Conhecendo a nova versão da Captiva Sport da Chevrolet Boa Vista, Roraima

Lançado no final do ano passado, com motorização 3.6L V6 de 261 cv, o Captiva Sport conquistou rapidamente uma legião de fãs. Em três meses de comercialização, mais de 4.700 consumidores se dispuseram a desembolsar cerca de R$ 100 mil para ser dono do mais novo utilitário esportivo da Chevrolet. Leia mais...

Autoville Multicar
(95) 3623-2820
av Ville Roy, 5733, Centro
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
E. A. Batista e Cia Ltda
(95) 3624-4272
av Glaycon de Paiva, 1329, São Vicente
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
B V Boa Vista Veículos Ltda
(95) 3224-0503
av Maj Williams, 1002, São Francisco
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Estrela Veículos
(95) 3627-0049
av Gal Ataíde Teive, 4114, Asa Branca
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Auto Vista Veículos
(95) 3224-0102
av Maj Williams, 1951, Centro
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Maximize Car Ltda
(95) 3626-4303
av Brasil, 484, Treze de Setembro
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Polo Veiculos Ltda
(95) 3625-7343
r Ataíde Teive,Gal, 2672, Liberdade
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Tropical Veiculos Ltda
(95) 3224-6810
av Ville Roy, 4562, São Pedro
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Diamond Veículos Multimarca
(95) 3624-2100
av Gal Ataíde Teive, 1280 A, Mecejana
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
GP veículos Ltda
(95) 3623-4500
av Maj Williams, 756 ala 4, Boa Vista
Boa Vista, Roraima

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Conhecendo a nova versão da Captiva Sport da Chevrolet

Fornecido por:

Agora ele te cativa

 

Lançado no final do ano passado, com motorização 3.6L V6 de 261 cv, o Captiva Sport conquistou rapidamente uma legião de fãs. Em três meses de comercialização, mais de 4.700 consumidores se dispuseram a desembolsar cerca de R$ 100 mil para ser dono do mais novo utilitário esportivo da Chevrolet. O sucesso do modelo tem sido tão grande que, desde novembro último, ele permanece na liderança do segmento -- destronando quem há um bom tempo reinava absoluto.

 

Mas a Chevrolet quer mais e por isso está lançando no mercado uma nova versão da Captiva Sport, com motor mais econômico (as médias de consumo do propulsor V6 não são muito atraentes) e com preço ainda mais acessível. Trata-se da Captiva Sport Ecotec. O modelo, que tem preço sugerido de R$ 86.990,00 (R$ 10 mil mais barato que o Captiva V6 4x2 e R$ 17 mil mais barato do que o Captiva V6 4x4) é equipado com o inédito motor 2.4L 16V VVT de 171 cv de potência e possui as mesmas linhas atraentes e tecnologia avançada da versão de seis cilindros.

 

Colocando lado a lado, um modelo 3.6L V6 e um 2.4L Ecotec, há algumas pequenas diferenças. Enquanto o primeiro tem pára-choques pintados na cor da carroceria, o segundo é na cor Antracite, a mesma usada nas molduras das soleiras e maçanetas das portas. As outras diferenças estão no escapamento (duplo para a versão seis cilindros e único na Ecotec) e nas rodas de alumínio aro 17 (que são cromadas apenas na versão V6).

 

Internamente, a avançada tecnologia, que tanto tem agradado os consumidores do Captiva Sport V6, também se faz presente nesta versão de entrada. O computador de bordo tem diversas funções, inclusive pressão dos pneus, vida útil do óleo e bússola. O modelo ainda sai de fábrica equipado com seis airbags, freios ABS (anti-travamento das rodas), ESP (controle eletrônico de estabilidade), TCS (sistema de controle de tração), rádio AM/FM/CD/MP3 e entrada auxiliar, sistema ISOFIX (que permite a correta e segura fixação de cadeiras para crianças), trio (espelhos retrovisores, vidros e travas) elétrico, entre outros itens de conforto e segurança.

 

Os únicos itens presentes no Captiva V6 e que não estão disponíveis no Captiva Ecotec são: Direção hidráulica (no Ecotec ela é elétrica), regulagem elétrica do banco do motorista (a regulagem é manual), ar condicionado eletrônico (tem ar mas não é eletrônico) e acionamento do motor por rádio freqüência.

 

QUATRO VELOCIDADES

 

O motor Ecotec que equipa a nova versão do Captiva Sport é do tipo DOHC (Dual Overhead Camshaft) a gasolina de 2.384 cc, 16 válvulas e quatro cilindros. Ele desenvolve 171 cavalos de potência a 6.200 rpm e tem um torque (força) máximo de 22,2 kgfm a 5.100 giros. Já a transmissão é automática de quatro velocidades, com opção Active Select (seqüencial): por meio de um botão localizado na manopla do câmbio, o motorista aumenta as marchas para frente (+) e as reduz dando toques para trás (-).

 

Durante a apresentação do Captiva Sport Ecotec para a imprensa, tivemos a oportunidade de dirigir o novo modelo nas pistas de teste do Campo de Provas de Cruz Alta (CPCA) da General Motors do Brasil, em Indaiatuba (SP). O utilitário provou ser tão confortável quando a versão mais cara, porém, nada se compara ao desempenho do motorzão V6 de 261 cv! Ainda assim, a performance não decepciona, muito pelo contrário. Mesmo com 90 cavalinhos a menos, o Ecotec apresentou respostas rápidas nas arrancadas, aliadas a uma dirigibilidade suave, sem trancos ao acelerar. O motor também é silencioso e com baixos níveis de vibração.

 

Segundo a Chevrolet, o Captiva Ecotec acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h . Quanto às médias de consumo, a montadora divulga números bem animadores 10 km/l de gasolina na cidade e 14,9 km/l na estrada (média combinada de 11,7 km/l). Será possível?

 

MERCADO

 

A Chevrolet espera aumentar ainda mais sua presença no segmento dos utilitários-esportivos de luxo, após o lançamento do Chevrolet Captiva Sport Ecotec. O Captiva Sport, equipado com motor 3.6 litros V6, é sucesso de vendas desde que chegou ao mercado, em setembro de 2008, com 4.796 unidades emplacadas acumuladas até o último dia 31 de dezembro de 2008. No segmento dos utilitários-esportivos de médio porte o Captiva liderou o mercado brasileiro nos meses de novembro e dezembro de 2008.

 

Inicialmente a área de marketing da GM prevê um mix de 50% das vendas totais do modelo no Brasil para a nova configuração Ecotec e de 50% para as outras duas configurações V6. Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil, acredita que o Chevrolet Captiva Ecotec vai obter o mesmo sucesso de vendas do Captiva Sport V6. "O mercado de utilitários-esportivos cresceu 26% em 2008 (175.737 unidades), em relação a 2007 (139.449 unidades) e esta nova versão do nosso utilitário-esportivo vai participar com uma importante fatia", acrescenta o executivo.

 

Segundo ele, o Captiva Ecotec possui características técnicas superiores a dos concorrentes e ainda com a vantagem de ter um excelente custo-benefício, o que deve atrair uma nova gama de consumidores. "Tecnologia, segurança e conteúdo diferenciado são, com certeza, os itens de série de qualquer versão do Chevrolet Captiva", destaca Munhoz.

Clique aqui para ler este artigo na Autopista.com