Cuidados com colo e pescoço Belo Horizonte, Minas Gerais

Há um velho ditado que diz que rosto pode não revelar a idade, mas o pescoço e as mãos, sim. Na maioria das vezes, esquecidos na hora de passar protetor solar, cremes e tratamentos feitos em casa, o colo e o pescoço são regiões tão importantes quanto o rosto. Leia mais abaixo.

Lauro Jose Victor Avellan Neves
3224 2141
Rua Guajajaras 628 cj 102-107
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Alvaro Vieira Junior
(31) 3295-3411
R. Timbiras 3642 - Sala 704
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Aluisio Cardoso Marques
3273-8480
Rua Bahia da 1345 - Sala 801
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Laercio Lobo de Faria
(31) 335-8955
Rua Paracatu 1163 - de 1051/1052 ao Fim
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Gelta Cherem
(31) 2105-6301
Av. Afonso Pena 2436 - 301
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Alexandre Machado Profeta
3289-1800
Av do Contorno 4747 - 3 Andar
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Beatriz Benevides de Morais
(31) 3337-2279
R. Estacio de Sá 911 - 501
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Edgard Tom Back Junior
(31) 3241-3106
Av Brasil 84 - 1106
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Luiz Eduardo Toledo Avelar
(31) 3284-2141
Av Contorno 4852 (sl 801) - Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Emerson Melgaço de Castro
(31) 3281-3713
Av Contornodo 4747 - Sala 1005
Belo Horizonte, Minas Gerais
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Cuidados com colo e pescoço

Há um velho ditado que diz que rosto pode não revelar a idade, mas o pescoço e as mãos, sim.

Na maioria das vezes, esquecidos na hora de passar protetor solar, cremes e tratamentos feitos em casa, o colo e o pescoço são regiões tão importantes quanto o rosto. São duas regiões muito delicadas, pois a pele tem uma espessura diferente e também uma quantidade menor de anexos (pelos e glândulas). “Portanto, temos que ter cautela no método de tratamento para evitarmos cicatrizes e complicações”, comenta Dr. Marcelo Bellini, dermatologista e professor da Sociedade Brasileira de medicina Estética. Infelizmente são áreas de difícil acesso à cirurgia plástica, pois com a tração da pele fica difícil de acomodarmos as cicatrizes de uma forma estética.

A abordagem cirúrgica limita-se mais a retirada de gordura, a tão famosa ¨papada¨, através de uma minilipo e tração leve da parte superior do pescoço com a cicatriz na região da orelha e couro cabeludo. Por outro lado, muitas queixas não se resumem apenas a esta região e sim à parte inferior do pescoço e colo.

As queixas mais frequentes são: Rugas | Flacidez | Manchas| ¨Pele espessa¨ ou ¨Grossa¨ - Estas alterações surgem devido à ação do sol que é o conhecido foto-envelhecimento, onde os raios UVB atuam em maior proporção, e os UVA em menor, realizam uma destruição do colágeno, aumento da produção de radicais que ajudam na alteração das células; além de estarem envolvidos em algum tipo de tumores de pele. Por isso, é imprescindível o uso de protetor solar diariamente em toda área exposta. O próprio envelhecimento biológico também prejudica a área, onde as células vão perdendo sua vitalidade e soma-se a isto a ação dos músculos que também perdem seu tônus e dão espaço para o aparecimento de rugas e flacidez. “A grande maioria das pessoas acaba dando extrema importância e cobre de cuidados apenas o rosto e cabelo, esquecem de hidratar, usar fórmulas específicas para manter a pele saudável dessa valiosa região”, lembra Dr. Marcelo. Para recuperar ou corrigir os problemas que surgem, pode-se utilizar de vários métodos atentamente, a saber:

A► Formulações: à base de AHA ∗ acido retinóico ∗ ( alfa hidroxi-ácidos ) ou que tem função de reestabelecer a textura da pele, aumenta a hidratação e por conseqüência melhora a elasticidade e recuperar as rugas finas.

● Tensine e Raffetermine, Vigeceryl que deixam a pele mais firme.

● Elastinol, Nutriskin, Matrixyl, Gluconolactona que fazem hidratação, nutrição e reparação.

● Máscaras: Ouro, Seda, DMAE, Porcelana para hidratação e revitalização.

Hidriquinona e acido kójico: para diminuir as manchas e podem ser associados ao acima descritos anteriormente (AHA ou ácido retinóico ).

Vitamina C tópica: ação antioxidante, diminui os radicais livres e, por isso, melhora o grau de hidratação da pele e aumenta a quantidade de colágeno no local.

DMAE: Substância extraída do salmão que tem a função de aumentar a produção de colágeno e elastina no local, diminuindo rugas finas e médias. O efeito surge após 2 meses de uso continuado e para potencializar o seu efeito, recomenda-se uma vez por semana drenagem linfática facial e aplica-se DMAE na clinica durante cinco sessões.

Argiriline: é conhecido como ¨Botox tópico¨: proporciona um efeito de dermo-relaxamento, isto é, diminuindo rugas por diminuição da contração da musculatura superficial da pele.

B► Peelings quimicos: o ideal é optar pelos superficiais e seriados uma vez que trata-se de uma região muito delicada e sensível com baixa capacidade regeneradora.

Os mais utilizados são: . Ácido retinóico a 5% uma vez por semana, com grau de descamação leve, aplicado em consultório e retirado após 4 horas.

. Solução de Jesner: aplicado em consultório uma vez a cada 20/30 dias com descamação moderada, é um peeling seguro pois não se formam crostas ou ferimentos.

. Ácido tricloroacético: ao ser utilizado deve-se optar por uma concentração baixa por volta de 15% para não esperar dificuldade de cicatrização.

. Fenol: muito arriscado se aplicado nessa região, uso reservado para face e trecho da região cervical superior.

C► Toxina Butolínica ( Botox ou Dysport ): pode ser utilizado com bom resultado para atenuação das rugas e não interfere no padrão da pele. São realizadas micro-puncturas na região muscular do pescoço, na região anterior próxima dos dois pilares de musculatura. Duração de 6 a 8 meses. No colo (marca-se como um V de decote), são feitas várias puncturas em todo este espaço.

D►Intradermo terapia: uma das novidades a ser aplicada nessa região é o uso do DMAE injetável. É providenciada uma mistura de DMAE, ácido alfa lipóico e silício orgânico com a função de aumentar a produção de colágeno bom, estruturando e destruindo ocolágeno danificado. São realizadas cinco sessões uma vez por semana na região a ser tratada. Os efeitos surgem a partir da terceira sessão com diminuição da flacidez e rugas.

E►Laser: devem ser utilizados os tipos não ablativos, isto é, os que não promovem queimaduras, que poupam as estruturas superficiais da pele, para não haver o risco de cicatrizes.

F►Alimentação e nutrientes:é de suma importância uma alimentação equilibrada, rica em fibras, frutas, verduras, legumes, proteínas e ingestão de muito liquido para ocorrer uma adequada hidratação e formação de colágeno e elastina. São muito importantes: Vitamina C, vitamina E, ácido alfa lipóico, ferro, zinco, cobre, silênio, L-cisteína e L-carnitína.

Clique aqui para ler este artigo no Guia da Plastica