Entenda os benefícios do exercício físico na gestação Manaus, Amazonas

O tempo em que as gestantes precisavam ficar em repouso não existe mais. Hoje, já está comprovado que se a mãe se mantém ativa e saudável, ela faz bem para o bebê e para sim mesma. O importante é avaliar qual atividade combina com cada momento da gravidez.

João BL Botelho
(92) 234-5609
bc Ribeiro, 520, sl 705, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Wellington Sampaio
(92) 236-1672
r Acre, 31, bl 31 b ap 3, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
João LP Machado
(92) 232-4559
bc Ribeiro, 620, sl 203, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Paulo MG Lobo
(92) 633-1764
r Ramos, 89, São José Operário
Manaus, Amazonas
 
Antônio Lg Matos
(92) 236-7505
av C Nery, 2240
Manaus, Amazonas
 
Roberto O Mello
(92) 232-3915
r C Azevedo, 9, sl 206
Manaus, Amazonas
 
Luciana SM Vieira
(92) 233-1878
r Ferreira, 1297
Manaus, Amazonas
 

Entenda os benefícios do exercício físico na gestação



A gestante ganha menos peso e melhora a atividade cardiocirculatória

O tempo em que as gestantes precisavam ficar em repouso não existe mais. Hoje, já está comprovado que se a mãe se mantém ativa e saudável, ela faz bem para o bebê e para sim mesma. O exercício não precisa ser proibido. O importante é avaliar qual atividade combina com cada momento da gravidez.

A atividade física é fundamental em qualquer ciclo da vida; e em relação às gestantes não seria diferente, pois os exercícios trazem benefícios, como a melhora da circulação sanguínea, funcionamento do intestino, controle do peso, além de proporcionar um bem-estar geral.

Além disso, os exercícios são extremamente importantes durante o pré-natal, pois, desta forma, a gestante ganha menos peso, melhora a atividade cardiocirculatória e ainda previne quadros como diabetes gestacional e doença hipertensiva específica da gestação. No entanto, é preciso estar atenta a algumas exceções, como por exemplo, os casos de placenta baixa, deslocamento placentário, sangramentos, trabalho de parto prematuro, entre outras razões médicas.

Se a mulher já é praticante de atividade física antes da gravidez, o corpo já está condicionado para fazer este esforço durante a gestação. Caso contrário, iniciar a prática de uma atividade durante este período pode não ser recomendável. Para as mamães que não tinham o hábito de praticar atividades físicas antes da gravidez, recomenda-se a prática de hidroginástica, ioga, pilates, mas somente após completar o primeiro trimestre de gestação. Alguns estudos revelam que a hidroginástica agrada os bebês, além de contribuir de forma positiva para o parto. Fazer caminhadas também é uma boa opção.

O professor de Educação Física e tutor do Portal Educação , Diesi Souza Ventura, alerta que é fundamental a liberação pelo médico obstetra, de preferência com a assessoria de um personal trainner especializado em grupos especiais. Caso nunca tenha praticado atividade física, mas pretenda dar início no período gestacional, o indicado é que se espere alguns meses e após o parto inicie sua atividade preferida. Ventura ressalta ainda que podem surgir casos que necessitam da interrupção imediata das atividades, daí a importância de um profissional habilitado para o acompanhamento dos exercícios.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Clique aqui para ler este artigo na Portal Fisioterapia