Conhecendo os cuidados necessários para o verão Manaus, Amazonas

Saiba quais são os cuidados necessários para chegar ao verão bonita e saudável. O ideal é que as pessoas tenham se preparado com antecedência e não queiram mudar tudo agora, radicalmente, principalmente no que se refere a boa forma. Outra dica importante é ter cuidado com o que você vai comer, é no verão que as pessoas mais se esquecem de ter uma alimentação equilibrada.

João BL Botelho
(92) 234-5609
bc Ribeiro, 520, sl 705, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Wellington Sampaio
(92) 236-1672
r Acre, 31, bl 31 b ap 3, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
João LP Machado
(92) 232-4559
bc Ribeiro, 620, sl 203, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Paulo MG Lobo
(92) 633-1764
r Ramos, 89, São José Operário
Manaus, Amazonas
 
Antônio Lg Matos
(92) 236-7505
av C Nery, 2240
Manaus, Amazonas
 
Roberto O Mello
(92) 232-3915
r C Azevedo, 9, sl 206
Manaus, Amazonas
 
Luciana SM Vieira
(92) 233-1878
r Ferreira, 1297
Manaus, Amazonas
 

Conhecendo os cuidados necessários para o verão

Publicidade Com a chegada do verão é preciso redobrar as atenções com a saúde. Esta é uma época de diversão e de muitos cuidados.

Estamos em pleno verão e de norte ao sul do país, até o mês de março, será possível aproveitar muito desta estação que nos remete ao esporte, lazer, sol, praia, piscina e muitas outras atividades ao ar livre. No entanto, verão é também uma época que inspira atenção com relação à saúde e para zelar por ela, todo o cuidado é pouco. Para o Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo, para não fazer feio no verão é importante ser precavido."O ideal é que as pessoas tenham se preparado com antecedência e não queiram mudar tudo agora, radicalmente, principalmente no que se refere a boa forma."

Para ele, o primeiro conselho é fugir das dietas malucas que prometem milagres em poucos dias. "É preciso começar a se educar hoje, para que no verão do ano que vem, você esteja no peso ideal", ensina o especialista. "Afinal, do que adianta ter um corpo perfeito com dietas malucas e depois ficar doente e, em muitos casos, até ir parar num quarto de hospital, para não dizer coisa pior?", alerta o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, ABRAN.

Deste modo, mesmo sem estar no "melhor" peso, o importante agora é se divertir, visto que até mesmo na viagem de férias é possível começar a mudar o comportamento e adotar hábitos mais saudáveis. Aproveite o sol e combine uma alimentação balanceada com exercícios físicos, e não esqueça de beber muita água, é o que recomenda o Dr. Durval. "A desidratação ocorre, na maioria das vezes, por falta de cuidados e atinge grande parte das crianças e adultos durante o verão. Nesse período, o excesso de calor faz com que haja aumento da transpiração, o meio que o corpo encontra para manter sua temperatura. Por isso, é preciso ter uma alimentação adequada acompanhada de muita água para que o corpo reponha a perda de líquido e fique hidratado. O ideal é tomar, todos os dias, no mínimo três litros de água", explica o médico nutrólogo.

A alimentação adequada

Outra dica importante é ter cuidado com o que você vai comer. Segundo o Dr. Edson Credidio, médico nutrólogo e diretor da ABRAN, é no verão que as pessoas mais se esquecem de ter uma alimentação equilibrada. "Como é o período de férias, é comum darem folga às dietas balanceadas, e é aí que mora o perigo. No verão, praticamos muitas atividades e geralmente expostos ao sol. Em função disso, o primeiro cuidado que devemos ter é o de manter uma alimentação leve, fugindo de alimentos gordurosos e frituras. Quanto mais leves, mais fácil será a digestão e conseqüentemente maior será a disposição física", esclarece o Dr. Edson. De acordo com o médico nutrólogo, as frutas e sucos naturais são sempre uma ótima pedida para a hidratação e para a reposição de vitaminas e sais minerais.

Optar por carnes grelhadas ou assadas, por alimentos ricos em carboidrato para obter mais energia, exagerar em alimentos com vitamina C, que são compostos de propriedades antioxidante e auxiliam a pele, e até mesmo ingerir alimentos ricos em betacaroteno, para obter e manter o bronzeado, são outras dicas citadas pelos médicos da ABRAN. Para eles, um último conselho é fundamental: "na hora de comer em quiosques de praia e lanchonetes, é preciso atentar ao preparo e à conservação dos alimentos. É nessa época de calor que as bactérias e fungos se proliferam e aceleram a degradação do alimento. Uma má refrigeração dos alimentos pode ser o início de um processo que culminará com uma grave intoxicação alimentar", advertem os médicos da ABRAN.

Nota: É proibida a reprodução deste texto em qualquer veículo de comunicação sem a autorização expressa do autor. Só serão permitidas citações do texto desde que acompanhadas com a referência/crédito do autor.

Fonte: Durval Ribas Filho

Clique aqui para ler este artigo na Portal Nutrição