Estudando a Cefaleia Cervicogênica Marabá, Pará

Entenda mais sobre a doença Cefaleia Cervicogênica e seus tratamentos. A tensão, preocupação, ansiedade, estresse são os grandes vilões da cefaleia cervicogênica. Ocorre um excesso de contratura muscular na região dos ombros, pescoço, músculo trapézio e músculos pericranianos como o temporal, masseter e occipital.

Valter Santos
(91) 3229-0532
Rua dos Pariquis 3001 - Sala 1105
Belem, Pará
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Eduardo Ruy Chaves
(91) 3222-0860
Tv Quatorze de Marco 1206
Belem, Pará
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Clínica Álvaro Gomes
(91) 3223-6735
Rua Municipalidade, 1655
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Lastênia Menezes, Dra
(91) 3259-2662
av Cons Furtado, 2865 S 6, São Braz
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Clínica Perfecta
(91) 3276-9080
av Papa João Paulo II, 1358, Marco
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Victor Aita
249-0292
Jose Bonifacio 984 - a
Belem, Pará
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Belplástica
(91) 3249-0652
r Pariquis, 3001 sl302, Cremação
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Sociedade Médico Cirúrgica Pará
(91) 3241-2604
Pass Bolonha, 134, Nazaré
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Clínica Aymoré
(91) 3242-0886
Rua João Balbi, 273
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Clínica Octávio Wanzeller
(91) 3249-5777
av Cons Furtado, 2391 sl 1406
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Estudando a Cefaleia Cervicogênica

Cefaleia Cervicogênica

A cefaleia cervicogênica é uma cefaleia com um componente cervical predominante, tem como a principal causa alguma alteração cervical (do pescoço, nuca). Esta alteração pode ser alguma doença da cervical como uma hérnia de disco, osteoartrose cervical, estenose de canal cervical, pinçamento de raízes cervicais, assim como contraturas, torcicolos, problemas posturais que podem acarretar em dor cervical, dor de cabeça.

A tensão, preocupação, ansiedade, estresse são os grandes vilões da cefaleia cervicogênica, pois ocorre um excesso de contratura muscular na região dos ombros, pescoço, músculo trapézio e músculos pericranianos como o temporal, masseter e occipital. A dor pode ser de um lado só ou pode ser dos dois lados, a cefaleia cervicogênica definida por Sjaastad é uma cefaleia unilateral, que responde bem ao bloqueio anestésico cervical.

TRATAMENTO DA CEFALEIA CERVICOGÊNICA

O tratamento da cefaleia cervicogênica é divido em medidas físicas e tratamentos medicamentosos.

Deve-se corrigir a postura quando alterada, para tanto a fisioterapia com reorganização postural como o RPG pode ser útil. Outras técnicas de fisiotarapia como a terapia craniossacral, termoterapia, tens, laser, ultrassom, digitopressão podem ser usadas. Técnicas de relaxamento manual como o shiatsu podem ser incluídas no tratamento.

Bloqueios de nervo

Bloqueio do nervo occipital maior, menor, raízes de C2 ou outras raízes tem muito resultado clínico. Um bloqueio é feito por médico, com um anestésico local, infiltrando-se o local com xylocaína ou outro anestésico local, acrescentado-se ou não um corticóide, pode ser de depósito como a betametasona ou triamcinolona. Pode-se usar também a toxina botulínica (botox) com sucesso.

Medicamentos relaxantes musculares(ciclobenzaprina, tizanidina) e medicamentos preventivos como antidepressivos (amitriptilina, nortriptilina, duloxetina, agomelatina, venlafaxina) e neuromoduladores (topiramato, divalproato, gabapentina, pregabalina) podem ser usados.

Mario Peres

Dr. Mario Peres é médico neurologista, com doutorado em Neurologia pela Escola Paulista de Medicina (unifesp), Pós-doutorado na Thomas Jefferson University, Philadelphia

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com