Conhecendo o GPS Maceió, Alagoas

Confira como foi elaborado o projeto do GPS. "Este sistema utiliza uma constelação artificial de 24 satélites de tamanho médio em órbita da terra", diz o consultor de informática Roberto Sedycias. Saiba as funções e curiosidades dessa tecnologia.

Casa Barbosa Eletrônica
(82) 3221-2464
r Alegria, 73 Centro
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Eletrorádio Gomes Ltda
(82) 3223-2869
r BR de Atalaia, 71 Centro
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Eletro Shopping
(82) 3326-3976
r Comércio, 419 Centro
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Eletrofone
(82) 3326-3324
r BR de Penedo, 339 Centro
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Hi Fi Eletronic
(82) 3326-5102
r Guedes Gondim, 278 lj 278 Centro
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Eletroradio Gomes Ltda
(82) 3223-2869
r Atalaia,BR, 71, Centro
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Serv Tec
(82) 3325-3850
av Gov Osman Loureiro, 171 sl 6 Mangabeira
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
FH Eletrônica
(82) 3235-5485
av Dr Antônio Gomes Barros, 979 Jatiúca
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Comércio de Lâmpada e Derivados Ltda
(82) 3327-1702
av Júlio Marques Luz, 1141 Jatiúca
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Eletrônica Dois Irmãos
(82) 3353-6029
av Benedito Bentes, 574 Benedito Bendes
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Conhecendo o GPS

GPS ou Sistema de Posicionamento Global é um sistema totalmente funcional de Navegação Global por Satélite. Este sistema utiliza uma constelação artificial de 24 satélites de tamanho médio em órbita da terra. Estes satélites transmitem sinais de micro ondas, permitindo que um receptor de GPS determine a sua localização, velocidade, direção e tempo. Este sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e foi denominado de NAVSTAR GPS que foi dado por John Walsh.

Esta constelação de satélites é supervisionada pela Força Aérea dos Estados Unidos (50th Space Wing). O custo é de aproximadamente 750 milhões de dólares a cada ano, incluindo o custo com a manutenção, reposição, pesquisa e desenvolvimento. Após o acidente com a aeronave da empresa Korean Air Lines, vôo 007, no ano de 1983, uma ordem foi emitida para que o GPS se fizesse disponível para o uso civil e tem sido usado extensivamente desde então. O GPS tem sido uma ferramenta muito utilizada para produzir mapas, observação de terrenos, comércio e inúmeros usos científicos. Ele também dá referência do tempo que pode ser usado em muitas aplicações que incluem o estudo de terremotos e rede de telecomunicações.

Um receptor de GPS simplesmente calcula a distância entre ele próprio e mais três satélites GPS. Cada satélite tem um relógio atômico que transmite determinados dados continuamente contendo sua hora exata, localização do satélite transmissor e o almanac. O receptor então mede a hora da recepção do sinal. De modo que a distância entre cada satélite é conhecida. Conhecidas as três distâncias, uma triangulação é formada. Se um quarto satélite for usado, a necessidade por um relógio no receptor é descartada.

O Sistema de Posicionamento Global é usado em uma variedade de aplicações militares e civis. Ele permite que os soldados encontrem seus objetivos, em território escuro ou completamente desconhecido e coordena o movimento e suprimento das tropas. Os receptores de GPS que os comandantes e soldados usam são chamados de Assistente Digital dos Comandantes, e Assistente Digital dos Soldados respectivamente. Uma combinação de GPS e comunicação pelo rádio permite em tempo real a localização de veículos.

Também é utilizado na localização de alvos hostis e permite a precisão de munições guiadas permitindo que estes alvos sejam alcançados com alta precisão. Os aviões militares usam o GPS para encontrar seus alvos. O GPS também permite a localização de alvos militares como ICBMs, mísseis cruzeiros e mísseis guiados de precisão. Projetos de base de artilharia também podem conter receptores de GPS e podem suportar forças de até 12.000G. Estes são usados em 155 mm Howitzers. Qualquer piloto derrubado pode ser facilmente localizado se ele tiver um receptor de GPS. É largamente usado por militares para mapeamento e reconhecimento. Alguns satélites de GPS também têm detectores de detonação nuclear.

Os GPS ajudam muito em busca e navegação. A sua habilidade para calcular a velocidade local e orientação é extremamente útil. Transferência de tempo é possível por causa da sua capacidade de sincronizar relógio. Um exemplo que utiliza largamente o uso do GPS é o celular digital CDMA. Cada base usa um receptor de tempo GPS para sincronizar os códigos com as outras estações de base e assim facilitar inter-cell hand off para poder suportar chamadas de emergência e outras aplicações.

Os dois projetistas do GPS, Ivan Getting e Bradford Parkinson receberam o prêmio National Academy of Engineering Charles Stark Draper Prize durante o ano 2003. Roger L. Easton recebeu o prêmio National Medal for Technology em 13 de Fevereiro, 2006. Outros sistemas de localização semelhantes são: BEIDOU, que foi desenvolvido na China e é proposto para ser expandido no COMPASS; GALILEO, que foi desenvolvido pela União Européia junto com muitos outros países como a Índia; IRNSS é o sistema regional proposto pela Índia e QZSS que foi proposto pelo Japão.
Este artigo também pode ser acessado através da seção de Artigos da página www.polomercantil.com.br/gps.php

Sobre o Autor
Roberto Sedycias trabalha como consultor de informática para www.polomercantil.com.br

Artigos.com