Conserve bem sua maquiagem e evite alergias Criciúma, Santa Catarina

Mesmo com conservantes na fórmula, os cosméticos podem se deteriorar pela ação de leveduras, bactérias e fungos. Isso acontece quando os produtos são expostos ao calor excessivo e à umidade. Veja mais no artigo abaixo.

Fototony
(48) 3223-9349
av Gov Irineu Bornhausen, 4936,Agronômica
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Ricardo de Canez Foto e Vídeo
(48) 8408-6011
Lagoa da Conceição
Florianópolis, Santa Catarina
 
Globofotos
(48) 3278-1919
r Felipe Schmidt 350, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Copiadora Sagrada Família
(48) 3248-9900
r Tijucas, 168, Balneário
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Book Floripa
(48) 9642-7503
Rua Joao Pio Duarte
Florianópolis, Santa Catarina
 
Marcus Quint
(48) 3348-0405
r Pedro Cunha, 347, Capoeiras
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
FernandesFotografia
(48) 8438-1005
Rua albino miguel da motta
Tubarão, Santa Catarina
 
R.amendola fotografia profissional
(48) 3237-3392
Servidão Antonio José das Chagas, 382
Florianópolis, Santa Catarina
 
Elizabete Cristina Schossler
(48) 3028-1577
r Felipe Schmidt, 390, sl 101, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Foto Nilton Laboratorio e Estudio Fotografico Ltda - Me
(48) 3369-1731
rdv João Gualberto Soares, 671, Sl 3, Ingleses Rio Vemelho
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Conserve bem sua maquiagem e evite alergias

Por mais que você tenha cores favoritas, acaba cometendo um pecadinho aqui e outro ali. Resultado: uma sombra de cada cor no armário, além de batons com mais nuances do que o próprio arco-íris poderia prever e mais bases e corretivos em pó, bastão, creme... Ah, e ainda tem o rímel que alonga, o outro que aumenta o volume. Ufa! A lista é tão grande, que fica difícil lembrar tudo, não é?

Mas se o estoque caprichado acaba sendo a solução de muito sufoco (quando aquela produção básica ganha outros ares graças a uma maquiagem poderosa), a forma como tudo isso é guardado pode ser motivo de muita preocupação.

"Mesmo com conservantes na fórmula, os cosméticos podem se deteriorar pela ação de leveduras, bactérias e fungos" , avisa a coordenadora do laboratório da Payot, Regiane Marque Rodrigues. "Isso acontece quando os produtos são expostos ao calor excessivo e à umidade" .

Calma. Não é o caso de enfiar uma maleta térmica na bolsa para preservar o batom.Ainda que você more numa região onde faz muito calor, a variação de temperatura não é (ou não deveria ser) capaz de comprometer a qualidade dos seus apetrechos." Todos os cosméticos são submetidos a testes muito rigorosos antes de seguirem para as prateleiras. Isso para garantir que eles continuarão preservados até que o final da validade" , diz a professora de tecnologia de cosméticos da Universidade Anhembi Morumbi e gerente de desenvolvimento de produtos da Vitaderm, Vânia Leite.

Aliás, é interesse da empresa que seus produtos permaneçam intactos e nem é só pelo zelo quanto à imagem. "O prazo de validade significa que, dentro daquele período, a empresa se responsabiliza pelo produto. Ele não quer dizer que, após a data marcada na embalagem, o cosmético estragou" , explica a professora da Anhembi Morumbi. Mas se puder manter o seu kit beleza fora do banheiro, prefira. Ali, o calor e a umidade produzidos pelo chuveiro deixam suas coisas mais propensas à formação de bolor.   E reconhecer uma maquiagem que precisa ir direto para o lixo é fácil. Eles mudam de cor e de cheiro, como sinal de que a matéria-prima estragou. A viscosidade rançosa também é um sinal , afirma a farmacêutica Marilda Tonetto, responsável pela Akakia Cosméticos.
Você pode até achar que os produtos em pó são mais difíceis de manusear. Mas se a maquiagem costuma fazer ninho no seu armário, de tanto que dura, é melhor optar por eles na hora da compra. "A composição isenta de água inviabiliza o crescimento de bactérias, por isso eles resistem mais tempo" , afirma Marilda. Para espalhar, os pincéis são uma ótima pedida (apesar de também exigirem cuidados com a higiene.

"Os pincéis também podem oferecer perigo à saúde da pele e dos olhos, dependendo do local e da forma como são guardados, pois podem armazenar fungos" , alerta dermatologista Shirlei Borelli, consultora do Boticário e autora da avaliação de beleza do Minha Vida. Uma vez por mês, lave ou troque todos os seus acessórios e deixe no sol até secar. Na limpeza, use uma solução de água filtrada e álcool.

Os conservantes, no entanto, dão uma mãozinha para os produtos líquidos, em creme ou mousse durarem mais, mas sem agredir a sua pele. "A quantidade permitida é submetida à regulamentação do governo, numa regra que vale inclusive para os importados" , esclarece Vânia Leite. Ela ainda explica que os hipoalergênicos também contam com agentes químicos para durar mais.

A diferença está apenas no tipo de conservante. Os produtos criados para pessoas alérgicas têm menos propensão a causar irritações , diz. Vale lembrar que outros ingredientes da fórmula, como os corantes e as fragrâncias também podem provocar coceiras, bolhinhas ou manchas, daí a importância em privilegiar uma marca de confiança.

Quanto à durabilidade, pode ficar tranqüila. Ela depende do tipo de conservante, não da quantidade. Mesmo porque as reações alérgicas aparecem pela presença do componente, em qualquer concentração . E não se esqueça: na hora de desfazer o make, tenha um bom demaquilante por perto. "Ele retira a maquiagem sem remover a oleosidade natural da pele" , explica a especialista da Payot.

Clique aqui para ler este artigo no Guia da Plastica