Conhecendo a acupuntura veterinária Manaus, Amazonas

A acupuntura, técnica de cura milenar, consiste na introdução de finas agulhas metálicas em pontos específicos do corpo, visando o seu equilíbrio e saúde. Os benefícios da acupuntura para animais são inúmeros, e os proprietários de cães e gatos a cada dia vêm se surpreendendo com os grandes resultados obtidos em diversas doenças diferentes. Veja mais abaixo.

João BL Botelho
(92) 234-5609
bc Ribeiro, 520, sl 705, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Wellington Sampaio
(92) 236-1672
r Acre, 31, bl 31 b ap 3, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
João LP Machado
(92) 232-4559
bc Ribeiro, 620, sl 203, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Paulo MG Lobo
(92) 633-1764
r Ramos, 89, São José Operário
Manaus, Amazonas
 
Antônio Lg Matos
(92) 236-7505
av C Nery, 2240
Manaus, Amazonas
 
Roberto O Mello
(92) 232-3915
r C Azevedo, 9, sl 206
Manaus, Amazonas
 
Luciana SM Vieira
(92) 233-1878
r Ferreira, 1297
Manaus, Amazonas
 

Conhecendo a acupuntura veterinária

A acupuntura, técnica de cura milenar, consiste na introdução de finas agulhas metálicas em pontos específicos do corpo, visando o seu equilíbrio e saúde. A técnica ganhou status de ciência a partir da revolução socialista na China, quando começou a ser utilizada dentro dos hospitais juntamente com a medicina ocidental e, assim, tornou-se foco de estudo científico. A cada dia, vem ganhando cada vez mais prestígio entre médicos e cientistas. Para muitas pessoas, sua utilização em animais é novidade. Porém, é sabido que os primeiros relatos de sua utilização em cavalos tem data em 1700 a.C., na China. Em cães e gatos, ela se desenvolveu nos últimos quarenta anos, com grandes contribuições da Europa e Estados Unidos.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, o mecanismo de ação da acupuntura baseia-se na circulação de energia pelo corpo, em trajetos bem definidos, denominados meridianos. Os pontos de acupuntura localizam-se em tais meridianos, e comunicam-se com órgãos específicos. Com os conhecimentos da anatomia e da neurofisiologia, a medicina ocidental evidenciou uma estreita relação entre os efeitos da acupuntura e o sistema nervoso central e periférico, e com o mecanismo humoral. 

Os benefícios da acupuntura para animais são inúmeros, e os proprietários de cães e gatos a cada dia vêm se surpreendendo com os grandes resultados obtidos em diversas doenças diferentes. As aplicações mais comuns da acupuntura são em: doenças neurológicas, como paralisias, convulsões, seqüelas de cinomose, acidentes vasculares cerebrais (derrames); doenças do aparelho locomotor, como artroses, displasia coxofemoral, traumas agudos; doenças metabólicas, como o diabetes mellitus, hipotireoidismo; insuficiência renal, insuficiência cardíaca, podendo ser utilizada mesmo no tratamento auxiliar de tumores.

A maioria dos animais aceita a inserção de agulhas, sendo que muitos chegam a relaxar tanto durante a sessão que dormem tranqüilamente durante  e após o tratamento. Junto da acupuntura, outras técnicas chinesas importantes para serem utilizadas em animais são: moxabustão (aquecimento dos pontos de acupuntura), terapia neural (injeção de medicamentos nos acupontos), fitoterapia (utilização de ervas), e implantes de ouro (inserção de fragmentos de ouro permanentemente nos pontos de acupuntura). Clínica Zen Pet: www.zenpet.vet.br

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com