Esclarecendo dúvidas sobre a Afasia Marabá, Pará

A Afasia é a dificuldade temporária ou permanente de satisfazer as necessidades comunicativas de uma pessoa, por meio de um discurso normal. A afasia é frequentemente considerada, ainda erroneamente, como resultado de confusão ou de perturbações mentais. Esclareça todas as suas dúvidas sobre a Afasia.

Valter Santos
(91) 3229-0532
Rua dos Pariquis 3001 - Sala 1105
Belem, Pará
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Victor Aita
249-0292
Jose Bonifacio 984 - a
Belem, Pará
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Clínica Barros
(91) 3222-3777
Rua Diogo Moia, 296
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Clínica Cirúrgica Integrada Geral
(91) 3252-4964
r Bernal Couto, 671, Umarizal
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Clínica Perfecta
(91) 3276-9080
av Papa João Paulo II, 1358, Marco
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Eduardo Ruy Chaves
(91) 3222-0860
Tv Quatorze de Marco 1206
Belem, Pará
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Clínica Octávio Wanzeller
(91) 3249-5777
av Cons Furtado, 2391 sl 1406
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Lastênia Menezes, Dra
(91) 3259-2662
av Cons Furtado, 2865 S 6, São Braz
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Alexandre Calandrini
(91) 3252-3933
tv D Romualdo Seixas, 606, Umarizal
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Clínica Álvaro Gomes
(91) 3223-6735
Rua Municipalidade, 1655
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Esclarecendo dúvidas sobre a Afasia

"A Afasia é a dificuldade temporária ou permanente de satisfazer as necessidades comunicativas de uma pessoa, por meio de um discurso normal”.
(Roberta Chapey - 1994)

A afasia não pode ser considerada uma doença e sim um sintoma da existência de alguma lesão cerebral. Pode ser causada por uma imprevista condição cerebral, por um“derrame” (AVE), um tumor no cérebro, uma infecção ou traumatismo craniano. A afasia é frequentemente considerada, ainda erroneamente, como resultado de confusão ou de perturbações mentais. Há vários e diferentes tipos de Afasias, seguem algumas delas.

Afasia do desenvolvimento é observada em crianças que não adquirem a linguagem ou que a desenvolvem com várias deficiências. Geralmente, o problema diz respeito aos aspectos expressivos da linguagem. O prognóstico da fala com terapia fonoaudiológica, em geral é razoável.

Afasia de Wernick, a característica mais marcante deste tipo de afasia diz respeito à perturbação da capacidade auditiva de material verbal, apresentam também problemas na capacidade de nomeação e de repetição. O discurso espontâneo é fluente e constituído, a maioria das vezes, por parafasias (troca ou deformação da palavra), a fala se torna ininteligível.

Para a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação , Maria Luiza Severo, a afasia Global é a forma mais grave e rara. “Pessoas com este tipo de afasia praticamente não produzem discurso e têm um problema grave de compreensão auditiva. Apresentam total ou parcial incapacidade para traduzir o pensamento em palavras, como se verifica a impossibilidade de compreender e decodificar textos escritos”, explica a fonoaudióloga e ainda complementa que, neste caso, perdem-se todas as faculdades da linguagem incluindo a expressão e a compreensão.

Afasia de Broca forma mais comum, caracteriza-se por um discurso restrito ao uso quase exclusivo de palavras isoladas, a maioria das vezes nomes (substantivos), e muitas vezes ao uso de uma única palavra com diferentes entoações em diferentes contextos.

Os afásicos de Broca têm facilidade em cumprir uma instrução como: aponte um circulo preto, mas têm dificuldade em cumprir uma instrução como: toque no quadrado grande e branco com o círculo pequeno e preto.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Clique aqui para ler este artigo na Portal Fonoaudiologia