Importância da História da Engenharia Itabuna, Bahia

Estude a evolução da engenharia na sociedade. O autor argumenta a importância dessa ciência para produzir novas utilidades e transformar a natureza. "O termo engenharia vem do latim "ingeniu", que quer dizer faculdade inventiva/criativa, talento", define o autor.

Centro de Formacao de Condutores Simpatia Ltda
(75) 3623-7018
r Boticário Moncorvo, 50, Kalilândia
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Cetram - Centro Educacional de Transito M Ltda
(75) 3221-4893
av Dutra,Pres, 1361, A, Pilão
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - BA
(75) 3221-9088
r Domingos Barbosa de Araújo, 48, Kalilândia
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
PROVÉRBIOS EMPRESA EDUCACIONAL DE TRANSITO
(71) 4103-1171
TV. DOS BARRIS - BARRIS
SALVADOR, Bahia
 
Cedaspy
(71) 3321-2599
r Carlos Gomes, 265, An 2 Sl 201, Dois de Julho
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Centro de Formacao de Condutores Radar Ltda
(75) 3221-8224
av Getúlio Vargas, 471, Lj 1 Sl 24, Centro
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Curso Eureka Ltda
(71) 3357-5275
av João VI,Dom, 95, Brotas
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Centro de Formacao de Condutores Era Nova Ltda
(71) 3264-3050
r Odilon Santos, 205, Shopping Rio Vermelho Sl 109, Rio Vermelho
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Icc Instituto de Consultoria Para Concursos Ltda
(71) 3328-2044
r Junqueira Ayres,Cons, 41, Barris
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Centro de Formacao de Condutores Quintella Ltda
(75) 3221-5093
r Almiro,Comdt, 475, Sl 3, Kalilândia
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Importância da História da Engenharia

INTRODUÇÃO

Engenhariaé a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializadosde uma dada área do saber, com o apoio da viabilidade técnico-econômica, paraproduzir novas utilidades e transformar a natureza, em conformidade com idéiasbem planejadas. Várias são suas especialidades que aliados às novastecnologias, mais e mais especialidades continuamente estão a surgir. [1]

Ahistória da engenharia é muito fascinante uma vez que, permite que se conheça ese valorize as extraordinárias construções edificadas pelo homem desde apré-história até os dias atuais, ao mesmo tempo revelam que as construções,além de satisfazerem as necessidades do homem em uma determinada época, sãovalorosas e importantes expressões culturais, sociais, políticas e econômicasdas sociedades que as construíram. Em paralelo mostra o papel fundamental queas novas estruturas e os novos sistemas estruturais tiveram, e continuam tendo,no processo da construção civil, e o papel do profissional engenheiro que aliadoa outros profissionais podem elaborar projetos arrojados e seguros, melhorandoa qualidade de vida da população.

Otrabalho que ora apresentamos refere-se à Importância da História da Engenhariana Sociedade Contemporânea, de modo que o leitor possa compreender o processoevolutivo da Engenharia, por ser um grande tema, para a formação dos futurosengenheiros.

2. HISTÓRIA DAENGENHARIA

O termoengenharia vem do latim "ingeniu",que quer dizer faculdade inventiva/criativa, talento. [2] O serhumano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para sua vida e comisso, inventando objetos a partir das suas necessidades. O conceito atual deengenharia, como profissão regulamentada, é relativamente recente podendo sedizer que data da segunda metade do Séc. XVIII.Entretanto, sua história confunde-se com a história da própriahumanidade e teve início há cerca de sete milhões de anos, quando o homemabandonou as frias e úmidas cavernas. [3]

Com a descoberta da agricultura e da pecuária, o homem deixoude ser nômade, passando a estabelecerem-se em locais fixos, construindoinicialmente abrigos rudes, tendas, aldeias e construções primitivas. Associadoa essa nova prática, veio à descoberta do fogo e a conquista da fala, que emmuito permitiu a maior comunicação entre seus pares, e troca de informaçõesnecessárias capazes de conduzi-los a grandes conquistas.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com