Contemplando o novo Honda Civic Manaus, Amazonas

Já chegou às concessionárias Honda de todo o País o New Civic com poucas, mas boas, mudanças. O sedan líder absoluto do segmento passou por um suave facelift na dianteira e ficou ainda mais completo (o piloto automático, por exemplo, agora é de série em todas as versões). Em comparação com a versão anterior, as principais alterações do New Civic estão no design dianteiro.

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Contemplando o novo Honda Civic

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Plástica facial

 

Já chegou às concessionárias Honda de todo o País o New Civic com poucas, mas boas, mudanças. O sedan líder absoluto do segmento passou por um suave facelift na dianteira e ficou ainda mais completo (o piloto automático, por exemplo, agora é de série em todas as versões).

 

Em comparação com a versão anterior, as principais alterações do New Civic 2009 estão no design dianteiro. Os pára-choques de todas as versões -- LXS (manual e automática) e EXS (automática) --, por exemplo, foram reestilizados ao ganhar entradas de ar nas extremidades. Já a grade central cromada foi ampliada e recebeu contornos mais agressivos.

 

Internamente, a incorporação de novos itens oferece mais comodidade, conforto e segurança. Seja com o novo tecido do banco da versão LXS (a versão EXS continua com bancos em couro) ou no piloto automático disponível em todas as versões. Além disso, o New Civic passa a contar com a conexão USB e a avançada tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), que assegura estabilidade ao sedan médio mais vendido do país. Esse último item está disponível na versão EXS

 

Com essas alterações, a Honda espera ampliar ainda mais o bom desempenho em vendas da oitava geração New Civic. Do lançamento, há quase três anos, até o final de 2008, o modelo se transformou em sinônimo de inovação no mercado nacional. Foram mais de 67 mil unidades emplacadas somente no ano passado. Além disso, tornou-se o quarto carro mais vendido do Brasil no mês de novembro.

 

DESIGN FUTURISTA

 

Quando foi apresentado em 2006, o New Civic despertou a atenção de público e imprensa especializada. O design futurista foi um dos detalhes que aguçou a curiosidade. Desta vez, não houve uma mudança tão radical, como ocorreu à época. No entanto, as alterações deixaram o modelo mais atraente.

 

Quem olha para a parte frontal poderá ter até a impressão de que o modelo ganhou "asas". A forma onde se centraliza o logo da marca apresenta nitidamente o formato de asas e é um das mudanças em comparação com a versão anterior. A mudança está em consonância com as linhas retas da dianteira do modelo.

 

Já a grade central recebeu contornos mais agressivos e garante a beleza do projeto, uma vez que oferece maior refrigeração do motor e assegura esportividade. Os pára-choques foram reestilizados ao ganhar entradas de ar nas extremidades. Na parte inferior do pára-lama dianteiro, os faróis de neblina na versão EXS, a top de linha, separam-se da grande inferior, dando um olhar firme e objetivo ao New Civic.

 

NOVIDADE NO INTERIOR

 

Além de uma série de detalhes como ar-condicionado digital, câmbio automático com paddle-shift (semelhante às borboletas utilizadas em carros de Fórmula 1) na versão EXS, volante com multifunções, inúmeros porta-objetos e descansa braço deslizante, o New Civic ganhou mais alguns atrativos.

 

O piloto automático já não é mais exclusividade da versão top de linha. Agora a versão LXS também possui o equipamento. Além disso, na versão EXS, o consumidor pode ouvir músicas diretamente do pen-drive ou carregar seu celular e até o mesmo o i-POD, graças à inclusão de uma tomada USB dentro do console central.

 

O versão EXS ainda recebeu luzes internas com LEDs de alta intensidade que tornam o habitáculo mais iluminado e harmonioso. O tema conforto é um dos destaques do modelo. Os assentos do New Civic são revestidos com couro ou com um novo tecido, disponível apenas na versão LXS.

 

MESMO MOTOR

 

O New Civic 2009 é equipado com o econômico e potente motor i-VTEC 1.8l SOHC Flex, que produz 140 cv a 6.200 rpm, na utilização de álcool, e 138 cv também a 6.200 rpm, quando for apenas gasolina. O torque é um dos destaques desse propulsor com 17,5 kgfm a 5.000 rpm (gasolina) ou 17,7 kgfm a 4.300 rpm (álcool), tornando o sedan da Honda um dos carros com resposta mais rápida do segmento.

 

O projeto flex Honda é o mais inovador em termos de segurança. O posicionamento do reservatório de gasolina (subtanque), acima do pára-lama dianteiro direito, assegura um abastecimento seguro, longe de fontes de calor e faíscas, evitando também o cheiro no interior da cabine em caso de derramamento de gasolina. O reservatório é revestido por um protetor de ação naval para evitar vazamentos de combustível em caso de colisões.

 

Todos os motores são equipados com a tecnologia de injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection), além do sistema de ignição eletrônico mapeado, que transmite ainda mais confiança ao condutor.

 

MAIOR SEGURANÇA

 

Assim como todos os modelos desenvolvidos pela Honda, o tópico segurança recebeu atenção especial no New Civic 2009. A novidade é a avançada tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), que melhora a estabilidade do veículo e está disponível na versão EXS. O sistema aplica força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle de tração.

 

O New Civic traz em todas as versões freios a disco nas quatro rodas, ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que distribui a força de frenagem de maneira uniforme, evitando desvios de trajetória em frenagens mais severas. O modelo possui, ainda, airbags frontais (SRS) e cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes. Além disso, conta com a tecnologia de estrutura ACE (Advanced Compatibility Engineering), desenvolvida para absorver, com mais segurança, impactos frontais.

 

CIVIC SI

 

A versão esportiva da linha Civic, o Si, também ganhou inovações para 2009. O pára-choque dianteiro vem com novo design e está equipado como faróis de neblina. Já a grade dianteira foi ampliada e está na cor preta, diferentemente da versão anterior que era pintada de acordo com a cor do modelo.

 

Um dos destaques é o airbag lateral, que oferece mais segurança ao motorista e ao passageiro em caso de uma colisão. O modelo também recebeu novas rodas de aro 17" , com um desenho mais agressivo e esportivo. Assim como o New Civic, o Si possui novos tecidos nos bancos e ganhou tomada USB, que facilita conexões com MP3 Players ou carregadores.

 

De resto, possui todos os atrativos que o credenciaram com um dos carros mais potentes da indústria automotiva nacional. Graças à alta tecnologia de desenvolvimento dos materiais empregados no motor, como o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, o i-VTEC 2.0l DOHC alcança 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm de torque máximo a 6.100 rpm com uma taxa de compressão de 11:1. Tudo isso sem o auxílio de compressores ou turbinas e preservando a economia de combustível, item não esquecido no desenvolvimento da versão Si.

 

O Civic Si também conta com os sistemas VSA (Vehicle Stability Assist), equipamento que auxilia no controle da estabilidade, e de direção eletricamente assistida EPS (Electric Power Steering), tornando-a mais leve em baixas velocidades e precisa em altas; shift light, que indica o momento ideal para a troca de marchas de forma esportiva, além de todo o pacote tecnológico aplicado na linha Civic. Além disso, vem com transmissão manual de seis velocidades dotada de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas.

 

PREÇOS MAIS SALGADOS

 

É, rapadura é doce mas não é mole não. Por conta de todas essas melhorias na linha 2009, o Civic acabou sofrendo um reajuste em seu preço. O modelo de entrada, o LXS com câmbio manual, por exemplo, passou a custar R$ 64.365,00; enquanto o top de linha, o Civic Si subiu para R$ 96.965,00. Confira abaixo a tabela completa:

 

TABELA DE PREÇOS HONDA∗

 

New Civic LXS MT Flex -- R$ 64.365,00

New Civic LXS AT Flex -- R$ 69.340,00

New Civic LXS MT c/ couro Flex -- R$ 65.990,00

New Civic LXS AT c/ couro Flex -- R$ 70.955,00

New Civic EXS AT Flex -- R$ 83.810,00

Civic Si MT -- R$ 96.965,00

 

∗PREÇO PÚBLICO SUGERIDO COM BASE NO ESTADO DE SÃO PAULO. VALOR EM REAIS E COM FRETE INCLUSO

MT=>Transmissão manual

AT=>Transmissão automática

Pinturas metálica e perolizada incluídas

 

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