Avaliando o novo Polo E-Flex Aracaju, Sergipe

Equipado com o sistema batizado de Flex Start, o Polo E-Flex 1.6L tem o acionamento garantido na primeira partida, mesmo em condições extremas de temperatura (os testes foram até 8 graus negativos). Projetado para ter uma vida útil de 10 anos, o novo sistema dispõe de uma unidade eletrônica central, uma outra para o controle do aquecimento e o distribuidor de combustível, que mantém a temperatura uniforme dos bicos injetores. Veja mais abaixo.

Jbm Veículos Ltda
(79) 3222-9583
r Basílio Rocha, 50, Getúlio Vargas
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Barão Veículos
(79) 3248-7771
av Dr José Thomas D´Ávila Nabuco, 366 sl C
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Adilson Veículos Ltda-me
(79) 3211-5265
av Carlos Firpo,Dr, 335, Centro, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Autostar Veículos
(79) 3179-2422
av Hermes Fontes, 1558, Luzia
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Etinho Comércio de Veículos e Serviços de Guindastes Ltda
(79) 3215-1959
r Siriri, 5, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Athenas Veículos e Produções Ltda
(79) 3214-8965
av Pedro Calazans, 209, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
A & A Calazans Ltda
(79) 3211-7564
av Hermes Fontes, 790, Ed En Fco M Costa 3, Suissa
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
George Santos Batista
(79) 3217-6909
av Augusto Franco, 2755, Ponto Novo
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
C.h.t. Veículos Ltda-me
(79) 3211-6743
r Amaro,Sto, 64, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Joel & Leônidas Veículos Ltda
(79) 3214-8723
av Coelho e Campos, 831, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Avaliando o novo Polo E-Flex

Fornecido por:

Manhã de inverno. Os termômetros registram dois graus negativos (é claro que não estamos em Belo Horizonte , mas isso é apenas uma simulação). Você entra em seu automóvel flex fuel, que está com 100% de álcool no tanque. O reservatório de gasolina (aquele segundo tanque que nunca lembramos de abastecer) está mais seco do que uma pedra lunar. Então, você dá a partida e... nada. Mais uma tentativa... nada. Nada. Nada. Nada do carro pegar. Você sai pu..., digo, perturbado do carro e chama um táxi.

 

Se você tem um carro flex e já passou por essa infeliz situação, aqui vai uma boa notícia: em um futuro bem próximo, todos os automóveis flex sairão de fábrica equipados com uma tecnologia que viabiliza a partida a frio sem a necessidade do uso da gasolina. Essa novidade tecnológica está sendo desenvolvida por diversas empresas, mas a Bosch e a Volkswagen saíram na frente e já lançam, neste mês de março, o primeiro veículo flexível do mercado brasileiro sem o reservatório de gasolina para partida a frio: o Polo E-Flex 1.6L.

 

Equipado com o sistema batizado de Flex Start, o Polo E-Flex 1.6L tem o acionamento garantido na primeira partida, mesmo em condições extremas de temperatura (os testes foram até 8 graus negativos). Projetado para ter uma vida útil de 10 anos, o novo sistema dispõe de uma unidade eletrônica central, uma outra para o controle do aquecimento e o distribuidor de combustível, que mantém a temperatura uniforme dos bicos injetores.

 

Para demonstrar a eficiência da nova tecnologia aos jornalistas especializados presentes (entre eles, eu), a Volkswagen colocou um modelo do Polo E-Flex 1.6L na câmara fria da unidade fabril da Bosch em Campinas (SP). Lá dentro, a temperatura do motor beirava os 2 graus negativos. Com a orientação dos técnicos da Bosh, os jornalistas deram a partida sem problemas, em menos de 10 segundos (segundo a VW, a 8 graus positivos, esse tempo cai para 4 segundos e acima dos 14ºC, menos de 2 segundos).

 

Eu ressaltei a presença dos técnicos porque sem eles seria necessário ler o manual do proprietário (coisa que ninguém faz), para descobrir como se faz para ligar o carro. Não que seja complicado, mas tem alguns detalhes que se você não seguir, o carro simplesmente não liga.

 

Primeiro você vira a chave, uma luz espia (que é a indicação de que o Flex Start está pré-aquecendo o combustível) se acende no painel de instrumentos. Somente depois que ela apagar (que só acontece quando o combustível está na temperatura ideal para ser injetado no motor), você dá a partida. Mas antes, é preciso pisar na embreagem. Sem pisar no pedal, o carro simplesmente não liga. Está certo que se trata de uma medida de segurança para evitar acidentes, por exemplo, se o carro estiver engatado. Mas custava colocar um aviso no painel: "Pise da embreagem"?

 

ÚNICA VERSÃO

 

Por enquanto, a tecnologia Flex Start é uma exclusividade do Polo E-Flex 1.6L, que custa a partir de R$ 47.490,00. Oferecido somente na cor Preto Magic (perolizada), ele já sai de fábrica equipado com ar-condicionado eletrônico, vidros e retrovisores elétricos, direção hidráulica, faróis de neblina, sensor de estacionamento, travamento central das portas (com acionamento, abertura interna elétrica da tampa do porta-malas), retrovisores externos com pisca lateral integrado, pneus 195/55, rodas de liga-leve 15" e párabrisa degradê.

 

Os opcionais são: coluna de direção ajustável (altura e profundidade), módulo airbag duplo + ABS e módulo CD player com entrada USB/SD-card e Bluetooth (Double Din).

 

 

Clique aqui para ler este artigo na Autopista.com