Contemplando o lançamento Audi Q5 Boa Vista, Roraima

Ele faz de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos e atinge velocidade máxima superior a 220 km/h. O modelo em questão é realmente um utilitário esportivo médio ou, como muito se diz por aí, um SUV (Sport Utility Vehicle). Mas, é bom lembrar que se trata de um Audi.

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Contemplando o lançamento Audi Q5

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Ele faz de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos e atinge velocidade máxima superior a 220 km/h . Não, eu não me enganei. Como você pode comprovar, o modelo em questão é realmente um utilitário esportivo médio ou, como muito se diz por aí, um SUV (Sport Utility Vehicle). Mas, é bom lembrar que se trata de um Audi. E como todo modelo que exibe as quatro argolas na grade frontal, o Q5 tem desempenho de um superesportivo.

 

Segundo a Audi, ele é o mais veloz e ágil entre os SUVs médios Premium de todo o mundo. Equipado com motor V6 3.2 FSI de 269 cv, o Audi Q5 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e atinge velocidade máxima de 234 km/h . Na versão equipada com o motor 2.0 Turbo FSI, de 214 cv, o Q5 chega aos 100 km/h em 7,2 segundos partindo da imobilidade, e tem velocidade máxima de 222 km/h .

 

Os principais responsáveis por essa performance surpreendente do Q5 são o novo câmbio S tronic de sete velocidades e dupla embreagem e o Audi Drive Select -- que permite três tipos diferentes de ajustes das características de dirigibilidade de acordo com cada estilo de condução (Comfort, Auto e Dynamic).   Outros destaques são a tração integral permanente quattro® (exclusiva da Audi), suspensão adaptativa e um impressionante pacote tecnológico para o uso on e off-road. Durante um rápido test drive realizado pela Audi em Campinas (SP), o Q5 provou que tem atributos de sobra para conquistar os adeptos de SUVs, mas que não abrem mão da esportividade.   PRIMEIRAS IMPRESSÕES

 

No asfalto a impressão que se tem é de estar no comando de um superesportivo, com direito a trocar as marchas (no total de sete) através de "borboletas" localizadas atrás do volante. Uma leve pisadinha no acelerador é mais do que o suficiente para avivar o propulsor, que responde prontamente. Não fosse a altura mais elevada em relação aos demais carros, o motorista quase se esquece que está no comando de um SUV.  

Já na terra, o test drive foi ainda melhor. Apesar de eu acreditar que quem compra um Audi não tem "coragem" de "sujá-lo" em terrenos acidentados, o utilitário provou que "nasceu" para superar os mais ousados obstáculos. Ele encara subidas com até 31 graus de inclinação.   Os ângulos de entrada e saída são de 25 graus cada e o ângulo breakover, onde a distância entre-eixos é o fator mais importante, é de 18 graus. A distância do solo de 20 centímetros permite superar trechos alagados com até 50 centímetros de água. 

 

Mas o mais interessante vem agora: o sistema Audi Hill Descent Assist, equipamento de série em todas as versões, que mantém a velocidade programada pelo motorista (até 30 km/h ) em descidas íngremes. Basta acionar uma tecla no painel de instrumentos e tirar o pé do acelerador após atingir o topo do morro: o carro desce tranquilamente na velocidade determinada, sem precisar de acionar o pedal do freio.

 

Ainda na condução fora-de-estrada, o ESP e ABS têm características especiais no Q5: o primeiro maximiza a tração no off-road e o segundo detecta automaticamente as condições da superfície e se adapta para o funcionamento ideal em terrenos de areia, brita ou cascalho.

 

LEDS NOS FARÓIS

 

Com seus 4,63 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,65 m de altura, o novo utilitário esportivo da marca das quatro argolas é menor, porém é a "cara" do irmão mais velho, o Audi Q7 -- destaque para a imensa grade trapezoidal com barras verticais, faróis horizontais e lanternas na tampa do porta-malas.

  A extremidade dianteira é dominada pela grade imponente do radiador e pelos faróis Xenon Plus com 12 LEDs (Light-Emiting Diode) de luzes diurnas e noturnas permanentes, que formam a nova identidade visual da marca no estilo "Day & Night running lights" -- é bom r essaltar que o Q5 é o primeiro SUV que chega ao mercado brasileiro equipado com faróis de iluminação com LEDs.

 

Para quem não sabe, os LEDs, além de valorizarem o design do carro e aumentarem a segurança ativa, possibilitam perfeita distribuição e brilho da luz, tornando o carro mais visível para os motoristas. Outra vantagem é que eles consomem significativamente menos energia: 50 watts para os faróis baixos e seis watts para luzes de uso diurno (cerca de 10 vezes menos do que lâmpadas convencionais).

 

Nas laterais, rodas imponentes com aros que variam entre 18 e 20 polegadas e linhas marcantes chamam a atenção. O contorno do teto Open Sky acentua a elegância do modelo. A traseira envolvente é feita em alumínio de alta tecnologia.

 

A distância entre eixos, de 2,81 metros , é a maior neste segmento de mercado, proporcionando espaço e conforto de veículos de categoria superior, combinados a uma dirigibilidade ágil e precisa. Os assentos são ergonomicamente moldados e versáteis. O ângulo do encosto traseiro pode ser ajustado e os assentos são rebatidos para ampliar a capacidade de carga de 540 para 1.560 litros (o maior da categoria) .

O cockpit é ergonômico e foi construído com toda facilidade operacional e intuitiva para o motorista. Os materiais escolhidos para revestir o interior, como alumínio e couro Premium no padrão Milano, proporcionam aparência refinada e confortável. Os cintos dianteiros vêm equipados com limitadores de força e os airbags têm atuação inteligente de última geração.

VÁLVULAS AVS

Os motores do novo Audi Q5 dão um show à parte em desempenho, eficiência de consumo e refinamento. A versão 2.0 Turbo FSI combina três características hi-tech: injeção direta de combustível, turboalimentação e o inovador Audi Valvelift System (AVS), que controla a variação de abertura e fechamento das válvulas do motor, alterando o desempenho em baixas e altas rotações.  Com 4 cilindros em linha, 16 válvulas e duplo comando variável nos cabeçotes, o propulsor tem torque máximo de 35,7 kgfm disponível entre 1.500 e 4.200 rpm. Com potência máxima de 214 cv, o Audi Q5 2.0 TFSI é o mais econômico da categoria, apresentando um consumo de combustível, em uso misto, de 10,6 km/litro.

Na versão V6 3.2 FSI, em alumínio -- com duplo comando variável de válvulas nos cabeçotes, sistema Audi Valvelift System, coletor de admissão variável de dois estágios -- o torque máximo é de 33,7 kgfm a 3.500 rpm. Com potência máxima de 269 cv, também apresenta notáveis níveis de consumo: 9,7 km/litro em uso misto.

Os dois motores que equipam o Audi Q5 são os mesmos que conquistaram os prêmios de "Motor do Ano 2009" , por uma das mais conceituadas revistas especializadas do País. Participaram da eleição jornalistas e engenheiros do setor automobilístico, que também puderam comprovar a eficiência do câmbio S tronic de dupla embreagem, que já equipava os modelos A3 Sportback 2.0 Turbo e Audi TT.

O Audi Q5 é o primeiro SUV do mundo a ter transmissão seqüencial S tronic, com mudança automática, dupla embreagem e comando eletro-hidráulico, que proporcionam trocas de marchas excepcionalmente rápidas, sem perda de torque.  Isso é possível porque o câmbio S tronic é capaz de engatar duas marchas simultaneamente. Uma embreagem é responsável pelas marchas de números ímpares e outra, pelas pares. Quando o carro está em segunda marcha, por exemplo, o engate da terceira já está pronto, embora a segunda embreagem aguarde o momento exato de se conectar.

O diferencial do Audi Q5 é localizado à frente da embreagem e imediatamente atrás do motor. Este reposicionamento diante do eixo dianteiro melhora a distribuição de carga por eixo. Com isto, há melhor estabilidade direcional, alto padrão de conforto e muito dinamismo. Todas as versões do novo Audi Q5 são equipadas com a tração permanente integral quattro, que distribui o torque em 40% para as rodas dianteiras e 60% para as rodas traseiras. Mas esta relação pode variar conforme a necessidade, podendo direcionar até 65% da força para as rodas dianteiras ou 85% para as traseiras.

FIVE LINK

O conjunto da suspensão também enfatiza o caráter dinâmico do SUV. Na dianteira é do tipo independente com cinco braços (five-link) em alumínio -- exclusividade da Audi -- subchassi e barra estabilizadora tubular. Na traseira é independente do tipo trapezoidal, com braços articulados sobrepostos em alumínio, subchassi e barra estabilizadora tubular. Freios potentes à disco, ventilados na dianteira, com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de programa eletrônico de estabilidade (ESP), garantem segurança nas frenagens. O conjunto conta ainda com assistente hidráulico de frenagem (HBA), controle eletrônico de tração (ASR) e auxílio de assistência à frenagem (BA).

O programa eletrônico de estabilidade (ESP), que garante desempenho esportivo, conforto e segurança ao SUV, vem agora com novas funções. Uma delas é o sistema que identifica, através de um sensor, quando um rack é montado no teto do veículo. Nesse caso, o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) detecta a alteração no centro de gravidade e considera esta nova referência em seus parâmetros de atuação. Com um reboque de carga máxima de 2,4 toneladas, o Audi é um poderoso veículo de tração.

DRIVE SELECT

 

Como opcional, o exclusivo sistema Audi Drive Select oferece alta tecnologia, esportividade e conforto na condução. O equipamento configura as características de dirigibilidade por meio dos amortecedores adaptativos, do sistema de direção com assistência variável dinâmica (Servotronic Plus) e das mudanças automáticas do câmbio S tronic de sete velocidades.

 

O motorista determina, por meio de duas teclas no console central, se a condução será predominantemente confortável, intermediária ou esportiva. Em caso de performance extrema, o sistema, em conjunto com o ESP, estabiliza o veículo, fazendo ligeiras adaptações no ângulo da direção, em velocidade relâmpago.

 

 

EQUIPAMENTOS

 

O novo Audi Q5 vem equipado de série com uma lista significativa de itens de conforto e segurança, como airbags duplos frontais, laterais dianteiros e cortinas de proteção para cabeça; cintos de segurança dianteiros e traseiros de três pontos (com pré-tensionador na dianteira); piloto automático; computador de bordo; faróis com iluminação Xenon Plus (alto e baixo), com 12 LEDs integrados e sistema de lavagem; bluetooth; sistema de áudio de 180 watts de potência, com seis canais, leitor de MP3 e WMA e cartão SD, tocador de CD com capacidade para seis discos e dez alto-falantes.

 

O sistema Audi Infotainment, também de série, gerencia diversas funções e informações do veículo por meio de um display de 6,5 polegadas , localizada no painel de instrumentos. São elas: ar-condicionado, sistema da áudio, sistema de auxílio de estacionamento, relógio e temperatura externa. O Audi Music Interface integra a tela do sistema à uma diversa gama de tocadores de MP3, incluindo o iPod.

 

O teto solar panorâmico "Open Sky", com acionamento e ajuste elétricos, é um opcional que valoriza ainda mais o novo modelo. O banco do motorista elétrico e os espelhos retrovisores externos podem vir com função memória.   

 

O Audi Q5 também oferece, opcionalmente, recepção de TV; equipamento de áudio da marca dinamarquesa Bang&Olufsen; ar-condicionado automático com três zonas de conforto; faróis com sistema de iluminação adaptável automaticamente; Audi Side Assist, equipamento que auxilia o motorista nas mudanças de faixa; e o Audi Parking System Plus -- sensores dianteiros e traseiros que ajudam nas manobras de estacionamento com o auxílio de gráfico na tela de cristal líquido do painel central e sinal sonoro de aproximação.

 

Outro opcional interessante é o Adaptative Cruise Control: um piloto automático com modernos componentes eletrônicos que dão mais segurança ao motorista. Ligado a sistema de radar com controle de distância e velocidade, é um equipamento capaz de frear e até parar o veículo sozinho, minimizando o risco de colisão traseira quando o piloto automático está acionado. Os sensores detectam se a distância em relação ao veículo da frente é menor que a indicada para a velocidade e imediatamente desacelera e/ou freia o carro de acordo com o programa.

 

PREÇOS

 

O novo utilitário esportivo tem preço inicial de R$ 205,84 mil (versão Attraction que vem com motor 2.0 Turbo FSI e rodas aro 18"). A versão intermediária é a Ambiente, que sai de fábrica equipada com rodas aro 19", ar-condicionado digital de três zonas, aletas para troca de marcha atrás do volante, teto panorâmico Open Sky, Audi Parking System, entre outros itens. Os preços dessa versão é de R$ 229,23 mil (com motor 2.0) e R$ 263,3 mil (motor V6). Já a top de linha é a Ambition, que custa R$ 274,5 mil (exclusivamente com motor V6) e possui rodas aro 20", um número maior de airbags e sistema de trilhos no porta-malas.

 

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