Estudando a poluição das águas Feira de Santana, Bahia

Veja no artigo abaixo uma breve análise sobre a poluição das águas. A água é uma das substâncias mais importantes que se conhece, há milhões de anos estabelece o ciclo natural e todos os seres vivos aproveitam esse ciclo para manutenção da vida. O volume de água no planetaTerra, incluindo os oceanos, os rios, os lagos, as águas subterrâneas, a águada atmosfera e das calotas polares, é aproximadamente um bilhão e trezentosmilhões de quilômetros cúbicos.

Oportal Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda
(75) 3616-2293
r Teteu, 25, Cond M Parque Cs 4, Pres Getúlio Vargas
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
G A Pinto & Cia Ltda
(75) 3221-7981
r João XXIII,Papa, 1470, Jd Acácia
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
R Guimarães Construções e Projetos Ltda
(75) 3221-7489
av Getúlio Vargas, 219, An 2 Sl 201, Centro
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Adecco Top Services RH S/A
(71) 3241-1106
av Estados Unidos, 18, B Sl 601, Comércio
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Nesiak Consultoria, Treinamentos e Serviços
(71) 8869-8705
Águas Claras N 25
Salvador, Bahia
 
Venko Consultoria Ltda
(75) 3221-9338
r Castro Alves, 1270, Prd Do Bispado, Kalilândia
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Scca Sociedade do Conhecimento Consultoria Em Administracao Ltda
(75) 3226-2932
r Rio Branco,Br, 882, Sl 401, Capuchinhos
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
SF-Treinamentos e Consultorias
(73) 9997-0102
Rua Santo Antonio 214, Vila Verde
Teixeira de Freitas, Bahia
 
PREVENÇÃO - Segurança do Trabalho & Saúde Ocupacional
(71) 3018-3164
Rua Alceu Amoroso Lima, 314, Sala 308, Caminho das Árvores
Salvador, Bahia
 
R Guimarães Construções e Projetos Ltda
(75) 3221-7489
av Getúlio Vargas, 219, An 2 Sl 201, Centro
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Estudando a poluição das águas

Gilvânia Aparecida dos Santos

Cleimon Dias

RESUMO:

A água é uma das substâncias mais importantes que seconhece, há milhões de anos estabelece o ciclo natural e todos os seres vivosaproveitam esse ciclo para manutenção da vida. O volume de água no planetaTerra, incluindo os oceanos, os rios, os lagos, as águas subterrâneas, a águada atmosfera e das calotas polares, é aproximadamente um bilhão e trezentosmilhões de quilômetros cúbicos. No entanto, somente 0,65% desse volume estáacessível ao ser humano na forma de água doce, é renovada através do ciclohidrológico , cuja energia é fornecida pelo sol. Nem o Brasil escapar doestresse hídrico do planeta. A quantidade de água disponível para cadahabitante do mundo do mundo caiu 37%, e com as estimativas de crescimentopopulacional, a ONU (Organização das Nações Unidas) prevê o esgotamento de águapotável no mundo. Alguns especialistas em questões geopolíticas consideram quese houver a Terceira Guerra Mundial, ela será pela posse de água. São dezenasque poderiam ser avaliadas, uma delas deve ser considerada relevante: apoluição das águas . O desenvolvimento industrial, o setor agropecuário, algunsaqüíferos sendo explorados, essas questões direciona preocupação de cadacidadão para conscientização educativa.

Palavras chave:

Água. Estresse hídrico. Poluição das águas.

ABSTRACT:

Water is one of the most important that you know there are millions of yearsdown the natural cycle and all living things use to maintain this cycle oflife. The volume of water on Earth, including oceans, rivers, lakes,groundwater, water from the atmosphere and polar ice caps, is approximately onebillion three hundred million cubic km. However, only 0.65% of this volume isaccessible to humans as fresh water is renewed by the hydrological cycle, whoseenergy is supplied by the sun. Neither Brazil escape of water stress on theplanet. The amount of water available to each inhabitant of the world the worldhas fallen 37%, with estimates of population growth, the UN (United Nations)requires the exhaustion of water in the world. Some experts believe that ingeopolitical issues if the Third World War, it is the possession of water. Aredozens that could be evaluated, one should be considered relevant: waterpollution. The industrial development, the agricultural sector, some aquifersare exploited, those issues of direct concern to every citizen awarenesseducation.

Key words: Water. Water stress. Water pollution.

1 INTRODUÇÃO

Apesar de sua importância, foi somente no final do século XXque o ser humano percebeu a necessidade de se ter certos cuidados com a água,sobretudo porque a saúde da humanidade depende fundamentalmente da qualidade daágua que consume. com a formação de grandes centros urbanos , dodesenvolvimento industrial e da agricultura grande parte da substânciaseliminadas nesses setores da atividade humana foram sendo despejadas nas águasfluentes mais próximas, em pouco tempo, grandes quantidades de água atingiramníveis de poluição tão altos que inviabilizaram sua reutilização direta.

Os químicos ambientais têm dedicado esforço considerável naelucidação no comportamento e da dinâmica dos efeitos poluentes presentes nosambientes aquáticos. Tanto o cheiro como o sabor são característicasorganolépeticas difíceis de padronizar, devido unidades de medida por meio dasquais possam ser quantificados.

A manutenção dos recursos hídricos, tanto para o consumoindustrial como doméstico, necessita de controle constante dos efluenteslançados na natureza, com base em parâmetros previamente estabelecidos, de modoa permitir a preservação da fauna e da flora, além de reaproveitamento daságuas dos mananciais.

No Brasil, a faixa de pH permitida para lançamento deefluentes natureza varia entre 5 e 10, conforme a região. Metais pesados, taiscomo Mercúrio, Chumbo, Crômio, Cádmio e Cobre entre outros, são muitoutilizados na indústria e em outro setores da atividades. E aportam em sistemasaquáticos por várias fontes e espécies. A forma físico-químico como um metal seapresenta e chamada de especiação química e os mecanismos que governam aespeciação são importantes porque ela controla aspectos com disponibilidadebiológica e toxidade do metal. Todos esses avanços buscam garantir que a águaseja efetivamente utilizada de forma sustentável, esse recurso é vital para asobrevivência da sociedade humana no futuro.

2 A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

A poluição tem sido um grande problema ambiental. A chuvaácida é um dos aspectos da poluição mais relevantes. Na realidade, a chuva énaturalmente ácida em função do gás carbônico atmosférico e das erupçõesvulcânicas que exalam óxidos de enxofre, mas tem chuvas excessivamente ácidasresultado da queima de combustíveis indústrias, residências, transportes. Osambientes naturais demoram algum tempo para responder agressões, comoacidificação, a água e o solo possuem capacidade de neutralizar ácidos e basese, só depois de esgotadas essas possibilidades é que o ambiente sofre mudançaacentuada. Com aumento da acidez, metais tóxicos como alumínio, manganês ecádmio são solubilizados causando graves problemas aos ecossistemas.

O alumínio, diminui a habilidade das plantas em absorvernutrientes e água do solo afetando diretamente seu crescimento. Um lagoacidificado não contem vida, a acidez da água interfere diretamente nometabolismo aquático. em geral, à medida que a acidez da água aumenta, espéciesde crustáceos, pláctons e insetos começam a desaparecer.

Há alguns anos, a maioria das indústrias utilizava o ácidosulfúrico, H2SO4 ou ácido clorídrico HCL para corrigir o pH, antes de seremdescartados, os altos riscos de métodos alternativos para neutratizações o gáscarbonico CO2 esse método é utilizado em muitos países para neutralização.

É fácil obter CO2 com pureza 99,98%, enquanto os ácidosfortes são fornecidos em diversas concentrações, sendo mais comum entre 96% e98% para ácido sulfúrico e de 30% a 33% para ácido clorídrico.

Classificação da água

Água potável é aquela que pode ser consumida pelas pessoas,sem por em risco sua saúde, obedecendo certos requisitos ou padrões dequalidade fixados em normas nacionais ou internacionais chamados padrões depotabilidade, que determinam características físico – químico ebacteriológicas.

As características que exigem de uma água para consumohumano não são as mesmas que exigem para outros fins, por exemplo água de corverde (plâncton) é rejeitada para consumo, mas serve para rega. Quando as águasresiduais são lançadas sem tratamento em rios, lagos e oceanos, causam poluiçãocom graves conseqüências para o ecossistema. É preciso tratar essas águas antesde devolve-las ao ambiente, o que é feito em Estações de Tratamento de águasresiduais.

3 CONCLUSÃO

A contaminação das águas de rios, lagos e oceanos porpoluentes químicos é um problemas sério em todo o mundo, afetando ascaracterísticas ecológicas da região atinge as cadeias alimentares e causainúmeras doenças. A água é sem dúvida, o recurso mais importante da hidrosferapara a vida no planeta e para a humanidade. É fonte de vida fundamental para aagricultura e, é impossível pensar como seria viver sem ela sem o conforto daágua potável disponível pelo menos para uma parcela da população ao simplesabrir de uma torneira. Essa facilidade envolve uma verdadeira indústria paracaptar, purificar e distribuir água, algo que não tem mais de 200 anos nahistória da humanidade. Essa aparente facilidade é também responsável pelodesperdício de água e pelos problemas que isso pode acarretar a médio e longoprazo.

REFERÊNCIAS

BIANCHI, JOSÉ CARLOS DE AZAMBUJA, CARLOS HENRIQUE ALBETCHT,DALTAMIR JUSTINO MAIA. Universo da Química/Química no Ensino Médio 1ªED– São Paulo FTD, 2005.

FELTRE, RICARDO. Química Geral V. 1 e V.2 Físico Química6.ed. São Paulo: Moderna, 2004.

FONSECA, Martha Reis Marques da, Físico Química (coleçãocompletamente química) ciências tecnologia e sociologia. São Paulo FTD,2001

RODRIGUES, R.; GONÇALVES, J. C. Procedimentos demetodologia científica.

5. ed.Lages: Papervest, 2007.

SARDELLA,ANTÔNIO; MARLY FALCONE . Curso Completo de Química: Volume Único - 2Grau Química: Série Brasil: Volume Único 2004.

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com