Conhecendo o Chevrolet Omega CD Brasília, DF

Lembra daquela aparência conservadora e sisuda do Omega? Pois ela ficou no passado. O novo Omega está mais jovial e esportivo do que nunca. Ganhou linhas mais modernas e robustas, marcadas pela cintura elevada e molduras pronunciadas dos pára-lamas dianteiros. Há até entrada de ar na lateral dianteira e escapamento com duas saídas.

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Conhecendo o Chevrolet Omega CD

Fornecido por:

Aeronave australiana

 

Lembra daquela aparência conservadora e sisuda do Omega? Pois ela ficou no passado. O novo Omega está mais jovial e esportivo do que nunca. Ganhou linhas mais modernas e robustas, marcadas pela cintura elevada e molduras pronunciadas dos pára-lamas dianteiros. Há até entrada de ar na lateral dianteira e escapamento com duas saídas.

 

A esportividade do sedan de luxo da General Motors não está apenas no visual. Embaixo do capô está o consagrado motor Alloytec V6 3.6 litros (seis cilindros em "V"), que foi recalibrado privilegiando o seu torque -- que, diga-se de passagem, é força para caminhão nenhum botar defeito: são 35 kgfm a 2.600 rpm.

 

Com seus 254 cv de potência, o Omega sai da inércia e atinge os 100 km/h em 8,1 segundos -- ótimo tempo para um carro que pesa quase 1,8 tonelada. A velocidade máxima é de 229 km/h . Devido ao mau tempo -- a chuva foi constante durante o período em que avaliamos o carro -- não nos atrevemos a aproximar muito desse limite. Apesar de que o carro continuava passando uma sensação de segurança mesmo depois de ultrapassarmos os 180 km/h .

 

O câmbio automático de cinco marchas com opção de trocas seqüenciais na alavanca apresentou engates rápidos e suaves. Ao ultrapassar um veículo mais lento (que deveria estar a uns 110 km/h ), bastava pisar fundo no acelerador que o sistema reduzia duas marchas de uma só vez, oferecendo retomadas rápidas como todo legítimo esportivo.

 

Além da segurança proporcionada por um motor que responde de imediato aos anseios do motorista "corredor", o Omega oferece uma direção precisa que, aliada à suspensão independente faz curvas -- mesmo em altas velocidades --sem sustos. Os freios dianteiros e traseiros são a discos ventilados, com sistema ABS (antiblocante). Ainda para manter a trajetória há controles de estabilidade e tração.

 

As rodas de aro 17 com pneus de perfil baixo (225/55 R17) transferem um pouco as imperfeições do piso para o interior, mas nada que cause desconforto aos ocupantes. E, mesmo em pisos de calçamentos, o Omega é silencioso ao rodar.

 

INTERIOR

 

O Omega é daqueles carros que, se por fora arranca suspiros, ao entrar no carro não há como escapar de uma paixão avassaladora. Quem entra não tem vontade de sair. O cockpit do piloto, digo, motorista é o lugar mais disputado. O banco possui ajustes elétricos e a coluna de direção tem regulagem de altura e profundidade, o que torna fácil encontrar uma posição melhor para guiar. A ergonomia é excelente, com os comandos caindo como luvas nas mãos do motorista. Inclusive o freio de estacionamento, antes localizado mais próximo do banco do carona, agora está do lado do motorista (lembrando que na Austrália, onde o sedan é produzido, a mão é inglesa).

 

O Omega ainda traz apetrechos tecnológicos que tornam a vida a bordo ainda mais prazerosa, como CD Changer para 6 CDs e leitor MP3, 11 alto-falantes incluindo subwoofers com controle no volante, sistema "hands-free" via conexão Bluetooth e DVD player. Este último tem uma tela de cristal líquido no teto (para os ocupantes do banco traseiro) e outra no display multi-função dianteiro (localizado no console central), mas só mostra a imagem do DVD quando o veículo está parado. O sistema ainda dispõe de dois fones de ouvidos sem fio que só funcionam no banco traseiro.

 

Com seus 4.894 mm de comprimento por 1.899 mm de largura e 2.915 mm de distância entre eixos, o Omega oferece espaço de sobra para cinco adultos. Entretanto, o passageiro do meio do banco traseiro não viaja tão confortável quanto os demais devido ao túnel central grande, por onde passa o eixo cardã (pois a tração é traseira) e ao encosto do banco que vira apoio de braço para os outros dois ocupantes. Espaço também há de sobra no porta-malas: são 496 litros de capacidade.

 

Agora, você deve estar se questionando: manobrar esse gigante sobre rodas deve ser tarefa difícil, não? Que nada! Apesar o tamanho, o Omega oferece sensores de estacionamento que, além do aviso sonoro, dispõe de uma imagem gráfica no display localizado no console central. E, para facilitar ainda mais, toda vez que se engata a ré, o retrovisor direito abaixa, facilitando a manobra na hora de uma baliza. Melhor do que isso, só se ele estacionasse sozinho!

 

O Omega CD tem preço sugerido de R$ 147.500,00 e vem com uma completíssima lista de equipamentos (não há opcionais), que incluem, além dos já citados na matéria, seis airbags, ar condicionado dual zone, piloto automático (cruise control), computador de bordo com três visores de cristal líquido, bancos em couro, trio elétrico, direção hidráulica, entre outros.

 

Ou seja, no segmento dos automóveis de luxo, ele oferece uma ótima relação custo benefício. Um carrão que vale quanto pesa!

 

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