Aumente o seu auto-estima Cuiabá, Mato Grosso

É incrível o número de pessoas que tem problemas com auto-estima. Refletindo sobre qual poderia ser o motivo para tanta falta de admiração por si mesmo, pensei que pode ter a ver com certa falta de autocompreensão. Entenda mais no artigo abaixo.

Epoca Propaganda Ltda
(65) 3027-1613
r Treze de Junho, 877, Sl 606, Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
DMD Associados Assessoria e Propaganda Ltda
(65) 3621-2014
r Filinto Muller,Sen, 1875, Goiabeira
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
AS&M Publicidade & Marketing Ltda
(65) 3642-2022
av Rubens de Mendonça,Hist, 2254, An 5, Bsq da Saúde
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Z8 Publicidade Ltda
(65) 3627-3800
r Buenos Aires, 551, Jd das Américas
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Cuibá Outdoor Publicidade Ltda
(65) 3626-1743
r A, 555, Village Flamboyant
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Agronegócios Comunicação Ltda
(65) 3641-8568
r Diamantino, 13, Qd 73, CPA II
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Cidade Verde Paineis Publicitarios Ltda
(65) 3611-4001
av Miguel Sutil, 3520, Pis 1, Areão
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Ap e B Comunicacao Ltda - Epp
(65) 3322-9591
r Castelo Branco,Pres, 534, Sl 1, Quilombo
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Genius Publicidade
(65) 3624-2302
r Violetas, 211, Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Neomídia Locação de Espaço Publicitário Ltda
(65) 3023-5660
av Miguel Sutil, 5552, Tr Sl 35, Lixeira
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aumente o seu auto-estima

Auto-estima de gente grande – Parte 1

Por Rosana Braga

É incrível o número de pessoas que tem problemas com auto-estima. Refletindo sobre qual poderia ser o motivo para tanta falta de admiração por si mesmo, pensei que pode ter a ver com certa falta de autocompreensão. Creio que precisamos de um “processo inteligente” que faça cada um compreender, finalmente, que gostar de si mesmo tem de ser inevitável, incondicional, nato, absolutamente óbvio, especialmente porque somos mutantes, capazes de nos transformar e de transcender!

Já me senti bem pouco propensa a me admirar e gostar de mim do jeito que eu era e, por isso mesmo, sei o quanto tive de trabalhar e me dedicar para superar essas fases. Hoje posso entender e também depor acerca da falta de amor por si e de como podemos preencher este vazio interior com muito auto-respeito, auto-admiração e autoconfiança por nós mesmos.

Quem lê meus artigos há algum tempo, deve se lembrar de um em que eu abordava os ingredientes do amor, ou seja, os três citados acima: respeito, admiração e confiança. Isso vale também para o amor que sentimos por nós mesmos. É impossível pensar num bem-estar interno sem que tenhamos esses três sentimentos ativos e muito bem considerados.
No entanto, para chegarmos a eles, um caminho pessoal e bastante delicado precisa ser percorrido. Tentando facilitar o entendimento deste processo, resumi a conquista de si mesmo em 5 etapas. Conquiste seu próprio amor e seja muito mais você e muito mais feliz:

1 - CONHECER: ninguém pode amar alguém a quem não conhece. Conhecer é ter motivos. Portanto, é fundamental que você se conheça. Ainda não estou falando de autoconhecimento, pois este é o segundo passo. Agora, trata-se apenas de sua auto-imagem: o que você sabe dizer e perceber de si mesmo. Isso significa que mais do que se olhar no espelho e se ver, você precisa fazer uma retrospectiva de sua vida, de modo objetivo e analista. Não se deixe paralisar por sentimentos de nostalgia, saudades, mágoas, traumas, etc. Apenas reveja a sua história de modo inteligente e perspicaz. Observe seus comportamentos, suas qualidades, o que você faz de bom e os equívocos que comete. Seria bastante interessante se você pudesse anotar as percepções que tiver durante esta auto-revisão. Valide especialmente os últimos 3 anos de sua vida, pois além de sua memória estar mais viva, é o que você tem feito ultimamente que determina quem você é neste momento e o que está causando baixa estima por si mesmo.

2 - RECONHECER: agora sim vamos falar de autoconhecimento. Reconhecer é acolher os seus erros aceitando-se como ser humano em aprendizagem e, sobretudo, validar o que você percebeu de bom enquanto construía sua auto-imagem, na etapa anterior. Para validar a si mesmo, você precisa reconhecer-se nas experiências vividas e nas quais você se sentiu bem consigo mesmo, satisfeito, confortável. Valide suas características positivas, acolha-se como acolheria seu melhor amigo. Costumo dizer que tenho uma fada-madrinha que me protege, cuida de mim e só depõe a meu favor. Ela nunca me critica. Quando faço algo errado, é minha própria consciência que me repreende. Ela não! Ela é minha fada e seu papel é me tratar como uma princesa. Afinal, toda princesa tem uma fada-madrinha! (Tenha a sua, você também). E, por fim, pare de se criticar tanto, pois esta é uma postura antiética e que não o leva a nenhum progresso e nenhuma melhora. Fez algo e depois concluiu que não deveria ter feito?!? Ok! Anote na memória e procure tirar a lição deste episódio, a fim de não cometer o mesmo erro. Cometeu novamente o erro?!? Ok! Continue firme no seu propósito de não repeti-lo, até que acertar seja natural. E assim, de validação em validação, você começa a cumular pontos (motivos) para gostar de si mesmo. Procure anotar também os motivos colhidos nesta etapa.

As três próximas etapas para a sua auto-estima serão descritas no artigo da semana que vem. Não perca tempo! Aproveite esta semana para iniciar a grande conquista de sua vida: o seu auto-amor!

Clique aqui para ler este artigo na Portal CMC