Com sensores, Project Natal quer aposentar o controle Porto Seguro, Bahia

A Microsoft revelou em sua conferência na E3, realizada recentemente, o Project Natal , dispositivo que traz uma série de sensores para o Xbox. O sensor também conta com um sistema de reconhecimento de face. Veja mais abaixo.

Scca Sociedade do Conhecimento Consultoria Em Administracao Ltda
(75) 3226-2932
r Rio Branco,Br, 882, Sl 401, Capuchinhos
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Staff Consultores Ltda
(71) 3341-5858
r José Peroba, 275, Sl 1310, Stiep
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Eduardo Augusto de Toledo
(74) 3611-8593
Rua da Siria,316 a coreia - juazeiro bahia
juazeiro, Bahia
 
Palavra Mundo Consultoria Ltda
(71) 3324-4412
r Grécia, 165, Sl 504, Comércio
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
PREVENÇÃO - Segurança do Trabalho & Saúde Ocupacional
(71) 3018-3164
Rua Alceu Amoroso Lima, 314, Sala 308, Caminho das Árvores
Salvador, Bahia
 
Bernard Assessoria Empresarial Ltda
(71) 3329-5403
r Carlos Gomes, 265, Ed União Sl 401, Dois de Julho
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
DC Consultoria & Treinamento Ltda
(71) 8623-7884
Rua Amarílio Thiago dos Santos
Lauro de Freitas, Bahia
 
Futura Investimentos
(71) 3271-9146
r Alceu Amoroso Lima, 314, Caminho das Árvores
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Prs - Compa e Participacoes Ltda
(71) 3242-4432
av Estados Unidos, 397, Sl 702, Comércio
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
At Solucoes Empresariais Ltda
(71) 3241-5206
r Ademar de Barros, 408, Qd E Lt 16, Ondina
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Com sensores, Project Natal quer aposentar o controle

A Microsoft revelou em sua conferência na E3, realizada nesta segunda-feira (1º), o Project Natal , dispositivo que traz uma série de sensores para o Xbox 360. O aparelho tem detecção de movimento de corpo inteiro, além de reconhecimento de rosto e voz, e fica posicionada em frente à TV.

No vídeo de demonstração no evento, foi revelado um game de luta, que faz exatamente os mesmo movimentos corporais do jogador; um jogo de corrida em que se joga com gestos, como se estivesse segurando um volante – outros jogadores atuam durante o pitstop -; e um título de chutar a gol. Foi mostrado também um jogo de skate, em que o usuário pode “escanear” o próprio equipamento. Esse título também é controlado por gestos.

O sensor também conta com um sistema de reconhecimento de face. Assim, quando um usuário fica em frente ao sistema, o Xbox 360 faz o login na Xbox Live, e o avatar passa a imitar seus movimentos. Também tem reconhecimento de voz e, com essa função, é possível ativar comandos apenas falando. Para tocar um vídeo, basta dizer “play”; com “good bye”, o console é desligado.

O corpo é o controle

A navegação na dashboard pode ser feita com movimento das mãos. Games como “1 vs 100″, de perguntas e respostas, passam a ser jogados com gestos e voz, quase como nos programas de TV do gênero na vida real. Ou seja, o sistema também sabe o número de jogadores, que abre possibilidade para títulos multiplayer.

Foram mostrados dois aplicativos ao vivo durante a E3. Em “Ricochet”, o objetivo é rebater uma bola, com qualquer parte do corpo. Como o sensor é 3D, consegue reconhecer distâncias, ou seja o avatar do jogador pode se movimentar em todas as direções do espaço virtual. A precisão parece alta, reconhecendo até a abertura das mãos e a velocidade com que os movimentos são feitos.

Já em “Paint Party”, o usuário simula que está jogando tinta com as mãos num quadro gigante. A cor é escolhida através de comando de voz. E existe uma funcionalidade de recortar máscaras usando os contornos de seu corpo.

Nomes estrelados

Dois grandes nomes da indústria estão trabalhando com o Project Natal. Um deles é o consagrado diretor Steven Spielberg, que recentemente também passou a fazer games (caso de “Boom Blox”). Por ora, seu projeto ainda está envolto em mistério.

A outra personalidade é Peter Molyneux, presidente da Lionhead Studios, que demonstrou “Milo”. Essse é o nome do garoto virtual que guiou a demonstração do jogo, na qual caminhava por uma enseada e a jogadora que interagia com Milo através de conversa e movimentos pode mexer na água (até seu reflexo aparece). O garoto apresenta movimentos faciais bastante realistas, com destaque para a movimentação da boca durante a fala.

Na última parte da demonstração, a jogadora desenhou algo em uma folha de papel e a “entregou” a Milo, erguendo-a em frente a câmera e, no mesmo instante, Milo aparecia com a folha em mãos na tela. Segundo Molyneux, Milo reconhecerá os desenhos feitos em papel, mas como essa interação acontece será demonstrada em uma apresentação à portas fechadas durante a E3.

Clique aqui para ler este artigo na Techlider