Conhecendo o primeiro motor V6 Flex do mercado da Mitsubishi Brasília, DF

Mitsubishi lança primeiro motor V6 Flex do mercado. A Mitsubishi Motors inova mais uma vez ao apresentar o novo Pajero Sport Flex 2010. O modelo produzido em Catalão, GO, é o primeiro Sport Utility V6 do mercado a se utilizar da tecnologia Flex.

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Conhecendo o primeiro motor V6 Flex do mercado da Mitsubishi

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A Mitsubishi Motors inova mais uma vez ao apresentar o novo Pajero Sport Flex 2010. O modelo produzido em Catalão, GO, é o primeiro Sport Utility V6 do mercado a se utilizar da tecnologia Flex. E a empresa já havia sido pioneira, com o Pajero TR4 Flex, em proporcionar ao mercado de veículos SUV a possibilidade de abastecimento com álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

O novo motor V6 Flex com 3,5 litros , 24 válvulas, SOHC, desenvolve 200 cv a 5.000 rpm e torque de 31,3 kgfm a 3.500 rpm quando utiliza gasolina como combustível e 205 cv a 4.800 rpm e torque de 32,3 kgfm a 3.500 rpm com álcool. Para se adaptar ao álcool o V6 passou por modificações internas nos pistões, anéis e sede de válvulas.

As partes periféricas que mantêm contato com o álcool, como bicos injetores galerias de combustível e corpo de borboleta, receberam revestimento especial. O tanque de combustível, por exemplo, agora é feito em material plástico de alta resistência. Outro ponto positivo com relação à adoção do novo reservatório é que sua capacidade foi aumentada de 75 litros para 90 litros . As linhas de combustível também são de material plástico e o bocal de abastecimento recebeu tratamento à base de níquel.

Para que o Pajero Sport Flex 2010 permanecesse com excelente comportamento tanto nas situações de off-road quanto no trânsito dos grandes centros urbanos, a transmissão automática recebeu uma central eletrônica com capacidade de reagir prontamente às mudanças de combustível. Ela foi concebida para operar especificamente o funcionamento da transmissão INVECS-II, mas "conversa" com a central eletrônica do motor (ECU) para poder proceder a ajustes de funcionamento. Assim que o motor detecta uma mudança de combustível, transmite esses novos parâmetros de funcionamento para a transmissão, que passa imediatamente a operar com um novo padrão de mudança de marchas. Partindo desse princípio o Pajero Sport Flex tem sempre máximo aproveitamento do sistema de transmissão, independente do combustível usado no momento.

O câmbio automático INVECS-II de quatro velocidades continua a ser um dos pontos de destaque da linha Sport, já que conta com um sistema "inteligente" de controle de mudanças de marchas que se ajusta à forma de dirigir do motorista. O Sport Flex também está equipado com a exclusiva função A/T Mode, apropriada para situações específicas de baixa aderência do piso. Basicamente, trata-se da inibição do uso da primeira marcha quando se trafega por terrenos extremamente escorregadios impedindo que as rodas fiquem "patinando".

DESING

Em sua versão 2010 o Pajero Sport Flex recebeu mudanças estéticas que realçam ainda mais sua personalidade, robustez e funcionalidade. A grade frontal foi concebida de forma a proporcionar maior capacidade de arrefecimento para seu potente V6, além de compor um visual mais condizente para a exposição do logotipo Mitsubishi. O pára-choque dianteiro agora tem design arredondado nas extremidades e incorpora uma nova moldura para as luzes sinalizadoras de direção.

Na parte posterior o Pajero Sport Flex também recebeu modificações. O pára-choque foi reformulado de forma a abrigar retro-refletores de luz em suas extremidades, e sensores de estacionamento complementam a sua funcionalidade. A moldura da placa agora vem na cor do veículo e os novos grafismos (V6 Flex ou VGT-i) identificam as versões de motorização Flex ou diesel. O spoiler posicionado sobre a parte superior da ampla tampa do porta-malas, além de cumprir com suas funções aerodinâmicas, acentua o visual esportivo.

 

INTERIOR

O volante de quatro raios recebeu novo design e forração de couro preto costurado, combinando com o ineditismo do interior Premium Black. A cor preta predomina no couro semiperfurado dos bancos, que tem costuras aparentes, e no carpete do assoalho. Pequenos detalhes em tons de cinza no console central e o painel de instrumentos com moldura prateada e fundo cinza claro fazem o contraponto.

As molduras dos controles elétricos das portas e do painel de instrumentos receberam a recém desenvolvida finalização estilo Black Wood. Com visual similar a madeira enegrecida remete à sobriedade e sofisticação, fato condizente com a imagem superior programada para o Pajero Sport Flex. O ar-condicionado automático digital tem suas funções e regulagens identificadas por intermédio de uma tela de LCD. O sistema de áudio Premium Double Din, original de fábrica, tem desenho moderno e conta com MP3/WMA, entrada auxiliar, entrada USB posicionada no console, possibilidade de controle do iPod por intermédio do sistema de som e Bluetooth integrado.

 

OFF-ROAD

Mas o Pajero Sport Flex se destaca mesmo é nas situações off-road. A caixa de transferência Easy Select permite que se passe a tração de 4x2 para 4x4, ou o inverso, com o carro em movimento em velocidades de até 100 km/h . Ele também oferece a alternativa de tração 4x4 reduzida, que só pode ser acionada com o veículo parado.

Em relação à segurança, o Pajero Sport vem equipado com freios a disco ventilados e pinças de duplos pistões nas rodas dianteiras e discos comuns nas rodas traseiras. Complementa o sistema um eficiente conjunto de ABS + EBD (sistema eletrônico de distribuição de força dos freios entre os eixos). O airbag é duplo, prevendo a proteção de motorista e passageiro.

 

O primeiro SUV V6 com motorização Flex produzido no mundo estará à disposição do mercado a partir do mês de agosto e será um dos integrantes da linha 2010 da Mitsubishi Motors. O Pajero Sport Flex 2010 pode ser encontrado nas cores Branco Enya, Azul Safira, Cinza Hematita, Prata Tecno, Preto Lamp, Verde Pantanal e Vermelho Rubi.

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