Demonstre suas habilidades profissionais Mossoró, Rio Grande do Norte

Assertividade é uma palavra que muitos associam a agressividade, mas cujo sentido é outro. A condição de assertivo facilita aos profissionais demonstrar suas competências, interesses e habilidades. Aprenda mais abaixo.

Athos Comunicação Publicitária
(84) 3211-9818
r Olinto Meira, 1001 Alecrim
Natal, Rio Grande do Norte

Dados Divulgados por
Briza Propaganda e Promoções Ltda
(84) 3211-4642
av Rodrigues Alves, 1183 Tirol
Natal, Rio Grande do Norte

Dados Divulgados por
Base Consultoria Marketing e Comunicação Ltda
(84) 3606-0310
r Tororos, 2240 Lagoa Nova
Natal, Rio Grande do Norte

Dados Divulgados por
maranata noivas e festas
(84) 3205-0542
Av. Paraíba Nr 132, Cidade da Esperança
Natal, Rio Grande do Norte
 
Art & C Comunicação Integrada
(84) 3212-1293
av Romualdo Galvão, 920 Lagoa Nova
Natal, Rio Grande do Norte

Dados Divulgados por
Armação Propaganda e Vialinear Eventos Ltda
(84) 3221-4010
r Dr Barata, 208
Natal, Rio Grande do Norte

Dados Divulgados por
Brava Publicidade
(84) 3205-0810
r Borges de Castro, 1226
Natal, Rio Grande do Norte

Dados Divulgados por
Bandeirantes Propaganda Potiguar Ltda
(84) 3653-1300
r Bom Pastor, 4579
Natal, Rio Grande do Norte

Dados Divulgados por
Ama Comunicação Integrada
(84) 3234-3556
r Tereza Campos, 2492 sl 17 Lagoa Nova
Natal, Rio Grande do Norte

Dados Divulgados por
Aragão Publicidade
(84) 3211-2031
av Campos Sales, 455 Tirol
Natal, Rio Grande do Norte

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Demonstre suas habilidades profissionais

Assertividade é uma palavra que muitos associam a agressividade, mas cujo sentido é outro. A expressão vem de asserção, que, segundo o Dicionário Aurélio, quer dizer afirmação, asseveração; alegação, argumento.

Por que estamos falando sobre isso? Porque hoje, no mundo dos negócios, os profissionais devem ser assertivos, até mesmo quando submetidos a uma entrevista para seleção. Já não basta ter competência técnica. As empresas querem contratar pessoas talentosas. A condição de assertivo facilita aos profissionais demonstrar suas competências, interesses e habilidades.

Calma! Ninguém nasceu sabendo. Há vários cursos sobre o assunto. Se você não é dotado de um grau de assertividade positivo, é possível aprender; aliás, tudo na vida é questão de aperfeiçoamento. Você também não precisa ser um líder ou necessariamente autoritário para isso. Contudo, deve acreditar em suas verdades, principalmente em uma negociação em que deve ocorrer sempre o ganha-ganha.

Toda pessoa assertiva possui uma auto-estima positiva e procura, sempre, se auto-avaliar para modificar padrões de pensamentos e valores pessoais. São pessoas capazes de expressar suas idéias, opiniões e sentimentos, ao mesmo tempo em que há uma afirmação de direitos, sem, porém, violar os direitos dos demais (empatia). São pessoas que conseguem se comunicar sem ansiedade e sem constrangimento.

Ao ser assertivo com seu interlocutor, você está afirmando o seu “eu”, usando uma auto-estima positiva e sabendo fazer o seu marketing pessoal e/ou profissional sem arrogância. Pessoas assertivas são seres autoconfiantes, independentes e que sabem o que querem. Acreditam em sua capacidade de agir e alcançar resultados eficientes para todos os envolvidos em seu ambiente.

Medo da rejeição

Algumas pessoas não utilizam a assertividade em sua comunicação porque pensam que, afirmando os seus desejos e intenções, podem ser rejeitados, chegando até a somatizar algumas doenças - pois engolem os famosos “sapos”. Se você se vê assim, precisa transformar a sua auto-estima de negativa ou baixa para uma auto-estima equilibrada. Lembre-se que sempre é possível mudar crenças e valores.

Tenha em mente que a assertividade pode caminhar com a cooperação; como exemplo, você não precisa depreciar ou menosprezar o outro em uma negociação. O assertivo de verdade combina alta capacidade assertiva com equilibrada agressividade, construindo, assim, relações positivas, pois gera maior credibilidade ao meio. Você favorece seus contatos sociais quando a outra pessoa percebe que você a respeita, mesmo tendo opiniões diferentes daquelas expressadas por ela.

Um ponto importante a relevar é que todo profissional assertivo busca sempre autoconhecimento, é comprometido com suas metas e escolhas e, por isso, aumenta suas chances de crescer em sua carreira. Todo profissional deve controlar a sua ansiedade e administrar as suas emoções. Quem tem a ganhar? Em primeiro lugar, você mesmo!

Clique aqui para ler este artigo na Portal CMC