Conheça o jogo on-line que ajuda a escolher alimentação correta Manaus, Amazonas

Um vídeo game criado por pesquisadores orienta na educação alimentar das crianças. Saiba como é aplicada a metodologia educacional. Confira também os resultados de um experimento realizado com um grupo de crianças.

João BL Botelho
(92) 234-5609
bc Ribeiro, 520, sl 705, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Wellington Sampaio
(92) 236-1672
r Acre, 31, bl 31 b ap 3, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
João LP Machado
(92) 232-4559
bc Ribeiro, 620, sl 203, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Paulo MG Lobo
(92) 633-1764
r Ramos, 89, São José Operário
Manaus, Amazonas
 
Antônio Lg Matos
(92) 236-7505
av C Nery, 2240
Manaus, Amazonas
 
Roberto O Mello
(92) 232-3915
r C Azevedo, 9, sl 206
Manaus, Amazonas
 
Luciana SM Vieira
(92) 233-1878
r Ferreira, 1297
Manaus, Amazonas
 

Conheça o jogo on-line que ajuda a escolher alimentação correta

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O vídeo game que geralmente é culpado por prender grande parte do tempo e atrapalhar o desenvolvimento das crianças, passa a ter um ponto positivo graças a um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia.

Com as taxas de utilização da internet crescendo entre as crianças, muitas passam horas jogando games on-line. Cerca de dois terços das crianças que responderam a uma pesquisa sobre o tema relataram usar esse tipo de jogo. Sendo assim, os especialistas resolveram criar um jogo destinado a crianças com idades entre 10 e 12 anos que pudesse melhorar sua alimentação e prevenir a obesidade infantil.

O jogo fazia o uso de personagens e cenários de um tradicional jogo de fliperama, o Pac Man. Só que dessa vez os pontos são ganhos quando a criança leva o personagem a fazer boas escolhas nutricionais. Frutas e vegetais são premiados, enquanto refrigerantes, doces e salgadinhos fazem o participante perder pontos. Um grupo de 30 crianças de cinco escolas, em Washington, fez parte da experiência. Elas eram de áreas da cidade onde há altas taxas de obesidade infantojuvenil.

Foram divididas em três grupos. Um brincou com o jogo Pac Man tradicional, outro grupo usou a versão de escolhas saudáveis, já o terceiro serviu de controle. O grupo controle escolheu seu lanche, que consistia em salgadinhos e refrigerantes. Os grupos dos jogos foram lanchar após horas de brincadeiras na internet.

Os pesquisadores puderam observar que, das crianças que usaram o jogo das escolhas nutricionais, 90% escolheram pelo menos um alimento saudável para o lanche, comparado a somente 60% do grupo do jogo tradicional; o que comprova o efeito benéfico do jogo saudável. O grupo controle, que não usou jogo algum, fez escolhas semelhantes as do grupo do jogo tradicional.

Essa pesquisa mostrou que tecnologias tão criticadas, podem ser utilizadas de forma criativa e educacional, proporcionando, além da diversão, lições produtivas e benéficas tanto para as crianças quanto para os pais, que podem ficar menos preocupados enquanto os filhos passam horas em frente ao vídeo game.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Clique aqui para ler este artigo na Portal Educação