Conhecendo o marketing turístico Formosa, Goiás

Conheça a respeito do markerting turístico. O Governo brasileiro abraçou o turismo como um dos possíveis promotores de desenvolvimento do País. O estudo e a utilização correta das técnicas de marketing têm levado à criação e elaboração do "Produto Brasil".

Goias Cartões
(62) 8585-2125
Rua 2 Nº 357 - Bairro Campinas
Goiânia, Goiás
 
ARTE FINAL (GRÁFICA & SERIGRAFIA)
(62) 8535-2405
r 36, s/n Qd. 61 Lt. 03, Vila Brasilia
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Espaço Nobre Comunicação e Marketing Ltda
(62) 3254-4500
r Teixeira de Freitas, 19, Serrinha
Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Petit Comitê Propaganda
(62) 3097-3137
av 2a Avenida, s/n Lote 46, Cidade Empresarial
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Interativa Asses Imprensa Comunicação Marketing Ltda
(62) 3097-1406
r 2, s/n qd 3 lt 1 sl 104, VL S Joaquim
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
ARTESANATO
(61) 9647-7928
AV.BOSQUE N:15
FORMOSA, Goiás
 
Agamemnon Digital Comunicação Visual Ltda
(62) 3945-1300
r H-44, s/n Qd 1B lt. 42E Sl 4 2º andar
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Webmarketing Divulgação e Gerenciamento de Redes sociais
(62) 3942-0880
www.oficinav7.com.nr
goiania, Goiás
 
MEGATUR TRANS E TURISMO
(62) 3206-2006
R A Nº 1263 QD 923 VILA NOVA
GOIANIA, Goiás
 
Goiania Painéis Ltda
(62) 3287-2770
r Benjamin Vieira, 185, Cid Jardim
Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Conhecendo o marketing turístico

Por Guilherme Said

É muito interessante e estimulante aprofundar-se na observação e estudo da utilização do marketing por parte das organizações da atualidade. Apesar de muitas organizações ainda não terem adotado uma mentalidade de marketing, fica evidente, observando-se a acirrada competitividade encontrada no atual mundo globalizado, que a sua utilização e incorporação tem sido um grande diferencial para as empresas que buscam o sucesso.

Percebe-se que essas empresas estão vencendo a competição, atraindo e fidelizando os seres humanos atuais cada vez mais exigentes por serviços de extrema qualidade.

O turismo, como esclarece o professor e filósofo Ireleno Benevides, tem-se constituído em uma atividade de grande peso e dinamismo na economia mundial, constituindo-se como um dos elementos caracterizadores do novo estilo de vida das sociedades pós-industriais. Constituiu-se em uma atividade marcante no século XX, tendo uma perspectiva de continuidade de grande crescimento para o século XXI.

A observação, por parte de todas as esferas da sociedade, do fenômeno turístico no mundo, levou muitos países em desenvolvimento, como o Brasil, a estudar mais a fundo a atividade, criando, dessa maneira, um projeto que pudesse inserir o país no mapa-múndi do turismo.

Naquele tempo, a mentalidade de marketing já existente em parte nos países desenvolvidos, ainda não tinha sido incorporada pelas empresas brasileiras, muito menos pelas esferas governamentais. Não se tinha dado conta de que os seres humanos residentes em outras partes do planeta estavam ávidos por "mundos diferentes", daqueles em que eles estavam vivendo. Entretanto queriam também serviços de qualidade e uma segurança tal que pudessem se deleitar com tranqüilidade e "esquecer um pouco a vida conturbada e agitada" encontrada em seus mundos de origem.

O projeto tinha sido criado. Uma mudança de mentalidade estava começando a surgir por parte dos governantes. O marketing e suas técnicas precisavam ser estudados para que o "Produto Brasil" pudesse ser criado corretamente tendo em vista a compra pelos clientes não só de outros países, como também do próprio país.

E assim aconteceu. O Governo brasileiro abraçou o turismo como um dos possíveis promotores de desenvolvimento do País. O estudo e a utilização correta das técnicas de marketing têm levado à criação e elaboração do "Produto Brasil", mostrando ao mundo as potencialidades e atratividades de nossa terra.

Muitos desafios, entretanto, ainda terão que ser transpostos. O Brasil ainda está "engatinhando" no turismo. Uma mudança de mentalidade total ainda não ocorreu principalmente por parte da população e do empresariado que ainda não se preocupa em utilizar o marketing como ferramenta para o sucesso de seus negócios. Como esclarece Marcos Pompeu, um dos grandes nomes do marketing turístico no País, o Marketing ainda é uma ciência pouco compreendida na totalidade da sua abrangência. Segundo ele, as pessoas ainda o confundem com propaganda e vendas, "esquecendo-se de que sua função primordial é a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, na busca de mercados e de fidelização de clientes".

Não se pode deixar de citar também os grandes problemas socioeconômicos encontrados no país, como o baixo nível de escolaridade e a distribuição de renda pouco igualitária o que dificulta o desenvolvimento do turismo. Como já foi dito, é preciso que uma mentalidade de marketing esteja presente nas pessoas, aliada a uma grande concentração de esforços do governo e da sociedade para a construção de um país menos injusto, constituindo-se em um "Produto" completo que atenda tanto os turistas como todo o povo.

..............................................................

Guilherme Said é consultor e administrador de empresas, com especialização em empreendedorismo. É coordenador do Portal SóCultura.com .

 

Clique aqui para ler este artigo na SóCultura