Defina o que é o câncer Marabá, Pará

Uma explicação resumida define o que é o câncer. A doença tem como característica o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. O câncer pode espalhar-se para outras regiões do corpo, esse processo é chamado de metástase. Entenda sobre outros termos e aspectos dessa doença no artigo.

Maria de Fatima Mesquita Jorge Joao
Trav.Ove de Janeiro 2110 - Sala 1601Ed. Wall Street
Belem, Pará
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Anatomo Patologistas Associados S/A
R Ferreira Cantao 454 - S/2
Belem, Pará
Especialidade
Patologia

Dados Divulgados por
Priscilla Leite Dias
(91) 3222-6145
R Ferreira Cantao 454 - Sala 01
Belem, Pará
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Diana Ecila Tavares Acatauassu Teixeira
913-2424
Tv Quatorze de Marco 1299
Belem, Pará
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Clínica Intercol
(91) 3241-6170
r Diogo Moia, 319
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Mario Fernando Ribeiro de Miranda
(91) 241-1048
Av Alm Wandenkolk 1243 - Sala 704
Belem, Pará
Especialidade
Patologia

Dados Divulgados por
Fernando Antonio Martins
(91) 3236-4186
Av. Duque de Caxias 1540
Belem, Pará
Especialidade
Administração em Saúde

Dados Divulgados por
Manoel de Almeida Moreira
(91) 223-0692
Rua Antonio Barreto 380
Belem, Pará
Especialidade
Patologia

Dados Divulgados por
Ambulatório Campinas
(91) 3224-9531
r Gal Gurjão, 45, Campina
Belém, Pará

Dados Divulgados por
PROFISIO CLINICA DE FISIOTERAPIA
(94) 9157-7350
AV TOCANTINS 152 BAIRRO NOVO HORIZONTE
MARABA, Pará
 
Dados Divulgados por

Defina o que é o câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças que têm emcomum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos eórgãos, podendo espalhar-se(metástase)para outras regiões do corpo. Osdiferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células donosso corpo.Por exemplo,existem diversos tipos de câncer de pele,porque a pele é formada de mais de um tipo de célula.Se o câncer teminício em tecidos epiteliais, como a pele ou mucosa, ele é denominadoCARCINOMA.Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou mesmocartilagem, é denominado SARCOMA.

Especialistas se inspiraram na constelação de Câncer que tema forma de um caranguejo,e a palavracâncer ,cujo termo advém do grego karkinos e do latim câncer , significandocaranguejo simbolicamente pela semelhança entre as veias entumescidas de umtumor e as pernas do animal, como também pela sua agressividade,imprevisibilidade e capacidade de aprisionamento.

Câncer é onome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimentodesordenado (maligno) decélulas que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase, palavra que vem do grego metástasis esignifica deslocamento,mudança de lugar) para outras regiões docorpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas eincontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de célulascancerosas) ou neoplasias malignas.Por outro lado, um tumor benignosignifica simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicamvagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo umrisco de vida.

Osdiferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formadade mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais comopele ou mucosas ele é denominado carcinoma(CEC,CBC e carcinomade células transicionais). Se começa em tecidos conjuntivoscomo osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si sãoa velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos eórgãos vizinhos ou distantes (metástases).

Fonte:INCA

Suely B.M.de Oliveira
Psicóloga CRP 06/8495
Psicóloga hospitalar/Psico oncologista
Pós grad. Pelo Hosp.do Câncer A.C.Camarg

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com