Cuide do intestino, órgão essencial para o bem-estar Macapá, Amapá

Observe como o seu corpo reage a certos alimentos. "Pratique atividade física regularmente, pois o fortalecimento dos músculos abdominais auxilia no trabalho intestinal". Confira essa e outras dicas para melhorar a sua qualidade de vida.

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Cuide do intestino, órgão essencial para o bem-estar

Ah esse tal intestino, deve ser sim, um melhor amigo, aliado da boa saúde! Quando não funciona normalmente, provoca diversas reações indesejáveis, dentre elas: irritabilidade, inchaço e dores de cabeça.
Cuidar do bom funcionamento deste importante órgão é sinônimo de cuidar do próprio bem-estar.
Seu funcionamento está diretamente relacionado ao que se come. É nesta hora que temos certeza que somos aquilo que comemos e que, realmente, fazer do alimento nosso medicamento, é a melhor maneira de obtermos saúde e qualidade de vida.
Quando nos alimentamos, o metabolismo acontece e então, digamos que utilizamos o bom dos alimentos, e a parte ruim dos mesmos “jogamos fora”, por meio das fezes e da urina.

BONS HÁBITOS, INTESTINO ATUANTE

1. As fibras são fundamentais: verduras, legumes, frutas e grãos integrais (aveia e linhaça). Se possível, ingeri-los crus e com casca.
2. Dê preferência aos alimentos integrais, esse detalhe irá enriquecer sua alimentação diária com fibras.
3. Os líquidos são excelentes diuréticos, sejam eles em forma de sucos naturais de frutas, água de coco e até mesmo a água natural.
4. Evite os alimentos gordurosos e as frituras em geral, doces, refrigerantes e condimentos.
5. Realize no mínimo 6 refeições diárias, em quantidades adequadas.
6. Mastigue bem os alimentos, desta forma estará ajudando na digestão, que tem seu início na boca por meio da mastigação.
7. Pratique atividade física regularmente. O fortalecimento dos músculos abdominais auxilia no trabalho intestinal.

É importante ressaltar que cada um reage de forma diferenciada diante dos alimentos. Para alguns o mamão é um alimento laxativo, para outros talvez não exerça o mesmo efeito.
Ao alimentar-se ao longo do dia, dê atenção ao que acontece depois. A partir desta observação, ou seja, sintomas desejáveis, como bem-estar, intestino funcionando bem e disposição ou indesejáveis, como intestino preso, dores de cabeça, mal-estar geral, azia, moleza em demasia, relacione ao que foi antes ingerido.
O auto-conhecimento ajudará nas próximas escolhas alimentares.
Saiba escolher e adquirir um estilo de vida saudável, tenha uma boa relação com seu corpo e com seu intestino, para que se sinta leve e libere as toxinas corporais.

Boa semana!

Izaara Alvarenga
Nutricionista

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