Conheça as categorias acústicas do violão Manaus, Amazonas

O violão é um instrumento musical que utiliza cordas para produzir o som. Geralmente o violão tem seis cordas, mas há de quatro, sete, oito, dez e doze cordas não são raras. O violão é considerado como um instrumento que serve para muitos tipos de música como blues, country, flamengo, rock e pop. Tocando o violão acusticamente envolve a produção de tons pela vibração das cordas e modulação pelo corpo do violão.

Remo Instr Musicais Ltda
(92) 622-1070
RJ Paranaguá, 400
Manaus, Amazonas
 
Jober Coml Ltda
(92) 611-3179
RJ C Antony, 571
Manaus, Amazonas
 
Norte Som e Celular Ltda
(92) 648-1002
bc Batista, 482, lj 139, Educandos
Manaus, Amazonas
 
Josenir R Lima
(92) 232-3516
r H Martins, 268, sl 102
Manaus, Amazonas
 
Ahr Repres e Com de CD S Único Na Região Norte
(92) 236-3025
r Trinta e um, 1254, conj castelo branco
Manaus, Amazonas
 
Ramsons
(92) 642-5387
r Amazonas Shopping
Manaus, Amazonas
 
Novodisc Manaus Ind Fonográfica
(92) 615-4760
av Abiurana, 566, Distrito Indl
Manaus, Amazonas
 
Mr Music
(92) 236-3487
est Aeroclube, 14, b, Flores
Manaus, Amazonas
 
Ramsons
(92) 633-2153
r Marcilio Dias, 255, sl 158, Centro
Manaus, Amazonas
 
Jober Coml Ltda
(92) 635-3636
r Acre, 2, qd 34, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 

Conheça as categorias acústicas do violão

O violão é um instrumento musical que utiliza cordas para produzir o som. Geralmente o violão tem seis cordas, mas há de quatro, sete, oito, dez e doze cordas não são raras.

O violão é considerado como um instrumento que serve para muitos tipos de música como blues, country, flamengo, rock e pop. Tocando o violão acusticamente envolve a produção de tons pela vibração das cordas e modulação pelo corpo do violão. A manipulação eletrônica também pode ser feita no tom usando um amplificador.

A combinação de várias madeiras, com cordas de náilon ou de aço são utilizadas para a construção de violões acústicos.

A história e o desenvolvimento dos instrumentos de corda semelhantes ao violão, data de pelo menos 5.000 anos atrás. Naqueles dias, quando o material sintético não era disponível para a fabricação de violões, um violão era definido como um sendo instrumento longo, com um braço de madeira, que emitia baixos sons, e um instrumento de costas achatadas, geralmente com os lados arredondados.

Há dois tipos principais de violões:

O violão acústico: Uma caixa de som acústico (presente na frente do corpo do violão de forma arredondada feito de madeira) é usado para produzir o som destes tipos de violões. Não é necessário nenhum dispositivo externo para produzir o som. Isto faz com que o violão acústico seja mais comportado do que outros instrumentos comumente encontrados em bandas ou orquestras e com freqüência um amplificador externo é usado para que o som deste instrumento seja mais audível, para se igualar ao som dos outros instrumentos da banda. Os últimos modelos de violões acústicos vem com uma grande variedade de acessórios para amplificar e modificar o som natural do instrumento.

Dentro da categoria do tipo acústico, as subcategorias incluem:

Violões clássicos.
Violões flamengos.
Violões com cordas de aço (incluindo a guitarra folk).
Violões de doze cordas.
Violões arch-top.
Violões renascentistas ou Barrocas.
Violões resonator, resophonic ou dobro.
Violões russas.
Violões com baixo acústico.
Violões tenor.
Violões harpa.
Violões de alcance extendido.
Violões battente.

Guitarras elétricas: o corpo das guitarras elétricas são sólidos, semi-ocos ou ocos. O som produzido é pouco e baixo sem amplificação. Um amplificador forma uma parte integral de uma guitarra elétrica. As vibrações das cordas de aço convertidas em sinais elétricos por pick-ups eletromagnéticos são inseridos em um amplificador usando um cabo ou transmissor de rádio. O som é freqüentemente modificado, seja usando dispositivos eletrônicos ou por distorção natural das válvulas. Os pick-ups aqui são de dois tipos: linha única ou linha dupla, cada uma podendo ser ativa ou passiva. O som da guitarra elétrica é mais comumente usado nos estilos de música jazz, rock and roll e blues.

A construção da guitarra é baseada no fato do tocador ser canhoto ou não. Geralmente, os tocadores usam a sua mão dominante para tocar nas cordas. Para a maioria das pessoas, é a mão direita. A outra mão do tocador serve para pressionar e segurar as cordas do violão.

Existem alguns acessórios que podem ser importatne para tocar o violão ou guitarra. São estes: Plectrum - Também chamado de palheta de guitarra, é usado para tocar as cordas. É feito de um material plástico duro; Slides - É usado para criar um efeito sonoros nos gêneros musicais tipo blues ou rock. A boca de uma garrafa, a lâmina de uma faca ou um pedaço de metal redondo, qualquer um destes pode ser usado como um slide; Copatasto - É usado para mudar o pitch das cordas abertas.

Este artigo também pode ser acessado a partir da seção de artigos da página http://www.polomercantil.com.br/violao.php

Sobre o Autor
Roberto Sedycias trabalha como consultor de informática para www.polomercantil.com.br

Artigos.com