Conhecendo o novo lançamento Tiguan da Volkswagen Boa Vista, Roraima

Forte como um tigre e versátil como uma iguana. Daí o nome Tiguan. Um nome que deveremos ouvir falar muito a partir de agora. Afinal, trata-se de um utilitário esportivo compacto que acaba de chegar ao mercado brasileiro oferecendo alto nível de segurança, conforto e dirigibilidade.

GP veículos Ltda
(95) 3623-4500
av Maj Williams, 756 ala 4, Boa Vista
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
B V Boa Vista Veículos Ltda
(95) 3224-0503
av Maj Williams, 1002, São Francisco
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Autoville Multicar
(95) 3623-2820
av Ville Roy, 5733, Centro
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Auto Vista Veículos
(95) 3224-0102
av Maj Williams, 1951, Centro
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Tropical Veiculos Ltda
(95) 3224-6810
av Ville Roy, 4562, São Pedro
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Maximize Car Ltda
(95) 3626-4303
av Brasil, 484, Treze de Setembro
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Estrela Veículos
(95) 3627-0049
av Gal Ataíde Teive, 4114, Asa Branca
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Polo Veiculos Ltda
(95) 3625-7343
r Ataíde Teive,Gal, 2672, Liberdade
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Diamond Veículos Multimarca
(95) 3624-2100
av Gal Ataíde Teive, 1280 A, Mecejana
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
E. A. Batista e Cia Ltda
(95) 3624-4272
av Glaycon de Paiva, 1329, São Vicente
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Conhecendo o novo lançamento Tiguan da Volkswagen

Fornecido por:

O tigre e... a iguana

 

Forte como um tigre e versátil como uma iguana. Daí o nome Tiguan. Um nome que deveremos ouvir falar muito a partir de agora. Afinal, trata-se de um utilitário esportivo compacto que acaba de chegar ao mercado brasileiro oferecendo alto nível de segurança, conforto e dirigibilidade.

 

Irmão caçula do Touareg, o Tiguan é o segundo utilitário esportivo da Volkswagen que chega ao mercado brasileiro. Com preços que variam entre R$ 124.190,00 e R$ 155.000,00, o novo importado Premium da montadora alemã se destaca pelo desempenho e pela versatilidade.

 

O motor é o 2.0 Turbo TSI 16 válvulas, que atinge 200 cv de potência a 5.100 rpm e 28 kgfm de torque entre 1.700 e 5.100 rpm. Um dos destaques desse propulsor turbinado é a injeção direta de combustível. Em vez de os injetores borrifarem gasolina nos coletores de admissão, o sistema de injeção direta de combustível executa a operação diretamente nas câmaras de combustão. Associado ao turbo, esse recurso proporciona a melhor combinação possível entre alto desempenho, baixo consumo e reduzida emissão de poluentes.

Equipado com a consagrada transmissão automática Tiptronic de seis velocidades, o Tiguan sai da inércia e atinge os 100 km/h em 8,5 segundos. A velocidade máxima é de 207 km/h . Segundo a Volkswagen, o consumo de combustível na cidade é de 6,8 km/l, enquanto na estrada é de 11,9 km/l (média de 8,4 km/l).

TESTE DRIVE

Durante um rápido teste drive em São Carlos (SP), pudemos comprovar toda a versatilidade e o desempenho do novo utilitário da Volkswagen. Seja no asfalto ou na estrada de terra, a direção do Tiguan é precisa e de respostas rápidas. O conforto de rodagem nas diferentes condições de uso deve-se, em grande parte, ao balanceamento de frequências das suspensões dianteiras e traseiras. Outra responsável pela boa performance do Tiguan durante nosso teste foi a tração 4MOTION de última geração (tração nas quatro rodas em tempo integral), que é de série em todas as versões.

O modelo também dispõe de freios ABS , com o sistema ASR , que controla eletronicamente a tração para evitar a perda de aderência dos pneus com o piso, e com o ESP , indispensável para preservação da estabilidade do veículo. O sistema HBA (Hydraulic Brake Assist) também está incorporado ao modelo e atua nas situações de frenagem brusca sem pressão suficiente para ativar o ABS . O HBA reconhece a rapidez da frenagem e aciona automaticamente o ABS , independente da pressão colocada sobre o pedal do freio. Com este sistema, o ABS estará sempre ativo.

MAIS RECURSOS

Custando a partir de R$ 124.190,00, o Tiguan sai completo de fábrica. São itens de série, além do ABS com ASR e ESP: duplo airbag frontal, airbags laterais dianteiros e do tipo cortina, piloto automático, computador de bordo, sensores de estacionamento e de chuva, retrovisor interno com sistema antiofuscamento, ar-condicionado de duas zonas, CD Player com MP3 e entrada multimídia para fontes de áudio externo, oito alto-falantes, trio elétrico (acionamento elétrico para vidros, travas e retrovisores externos), rodas de liga-leve R17" Boston e pneus 235/55 R17, entre outros.

Dois itens de série merecem destaque. O primeiro é o indicador de perda de pressão dos pneus. O sistema faz a leitura da pressão dos pneus a cada 30 segundos. Caso haja irregularidade, a informação será mostrada na tela do computador de bordo. O segundo item é o sistema de freio eletrônico de estacionamento com a função auto-hold que proporciona mais segurança e conforto para o motorista, nas situações de trânsito intenso. Com ele, não é necessário que o condutor mantenha o pedal do freio pressionado para que o veículo continue parado.

Entre os opcionais, o Tiguan pode ser equipado com bancos em couro com aquecimento e ajuste elétrico de altura e do apoio lombar para o banco do motorista, teto solar panorâmico (skyview), faróis de xenon direcionais com lavador, pintura metálica ou perolizada, rodas de liga-leve aro 18" New York, gancho para reboque e m ódulo off-road (ajustes das características do veículo para condição fora-de-estrada) . Com todos esses opcionais, o preço do Tiguan sobe para R$ 155 mil.

ESPAÇO E CONFORTO

Apesar de ser compacto, o conforto oferecido pelo Tiguan não é limitado apenas aos ocupantes dos assentos dianteiros. O banco traseiro, com encostos rebatíveis e divisíveis na proporção 60/40, pode ter sua posição ajustada em 16 cm no sentido longitudinal. Por conta dessa comodidade, fica fácil aumentar o espaço para as pernas na parte de trás ou a capacidade do compartimento de carga.  

Os passageiros do banco traseiro também foram lembrados pela montadora com relação à segurança: todos, inclusive o do meio, contam com cinto de três pontos e apoios de cabeça. Mas (tinha que ter um MAS!), quem viaja no centro do banco não encontra o mesmo espaço para os ombros e (por que não dizer) o bumbum. O ideal mesmo é que, em uma viagem mais longa, apenas duas pessoas desfrutem do banco traseiro, podendo, inclusive, inclinar o encosto central, que vira um apoio de braços com porta-copos.

Por falar nisso, o que não falta no Tiguan é porta-trecos. Além dos porta-copos, há porta-óculos, gavetas, mesinhas dobráveis (do tipo avião) na parte de trás dos encostos dos bancos dianteiros e mais uma série de compartimentos espalhados por todo o interior do veículo.

Enfim, o Tiguan é um utilitário esportivo que tem seus atributos e, apesar de ter um preço um pouco mais salgado do que alguns concorrentes, promete ser um sucesso de vendas.

 

Clique aqui para ler este artigo na Autopista.com