Cuide das manchas na pele Marabá, Pará

Os hemangiomas normalmente aparecem ao nascimento, embora possam aparecer alguns meses após o nascimento. Os hemangiomas cavernosos grandes podem desenvolver infecções secundárias e formar úlceras. Veja mais no artigo abaixo.

Valter Santos
(91) 3229-0532
Rua dos Pariquis 3001 - Sala 1105
Belem, Pará
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Victor Aita
249-0292
Jose Bonifacio 984 - a
Belem, Pará
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Sociedade Médico Cirúrgica Pará
(91) 3241-2604
Pass Bolonha, 134, Nazaré
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Belplástica
(91) 3249-0652
r Pariquis, 3001 sl302, Cremação
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Lastênia Menezes, Dra
(91) 3259-2662
av Cons Furtado, 2865 S 6, São Braz
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Eduardo Ruy Chaves
(91) 3222-0860
Tv Quatorze de Marco 1206
Belem, Pará
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Clínica Álvaro Gomes
(91) 3223-6735
Rua Municipalidade, 1655
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Clínica Aymoré
(91) 3242-0886
Rua João Balbi, 273
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Clínica Barros
(91) 3222-3777
Rua Diogo Moia, 296
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Clínica Octávio Wanzeller
(91) 3249-5777
av Cons Furtado, 2391 sl 1406
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Cuide das manchas na pele

Um hemangioma clássico é uma lesão vermelha visível na pele, que pode ser superficial (nas camadas superiores, chamado de hemangioma capilar), profundo (hemangioma cavernoso) ou uma mistura dos dois. Os hemangiomas normalmente aparecem ao nascimento, embora possam aparecer alguns meses após o nascimento, freqüentemente iniciando em um local que parece estar ligeiramente escurecido ou com coloração diferente da pele circunvizinha.

Os hemangiomas, quer sejam profundos ou superficiais, passam por uma fase de crescimento rápido onde volume e tamanho aumentam rapidamente. Esta fase é seguida de uma fase de repouso, onde o hemangioma se altera muito pouco e de uma fase de involução, onde o hemangioma passa por uma regressão. Durante a fase de involução, os hemangiomas podem desaparecer por completo. Os hemangiomas cavernosos grandes deformam a pele ao seu redor e apesar de uma involução completa, irão deixar alterações visíveis na pele. O hemangioma capilar mais superficial pode involuir completamente, não deixando nenhuma evidência de sua presença.

Os hemangiomas podem aparecer em qualquer parte do corpo. Entretanto, eles perturbam mais os pais quando estão na face ou na cabeça dos bebês. Os hemangiomas das pálpebras interferem no desenvolvimento de uma visão normal e devem ser tratados logo nos primeiros meses de vida. Em raras ocasiões, o tamanho e a localização dos hemangiomas podem interferir na respiração, na alimentação ou em outras funções vitais. Estas lesões também requerem tratamento imediato.

Os hemangiomas cavernosos grandes podem desenvolver infecções secundárias e formar úlceras. O sangramento não é comum, mas pode ser significativo após uma lesão do hemangioma.

Sintomas:

lesão vascular vermelha a roxo avermelhada na pele
possivelmente tumor vascular marcadamente elevado, massivo

Sinais e exames:
Os hemangiomas são diagnosticados por exames físicos. No caso de lesões mistas ou profundas, uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética podem ser realizadas para se assegurar que as estruturas mais profundas não estejam envolvidas. Em algumas ocasiões, o hemangioma pode estar associado a outras síndromes raras. Estudos complementares podem ser realizados para determinar a presença de algumas destas síndromes.

Tratamento:
Os "hemangiomas tipo morango" superficiais normalmente não são tratados pois o tratamento pode gerar um defeito cosmético. A involução espontânea da lesão deixa a pele com aparência normal. Em alguns casos, pode-se usar laser para erradicar os vasos pequenos. Os hemangiomas cavernosos que envolvem a pálpebra e obstruem a visão normalmente são tratados com injeções de esteróides ou tratamento a laser, que reduz rapidamente o tamanho das lesões permitindo o desenvolvimento normal da visão.

Quando apropriado, os hemangiomas cavernosos ou hemangiomas mistos são tratados com esteróides orais e injeções de esteróides diretamente no hemangioma. Recentemente, os lasers tem sido utilizados para reduzir o volume dos hemangiomas. Os lasers que emitem uma luz amarela podem danificar de maneira seletiva os vasos no hemangioma sem danificar a camada superficial da pele. Os lasers YAG recuperam a pele tratando o hemangioma de dentro para fora, usando um sistema de liberação de fibra vidro. Alguns médicos estão utilizando combinações de injeção de esteróide e terapia a laser.

Expectativas (prognóstico):
Os hemangiomas superficiais pequenos podem involuir completamente.

Os hemangiomas cavernosos grandes devem ser avaliados por um médico e tratados de maneira adequada.

Clique aqui para ler este artigo no Guia da Plastica