Avaliando o Novo Focus Sedan Ghia da Ford Brasília, DF

Conheça o novo Focus Sedan Ghia 2.0 automático da Ford. A versão Ghia do Novo Focus dispõe de uma tecnologia que dispensa a inserção da chave na ignição. Basta ela estar no interior do veículo para ele dar a partida, mesmo que seja dentro da bolsa. Chique demais!

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Avaliando o Novo Focus Sedan Ghia da Ford

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Só falta falar... Ops! Não falta mais

 

Com a chave na mão, aciono o comando que destrava as portas e entro no Novo Focus Sedan Ghia 2.0 Automático, que a Ford reservou para o nosso teste drive de uma semana. Coloco o cinto de segurança, piso no freio e aperto o botão "Ford Power" situado no console central. O carro então dá a partida.

 

Não, eu não me esqueci de citar que introduzi a chave na ignição, até por que, no momento em que o carro ligou, ela estava dentro da minha bolsa. Calma, eu explico: a versão Ghia do Novo Focus dispõe de uma tecnologia que dispensa a inserção da chave na ignição. Basta ela estar no interior do veículo para ele dar a partida, mesmo que seja dentro da bolsa. Chique demais!

 

E não pense que acabou! Há uma outra tecla localizada na coluna de direção que também é capaz de deixar os ocupantes do carro boquiabertos -- literalmente, porque eles podem ?conversar? com o carro. Verdade! Ao acionar a tecla "Voice", uma voz feminina dispara: "Escolha, por favor, telefone, rádio, ar-condicionado...".

 

Trata-se de um sistema de comando de voz para o uso do celular, som e ar. Ah, e tem um detalhe: o sotaque é lusitano, mas nada que atrapalhe. Pelo contrário, chega a ser divertido ouvir a "Maria" perguntar qual estação do rádio ou o número da chamada telefônica desejada, principalmente, quando o motorista do carro parado ao lado fica ouvindo a "conversa" com cara de quem está diante de um ET.

 

CUSTO-BENEFÍCIO

 

Quando não chama a atenção por conta de suas inovações tecnológicas, o Novo Ford Focus Sedan atrai os olhares graças ao seu design. Sabe aquele carro que deixa você "bonito na fita", mesmo quando você está um "caco" depois de um dia de trabalho árduo no escritório? Pois, acredite, o Novo Focus faz isso por você.

 

As fotos não me deixam mentir. O carro é realmente muito bonito e proporciona certo status. As linhas seguem o padrão Kinetic (energia em movimento), usado pela Ford em seus últimos lançamentos. Olhando de frente, o Novo Focus chega a lembrar os atuais modelos da Volvo. Aliás, a plataforma é a mesma do C30.

 

Com 4,48 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,50 m de altura, 2,64 m de entre-eixos e um porta-malas de 526 litros , o Novo Focus Sedan oferece espaço para muita bagagem e para cinco adultos. E todos -- inclusive o passageiro que viaja no meio do banco traseiro -- contam com cinto de três pontos e apoios de cabeça.

 

Por falar em segurança, esse é um dos pontos fortes do novo três volumes da Ford. Desde a versão de entrada (a GLX que tem preço sugerido de R$ 56.435,00), o Novo Focus Sedan sai de fábrica equipado com airbag duplo, freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS e controle eletrônico de frenagem.

 

Ainda fazem parte da lista de equipamentos de série: direção eletro-hidráulica, vidros e travas elétricas, ar condicionado, CD Player MP3 com entrada auxiliar e RDS, rodas de liga leve 16" , computador de bordo e alarme antifurto.

 

Já na versão Ghia (preço sugerido de R$ 66.550,00), o sedan também conta com conexão para USB e iPod, piloto automático, bancos em couro, teto solar elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas, além do comando por voz e do Ford Power. Os únicos opcionais são a transmissão automática sequencial de quatro velocidades (R$ 4.250.00) e a pintura externa metálica (R$ 914,00) ou perolizada (R$ 1.185,00).

 

 

SÓ GASOLINA

 

Como não existe carro perfeito (os perfeitos têm preços exorbitantes, então, deixam de ser perfeitos), o Novo Focus Sedan também comete seus pecados. Um deles está embaixo do capô. Não que o motor Duratec HE 2.0L seja ruim. Pelo contrário, é um dos melhores da categoria. Ele rende 145,5 cv de potência (a 6.000 rpm) e 18,86 kgfm de torque (a 4.500 giros), tanto na versão manual quanto na automática.  

 

Mas então onde está a falha? Volte no texto e repare que os números são todos relacionados ao uso exclusivo da gasolina. Isso porque o Novo Focus não pode ser abastecido com álcool -- ao contrário do que acontece com a maioria dos concorrentes, que já oferecem a tecnologia flex fuel. Contudo, a solução está a caminho. Em breve, a Ford deverá introduzir no Novo Focus o propulsor Duratec 2.0 Flex, que já é usado no EcoSport. Tomara que não demore muito...

 

PRAZER DE DIRIGIR

 

A versão avaliada estava equipada com a transmissão automática sequencial de quatro velocidades, que "interpreta" a maneira de dirigir do motorista. O desempenho é muito bom, porém, na estrada, o carro parece implorar pela quinta marcha.

 

Quem sabe, se tivesse sido "abençoado com mais uma marchinha", o Novo Focus Sedan apresentaria números mais animadores de consumo. Em nosso circuito de testes (cidade e estrada), o computador de bordo acusou médias de 7,1 km/l. Podia ser um pouco melhor para um carro dessa categoria, não?

 

Ainda assim, estar atrás do volante de um Novo Focus Sedan Ghia é uma experiência que vale a pena ser vivida. A direção eletro-hidráulica do Novo Focus proporciona um prazer de dirigir inigualável. Ela pode ser calibrada de três modos: conforto, normal e esportiva. Para tanto, basta procurar a função no computador de bordo. Em todas as situações, ela transmite muita confiança ao motorista.

 

Outra responsável pela boa dirigibilidade do Novo Focus é a suspensão independente nas quatro rodas, que, além de proporcionar muito conforto, deixa o carro "pregado" no chão, mesmo nas curvas mais acentuadas.

 

Enfim, o Novo Focus Sedan é realmente um automóvel que oferece bom desempenho, segurança e conforto por um preço muito competitivo. Se vale a pena comprar um? Eu compraria. Mas, quer um conselho? Aguarde a versão flex chegar, o que deverá acontecer em muito breve. Vai valer a pena. Bom, pelo menos é o que eu espero.

 

 

 

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