Conhecendo as próteses dentárias Goiânia, Goiás

A cada 5 anos o paciente devera procurar o seu dentista para uma análise criteriosa para confecção de novas dentaduras. Você terá dor e desconforto no começo; se aparecerem pontos dolorosos ou "calos" procure seu dentista. Conheça como lidar com a dentadura aqui.

Construtora regional
(62) 3281-2311
r Cento e Quarenta e Seis, 500, St Marista
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Mather Construtora Ltda
(62) 3289-7024
av Madrid, 754, Qd 119 Lot 25, St Faiçalville
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Termoeste S/A Construções e Instalações
(62) 4005-5110
av T-2, 2227,
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Bilenge Construtora Ltda
(62) 3224-6644
av Araguaia, 156, St Central
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Diretriz Construtora Ltda
(62) 3255-7776
r T-36, 3182, An 6 Sl 607, St Bueno
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Serca Construtora Ltda
(62) 3251-8778
r T-30, 1544, St Bueno
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
OPE Construções Ltda
(62) 3297-4884
r Monte Oliva, 352, Vl regina
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Phelps Construtora Ltda
(62) 3289-7188
r Campos,Des, 190, Vl rosa
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Himalaia Construtora e Incorporadora Ltda
(62) 3941-5763
r Quaresmeiras, 185, Qd 2 Lt 35, Vl Bela
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Fabro Construtora Ltda
(62) 3225-5155
av Anhanguera, 5389, An 10 Sl 1008, St Central
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Conhecendo as próteses dentárias

Qual o tempo de duração de uma dentadura?

A cada 5 anos, o paciente deverá procurar o seu cirurgião-dentista, para uma análise criteriosa para confecção de novas dentaduras. Estética, harmonia facial, desgaste dos dentes, envelhecimento precoce, falta de retenção, reabsorção óssea, dores em algumas áreas são alguns itens importantes para indicação ou não de uma nova dentadura.

Quanto tempo é necessãrio para se acostumar às dentaduras?

A dentadura inferior leva 4 vezes mais tempo que a superior. Quanto mais tempo você empregar na mastigação, melhor será a adaptação. Não coma porções grandes de alimentos no princípio. Divida os alimentos em pequenas porções. Você terá dor e desconforto no começo; se aparecerem pontos dolorosos ou "calos" procure seu dentista, que lhe dará alívio necessário.

Que tipo de alimentos devo comer?

Coma somente alimentos macios e cremosos nos primeiros dias; à medida que for progredindo, coma alimentos mais sólidos e mastigue vagarosamente e por igual a fim de controlar a dentadura e a pressão das gengivas ao morder.

É difícil falar com as novas dentaduras?

Se você tem tendências de misturar as palavras, ou parece difícil, pratique falando em voz alta em frente ao espelho. Normalmente, rapidamente se aprende a falar com a nova prótese.

Por que as dentaduras "machucam"?

Quase sempre elas irão provocar pequenas ulcerações na sua gengiva. É muito difícil fazer dentaduras que não traumatizem a fibromucosa, provocando dores. Quase sempre é necessário realizar controles posteriores, desgastes, ajustes oclusais etc.; não esquecer que as dentaduras são duras, rígidas e o tecido da gengiva é muito delicado e sensível.

0 que fazer com a sensação de "boca cheia"?

Para diminuir seus efeitos, engula com mos freqüência, e, depois de alguns dias, seu organismo se adaptará às novas condições. Os músculos dos maxilares, dos lábios, assim como a língua, ajudam a manter a dentadura no lugar.

Quando as dentaduras provocam náuseas e enjôos, o que fazer?

0 melhor remédio é usá-las o maior tempo possível. Esse reflexo passará logo. Seu dentista pode ajudar verificando a extensão da base e a adaptação no céu da boca.

Devo dormir com as dentaduras?

Muitos usam suas dentaduras artificiais durante as 24 horas; no entanto, se sentir dificuldades porque acorda com dor na boca, ou elas soltam à noite, melhor dormir sem elas.

Como limpar as dentaduras?

Sempre que se alimentar, fazer o possível para lavar as dentaduras por meio de escovas macias. Não usar pó para polir, eles podem conter cáusticos alcalinos, ácidos ou partículas, os quais podem arranhá-la. 0 acúmulo, de antigas partículas pode dar mau odor. Uma dentadura que não está limpa nunca é confortável. A melhor maneira de evitar o acúmulo de tártaro é não deixar que se deposite.

Devo usar produtos de fixação?

Quase sempre não há necessidade de pó adesivo; deve-se usá-lo somente a conselho do seu dentista. Muitos pacientes não ficam satisfeitos com a retenção das suas dentaduras; começam por conta própria ou por informação de outros a usar pó adesivo; porém, com a pressão aumentada, a gengiva se reabsorve, se contrai mais rapidamente e as dentaduras ficam cada vez mais frouxas, precisando se aumentar cada vez mais e a quantidade desses "produtos ditos milagrosos".

. REVISTA DA APCD V. 49, Nº 5, SET./OUT. 1995

.Richard Morita

Dr. Richard Morita - Odontologia: Estética e Saúde - Cirurgião Dentista - Clínico Geral - CROSP 87.828 - Bacharel pela Univ. Estadual Paulista (Unesp) de S. J. dos Campos - (11) 4106-1972 / 4112-1154

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com