Criando controle de orçamento doméstico Criciúma, Santa Catarina

A pesquisa de orçamento doméstico busca aprimorar e estimular o controle das despesas e receitas familiares. O orçamento deve ser organizado buscando o controle do endividamento e a criação de um fundo de reservas. Aprenda mais abaixo.

Costa Cash
(48) 3224-1261
r Ten Silveira, 200 S 305 Ed Atlas, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco BMG S/A
(48) 3223-6098
r Cristóvão Nunes Pires, 110, An 10 Sl 1001, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco Safra S/A
8001-51234
r Arcipreste Paiva, 187, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Crediveleiro Fomento Mercantil Ltda.
(48) 3225-0020
r Silva Jardim, 1050, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco do Estado de Santa Catarina S/A
(48) 3216-6500
pça Quinze de Novembro, 329, An 3, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Cooperativa de Economia e Credito Mutuo dos Militares Estaduais de Santa Catarina-credpom
(48) 3223-3646
av Rio Branco, 1064, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A
(80) 0541-8855
r Arcipreste Paiva, 135, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Financeira Alfa S/A Crédito Financiamento e Investimentos
(48) 3225-6570
av Mauro Ramos, 1450, Lj 1, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Fininvest Negócios de Varejo Ltda
(48) 2106-2950
r Felipe Schmidt, 399, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Banco Citibank S/A
8009-92484
r Bocaiúva, 1600, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Criando controle de orçamento doméstico

RESUMO

O aumento docrédito, o descontrole orçamentário e os impulsos consumistas são fatorespreocupantes para a economia brasileira. A pesquisa de orçamento domésticobusca aprimorar e estimular o controle das despesas e receitas familiares. Parafacilitar a visualização e o controle foi utilizado o programa de planilhaseletrônicas Microsoft Office Excel. O orçamento deve ser organizado buscando o controledo endividamento e a criação de um fundo de reservas, identificando os gastos aserem cancelados ou reduzidos e estimulando a poupança como alternativa paraalcançar o equilíbrio financeiro.

Palavras-chave: Orçamento, domésticoendividamento e fundo.

1 INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização

O controle das despesasdomésticas é essencial para o planejamento financeiro das famílias. É precisorever hábitos de consumo, buscar sempre aumentar a renda e manter um bomcontrole dos gastos para alcançar o equilíbrio. O diálogo com os parentes parao estabelecimento de metas de consumo e poupança é muito importante.

Como desenvolver um orçamentodoméstico através do controle das receitas e despesas para alcançar umdeterminado equilíbrio financeiro?

A atual situação econômica doBrasil, com o aumento da renda e do crédito, é plenamente favorável para aexpansão do consumo das famílias e conseqüente melhora na qualidade de vida.

Em 2006 o Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social (BNDES), lançou o Índice de DesenvolvimentoSocial (IDS) para avaliar as diferenças sociais entre as várias regiões eestados brasileiros acompanhando a evolução anual de indicadores na área deeducação, saúde e renda. O indicador renda, segundo a pesquisa, aumentou entre2005 e 2006 10,2%. A pesquisa conclui afirmando que o crescimento da renda e doinvestimento é uma tendência a ser mantida.

Apesar destas projeçõesotimistas para o futuro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) apresentou dados desfavoráveis sobre a capacidade de poupança em suaúltima Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada entre junho de 2002 ejulho de 2003. O dado que mais chama a atenção é o de que 85,3% das famílias demonstraramalgum grau de dificuldade para chegar ao fim do mês com o rendimento familiar.

O aumento do crédito e odescontrole orçamentário são fatores preocupantes para a economia brasileira. Oconsumo crescente das famílias pressiona os preços elevando a inflação. Nestecenário a poupança passa a ser determinante para o crescimento ordenado dopaís.

Segundo (Ewald, 2007):

A melhor dica para fazer sobrar dinheiro nas contasfamiliares e para fazer o salário ser maior do que o mês é tratar de estruturarum Orçamento Doméstico bem feito de modo a não se gastar mais do que se ganha.Eis que nos dias de hoje, com uma inflação sobre controle, até o Governo já temseu Orçamento Governamental e consegue fazer acontecer o tal do Superávit, queé o saldo positivo referente a uma Receita maior que a Despesa.

A pesquisa de orçamentodoméstico busca aprimorar o controle das contas pessoais para estimular oaprendizado e a organização das despesas familiares. É essencial para todos osindivíduos que pretendem alcançar certa tranqüilidade e controle sobre sua vidafinanceira. O estudo das receitas e despesas permite uma aproximação darealidade econômica do cidadão conscientizando-o sobre novos cenários.

As normas básicas para acriação do orçamento servirão para o desenvolvimento de novas ferramentas quepossibilitem um estudo aprofundado para a utilização em empreendimentosempresariais. Teoricamente seria impossível um indivíduo administrar umaempresa sem, primeiramente, administrar seu orçamento pessoal.

» Baixe os dois arquivos para continuar lendo: Orçamento Doméstico | Anexos .

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com