso são:

1.Mudança de atitude. Os problemas habituais de leitura são mantidos devido a como lidamos com o excesso de informação. Ao invés de tentar ler mais rápido, o problema essencial deve ser enfrentado, como lidar com as estratégias não funcionais de leitura.

2.Mudar a leitura, ao deixar o método tradicional e criar uma série de opções. Por que devemos ler todo o material “dando duro” do início ao fim, quando temos uma dúzia de maneiras diferentes de conseguir a informação necessária?

3.A melhora vem com a maneira de lidarmos com o problema, e não por praticar um certa técnica. A maioria das pessoas desistem de praticar uma técnica. O que se faz necessário é uma nova maneira psicológica de lidarmos com a procura de informação de materiais escritos (um novo paradigma) e não uma prática repetitiva de uma técnica pouco natural. (Eu não gosto de leitura dinâmica por causa disso).

4.Ênfase em como usar a mente em vez de insistir na leitura e sua velocidade, focalizando mais em como usar a mente de maneira eficaz no aprender a como aprender das informações escritas.

“Tempo é uma oportunidade igual para todos. Todos os seres humanos têm exatamente a mesma quantidade de horas e minutos todos os dias. Os ricos não conseguem comprar mais horas. Cientistas não conseguem inventar novos minutos. E você não pode guardar tempo para utilizá-lo um outro dia. Mesmo assim, o tempo é extremamente justo e generoso. Não importa quanto tempo se perdeu no passado, ainda temos um amanhã inteiro. O sucesso depende de usarmos com sabedoria — planejando e estabelecendo prioridades. O fato é que o tempo vale mais que dinheiro e ao se matar o tempo, estamos matando nossas chances de sucesso.”

Denis Waitley
The Joy of Working
INTEGRANDO 3 TECNOLOGIAS PODEROSAS

O curso de FotoLeitura é 96% eficaz em ensinar as pessoas essas estratégias avançadas de leitura, devido a integração da PNL, aprendizagem acelerada e do processamento pré-consciente.

PNL - ajuda a acessar as potencialidades cerebrais de percepção, de memória e mudança. A FotoLeitura utiliza a PNL para produzir o estado mental e corporal ideal para a entrada, processamento e saída das informações que foram FotoLidas. Durante o curso a PNL é um instrumento de auxílio ao contornar as barreiras pessoais internas à aprendizagem.

APRENDIZAGEM ACELERADA - é um conjunto de princípios de aquisição de informação e novas capacidades que utiliza uma pequena fração do tempo normalmente necessário para aprender. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo Dr. Georgi Lozanov para um rápida aprendizado de uma língua estrangeira. Também é conhecido como superaprendizagem, aprendizado interativo e aprendizado sugestivo. Esses princípios formam um modelo para o aprendizado de qualquer informação escrita de maneira eficaz e rápida.

PROCESSAMENTO PRÉ-CONSCIENTE - as pesquisas realizadas nesse campo sustentam que o cérebro possui um processador pré-consciente capaz de compreender, discriminar e responder as informações em milissegundos (Perfetti, 1985 e Dixon, 1981). Além disso possuímos uma memória não-consciente que excede em capacidade a memória consciente em 10 bilhões a 1 (Wenger, 1987). Durante o processo de FotoLeitura, o leitor utiliza a fenomenal capacidade da mente interior para alcançar novos níveis de sucesso durante a leitura.

Existe um profundo parentesco que une FotoLeitura, PNL e aprendizagem acelerada. Isso é comprovado pelo trabalhos de diversos trainers em PNL que são também instrutores de FotoLeitura. Alguns desses trainers são Dot Feldman, Kay Grask, Richard Clarke, Robert Siudzinski, Frances Wiggins, Deanna Sager e Michael Lofrano. Qualquer um deles pode descrever os efeitos que a tecnologia da FotoLeitura teve no direcionamento e estruturação de suas atividades. Em todos os casos houve um fortalecimento no comprometimento de transformar como aprendemos a aprender.
A FotoLeitura Utiliza um Processo Simples e Fácil de Usar

Na técnica de FotoLeitura temos duas etapas relativamente simples, porém muito importantes: primeiro, a entrada da informação através do processador pré-consciente, onde esta informação é direcionada a área mais profunda de memória da mente não consciente. A segunda etapa é recuperar essa informação, trazendo-a da área não consciente para a memória de trabalho da mente consciente.

Para que essa entrada da informação através do processador pré-consciente seja eficaz, os estudantes de FotoLeitura devem desenvolver um “outro tipo de visão” (Zink, 1992) que é bem diferente do foco central geralmente utilizado na leitura. Este “outro tipo de visão” é chamado de FotoFoco.

O FotoFoco é uma maneira de olhar utilizando a visão periférica a fim de permitira absorção da informação pelo cérebro. Além de facilitara FotoLeitura, esse processo também tem fortes ramificações com outras áreas da vida, como aumento da intuição, criatividade, percepção e o fortalecimento do sistema visual.

O aspecto mais fascinante da FotoLeitura é aprender a acessar informações processadas de maneira pré-consciente. Aristóteles foi o primeiro a escrever sobre esse tipo de acesso. Estudos realizados por cientistas na era Moderna iniciaram no inicio deste século (Poetzl, no livro de Dixon, 1981). O processo de acessar tais informações é sutil, pois reconhecer os sinais da mente não consciente é muito próximo de estudar a intuição ou lembrar-se de um sonho.

No curso de FotoLeitura, os estudantes aprende um meia dúzia de maneiras de reconhecer e “ativar” as informações registradas pela mente não consciente. Ao invés de analiticamente tentar lembrar das informações vindas da mente consciente, os FotoLeitores aprendem a utilizar a orientação da mente não consciente para rapidamente achar os maiores significados do material escrito. A mente direciona aos itens essenciais permitindo uma rápida compreensão. Consequentemente, é possível melhorar a eficiência de leitura de uma maneira praticamente instantânea (Smith, 1979).

Praticamente 95% do tempo utilizado com leitura envolve o árduo processo da mente consciente através daquilo que conseguimos ver (Stauffer, 1969). A FotoLeitura traz resultados imensos na redução de tempo ao circundar o processamento da mente consciente, que apenas pode se ater a 7 bits de informação ao mesmo tempo.
A FotoLeitura Produz Resultados Reais para a Vida

Clique aqui para ler este artigo na Sua Mente