Melhorando o condicionamento dos cavalos Brasília, DF

Compreenda porque o encilhamento, a saúde bucal e o programa de nutrição são determinantes para o desempenho esportivo dos cavalos. "Comece com o pé direito nas competições, usando os métodos para conquistar uma excelente performance atlética", diz o autor. Confira as recomendações para o tratamento dos cavalos competidores.

Casa do Gato CLínica Veterinária
(61) 3965-4090
CLN 105, Bloco A, Loja 42
Brasília, DF
 
Dogtique Veterinária
(61) 345-3610
r CLS, 413, bl a lj 16, Asa Sul
Brasília, DF
 
Dog Tique
(61) 345-3610
r CLS, 413, bl a lj 16
Brasília, DF
 
Clínica Veterinária Cia Cães
(61) 386-8334
av Dom Bosco, 3, bl 785 lj 1
Brasília, DF
 
Luiz F Lenzi
(61) 274-4331
r Scrn, 706, bl g lj 21
Brasília, DF
 
canil macedo
61 33392898 61 98184999
shis conj 28 casa 35
brasilia, DF
 
Giusepp A Fiore
(61) 581-6922
r Eqnm, 7, bl f lj 1
Brasília, DF
 
Veterinária Luiz Ltda
(61) 581-3948
r Qnm, 1, lot 1 cj a lj 1, Ceilandia
Brasília, DF
 
Hospital Veterinário Antônio Clemenceau
(61) 245-1369
r Sais, 14
Brasília, DF
 
Ezildo Correia
(61) 366-4196
r Smdb Cj, 22, lot 2 a
Brasília, DF
 

Melhorando o condicionamento dos cavalos

Editoria: Vininha F. Carvalho24/8/2007

Cuidados complementares fazem toda a diferença no condicionamento para esportes eqüestres

Algumas áreas requerem toda a atenção no condicionamento para o êxito nos esportes eqüestres : são encilhamento, saúde bucal e ferrageamento, assim como possíveis correções no programa de nutrição.

O encilhamento deverá ser avaliado minuciosamente e os ajustes porventura necessários devem ser feitos no estofamento da sela: é provável que a silhueta do cavalo tenha mudado durante o período de férias, especialmente se elas passaram de seis semanas sem a rotina normal de exercícios.

Peça para um seleiro experiente verificar o encilhamento e fazer os ajustes antes de montar no cavalo. O encilhamento deve ser avaliado no mínimo a cada seis meses.

A saúde bucal terá de ser avaliada, e o ideal é que cada cavalo seja examinado no mínimo uma vez por ano. Esse exame tem de ter ainda mais freqüente em cavalos com menos de quatro ou mais de 12 anos de idade, assim como naqueles que tem arcada dentária anormal. Um especialista em odontologia animal pode evitar muitos problemas no treinamento ao fazer um acompanhamento rotineiro da boca do cavalo.

O ferrageamento tem que ser verificado antes da volta ao trabalho, já que isto representa uma das influências mais importantes sobre a capacidade de trabalhar corretamente.

O equilíbrio minucioso dos cascos no início de uma temporada de trabalho ou concursos, além do acompanhamento regular de ferrageamento fazem maravilhas pela boa saúde clínica e o sucesso nas competições.

Muitos cavaleiros estão usando terapias complementares durante o ano todo para manter a saúde de seus cavalos, e realizar uma avaliação completa no início da temporada dará uma boa indicação de áreas que irão requerer atenção durante o treinamento.

Comece com o pé direito nas competições e use os métodos e terapias disponíveis para preparar seu cavalo para conquistar uma excelente performance atlética .

Lembre-se de que terapias complementares não substituem os cuidados veterinários apropriados.

Autoria : Nicole Rombach - presidente da Equinenergy Ltd., é terapeuta esportiva eqüina e quiroprata registrada, e profissional de encilhamento. Trabalha em conjunto com veterinários, técnicos dentários, ferradores e colegas terapeutas profissionais para dar suporte ao bem-estar geral do cavalo de competição. É palestrante internacional abordando vários aspectos da terapia esportiva eqüina e mantém trabalho clínico regular e cursos por todo o Brasil e norte da Europa.

Fonte: SKS Promoções

Clique aqui para ler este artigo na Animalivre