Compreenda os benefícios de pedalar Marabá, Pará

Andar de cicicleta além de ser prazerosa para o corpo e para a mente, é um excelente exercício aeróbio, ideal para quem quer queimar calorias. Acontece que este exercício é tão completo que ele nunca deveria deixar de ser praticado. Veja mais no artigo abaixo.

Academia Triaton
(91) 3226-5553
Tv Humaitá, 2411, Marco
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Arena Fitness
(91) 3287-3210
Arterial 18, 180 Qd 168 Ananindeua
Ananindeua, Pará

Dados Divulgados por
AR PILATES ABAETETUBA
(091)92030693
Av. D. Pedro II, 338- 1 andar, sala 03, enfrente Pça. Conceição
Abaetetuba, Pará
 
Academia Paulo Afonso
(91) 3235-5886
av 3 Corações, 100, CN 3 Coqueiro
Ananindeua, Pará

Dados Divulgados por
Academia Performance
(91) 3226-6622
av Marq Herval, 218, Pedreira
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Academia Vigor
(91) 3235-5704
tv WE 8, 122 Coqueiro
Ananindeua, Pará

Dados Divulgados por
INTAO
(91) 8196-6059
Cidade Nova 4, SN 16 ESQ. C/WE45, próx. fim da linha ônibus CN 4
ANANINDEUA, Pará
 
Academia de Dança Ribalta
(91) 3263-2535
Conj. Cidade Nova 77, n° 652 -
Ananindeua, Pará

Dados Divulgados por
Academia Canazala
(91) 3264-0722
av Sen Lemos, 2423, Telégrafo
Belém, Pará

Dados Divulgados por
Academia Bioforma
(91) 3263-2747
tv WE 21, 161 Cid. Nova II Coqueiro
Ananindeua, Pará

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Compreenda os benefícios de pedalar

Provavelmente, ao falar de bicicleta, você se lembra do tempo de criança, quando saía pedalando pelas redondezas de sua casa ou apartamento, certo? Acontece que este exercício é tão completo que ele nunca deveria deixar de ser praticado. Seja para passear, se exercitar ou se locomover, andar de bicicleta pode ser uma forma muito prazerosa de prevenir problemas de saúde, manter o bem-estar e a qualidade de vida e, de quebra, preservar o meio-ambiente.

A prática, além de ser prazerosa para o corpo e para a mente, é um excelente exercício aeróbio, ideal para quem quer queimar calorias. Só para você ter uma idéia, uma hora de pedalada, em uma intensidade moderada, queima, em média, 350 calorias. Segundo o personal trainer Paulo H. P. Almeida, pedalar é excelente, também, para enrijecer a musculatura dos glúteos, coxa, panturrilha e abdominal, regiões que sofrem com o acúmulo de gordura localizada. “O exercício contribui também para melhora do funcionamento do sistema cardiovascular”, complementa.

Atualmente, a maioria das cidades possui ciclovias e parques com pistas próprias para a prática. Para que o exercício funcione melhor, a dica é procurar lugares com aclives e declives, que exigem mais da musculatura. “Opte por locais longe da poluição, como parques e ruas tranqüilas, que permitem que você melhore os resultados da atividade, alternando a intensidade do treino, ao mesmo tempo que beneficiam a mente e ajudam a liberar o estresse do dia-dia”, garante Paulo.

Apesar de ser um exercício de baixo impacto, deve ser realizado com cautela por pessoa com problemas nos joelhos e na coluna, pois a posição e os movimentos podem piorar o quadro. Segundo Paulo, estas pessoas somente podem iniciar na prática com o acompanhamento de um profissional qualificado. “Pessoas muito obesas também necessitam deste acompanhamento, já que o exercício exige muito do sistema cardiorespiratório”, afirma o personal.

Já pessoas que possuem problemas de visão, audição ou de equilíbrio não devem praticar ciclismo na rua. Para estas pessoas, Paulo indica as aulas de Spinning ou de RPM, que também são indicadas para pessoas que não tem tempo de andar de bicicleta na rua ou em parques e que procuram obter resultados rápidos com a prática. “Estas aulas consistem numa alternância de velocidade e de carga, regidas por músicas e dirigidas pelo professor. São aulas cativantes, divertidas e, ao mesmo tempo, muito benéficas para o corpo”, diz.

Só para você ter uma idéia, uma hora de aula de Spinning consome, em média, 800 calorias! Além disso, o exercício tem os mesmos efeitos corporais que andar de bicicleta ao ar livre, só que em dobro, já que a intensidade do exercício na aula é maior. Já os cuidados são os mesmos, com exceção dos acessórios de proteção, que são dispensáveis na sala de aula.

Confira agora as dicas do personal trainer Paulo H. P. Almeida para pedalar sem correr riscos e obter melhores resultados da atividade:

- Antes de iniciar, consulte um médico e realize exames para assegurar que você está apta a realizar essa atividade. Se você tem algum problema de saúde ou mais de 40 anos, a consulta ao médico é ainda mais importante;
 
- Escolha uma bicicleta que seja compatível com seu biótipo. A altura do quadro é muito importante para que o exercício não ofereça perigo ao corpo;

- Ajuste o banco de forma que a coluna fique reta, o abdome contraído e as pernas semiflexionadas;

- Use roupas adequadas, como calças justas, leves e flexíveis, além de capacete e luvas;
 
- Para quem pretende andar em vias publicas, atenção redobrada às regras de trânsito;

- Faça alongamento antes e depois e não pedale mais do que seu corpo permite. Você é o único que sabe dos limites do seu corpo, por isso respeite-os;

- Ao percorrer longas distâncias, lembre-se de ingerir líquidos durante o percurso e também de aplicar protetor solar.

Clique aqui para ler este artigo no Guia da Plastica