Decida entre caminhar ou correr Taboão da Serra, São Paulo

Para perder peso durante a caminhada, a sua frequência cardíaca deve medir entre 60 e 70% de sua capacidade máxima. Esse é o padrão para diminuir gordura e medidas, bem como prevenir doenças. Compreenda melhor o que o autor chama de Zonalipolítica.

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Decida entre caminhar ou correr

Até hoje muita gentedesconhece os mitos e verdades sobre o assunto, é bem verdade que correr nosfaz transpirar mais, entretanto as grandes confusões começam ai. As pessoascrêem que o suor é o maior responsável pelo desempenho quando falamos em perdade peso. Em parte elas têm razão, pois sempre que transpiramos em demasia,diminuímos o peso corpóreo, entretanto não perdemos este peso definitivamente,já que o peso eliminado em uma corrida de baixo de um sol escaldante, ou em umacaminhada de horas é derivado principalmente da perda de líquidos do corpo, ouseja, nestas atividades se perde principalmente litros e não quilos, comomuitos pensam.

Os líquidos perdidosao longo das atividades descritas acima são em sua maioria repostos noorganismo em até 48 horas, e pior , a excessiva perda de líquidos sem a devidareposição culmina por deixar esta pessoa cansada , desatenta e desconcentrada.

Então neste pontoentram a consistência e regularidade em seus treinos, e somente comesses ingredientes você realmente alcançará seus objetivos.

Então vamos ao quemais interessa, será que é melhor praticar a corrida ou a caminhada? Costumodizer: Não há exercício errado, e sim pessoas que não devam realizardeterminados exercícios. Cada exercício tem sua eficiência e sua segurança,portanto cabe ao praticante estar bem informado se aquele exercício é o maisadequado para o seu objetivo, para sua vida e para o seu histórico de práticade atividades físicas.

Portanto digo aindaque se o seu objetivo for treinar para participar de uma maratona, ½ maratona,ou ao final do ano de uma corrida como a corrida de São Silvestre , vocêrealmente deve treinar corrida. Caso seu objetivo seja emagrecer, diminuir agordura corporal, diminuir medidas, prevenir doenças coronarianas, controlar ocolesterol, entre outros, é mais aconselhado praticar a caminhada, entretanto devemos reforçar que caminharpor lazer é diferente de caminhar como treinamento, pois na primeira formacitada a pessoa não tem compromisso com freqüência cardíaca, intensidade dotreino, duração da caminhada, regularidade consistência e constância.

Para se obter resultados positivos em nível deemagrecimento, diminuição da gordura e medidas, prevenção de doenças, etc. apessoa deve praticar a caminhada em um ritmo onde sua freqüência cardíaca*esteja sempre entre 60 e 70% da sua capacidade máxima, pois nesse ritmo apessoa estará dentro do que chamamos de zonalipolítica , ou seja, a zona de freqüência cardíaca ideal para perda degordura. E para se perceber os resultados e haver uma queima acentuada degorduras é importante que se realize essa atividade pelo menos 40 a 60 minutos, três vezespor semana, de acordo com seu nível de aptidão no momento.

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