Aprendendo sobre auto-gestão Brasília, DF

A auto-gestão está diretamente relacionada ao seu auto-conhecimento,a forma que administra seus pensamentos e sua vida. O processo contínuo da auto-gestão pode ser baseado em cinco atitudes. Saiba quais sao abaixo.

Agencia de Publicidade Dois Nove Meia
(61) 3307-1793
UNB, s/n bl A s 661/8 Campus Universitário
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Decisiva Agencia de Publicidade
(61) 3202-0912
r Setor Habitacional Taquari, s/n sl 114 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia Neuronio Publicidade
(61) 3349-1373
cln 116 Bl F, s/n sl 105 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia Comunica Publicidade
(61) 3964-1500
Scln, s/n Qd 110, Bl A, Sl-102 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Montadon
(61) 3327-7762
scrn 702/703 Bl C, s/n en 12 s 101Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Diart Agencia de Publicidade
(61) 3202-2490
cln 116 Bl D, s/n lj 102 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Couto Propaganda e Marketing
(61) 3447-4477
cln 111 Bl C, s/n s 110 sl 109
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Central Midia
(61) 3322-5707
srtvs 70 bl 2/4 sl 324 Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
DSP
(61) 3963-2929
snc 116 Bl E, s/n sl 111 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Oitonos Propaganda e Marketing
(61) 9206-0738
r Quadra 08, 155 Condominio Parque Jardim Paineiras
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprendendo sobre auto-gestão

O profissional em seus desafios atuais busca desenvolver competências, e crescimento contínuo. Entre palestras, treinamentos e consultorias prestadas, em diversos segmentos, tenho me deparado cada vez mais com pessoas desmotivadas, sem objetivos e com muitas reclamações. Passei a chamar esses comportamentos de "vitimismo", ou seja, as pessoas se sentindo vítimas de todas as cirscunstâncias, do mundo, de outras pessoas, e mais uma série de desculpas para fugir da responsabilidade que lhe compete.

Nosso presente é o resultado das escolhas realizadas no passado. O detalhe é que nem sempre estamos totalmente conscientes dos impactos gerados em cada escolha assumida. Sendo assim nossa dica é a busca da Auto-Gestão (Gerir a si próprio) para que possamos administrar nossas escolhas de forma mais assertiva e termos resultados mais positivos, hoje e no futuro.

A Auto-Gestão passa ser um processo contínuo baseado em 05 atitudes:

1. Nossa Identidade ??" se faz necessário a auto-consciência. Quem somos, de onde viemos, uma parada de 5 minutos para refletir sua origem e todas as conquistas que já obteve até hoje. Valorizar o seu momento e definir novos objetivos e metas. Vale lembrar que temos uma vida e vários cenários: profissional, familiar, saúde, lazer, social, entre outros. Será que meus cenários estão equilibrados? Estou em débito com o que?

2. Ciclo de Aprendizagem ??" Partimos então para a avaliação de  potencial, buscar conhecer seus talentos e pontos que necessitam ser fortalecidos. Planejar e buscar ações específicas para o desenvolvimento de sua performance com diretrizes bem traçadas, específicas e com tempo de efetivação..

3. Atitude ??" De nada adianta se não colocarmos as ações em prática. Muitos não obtém suas conquistas por uma série de medos que talvez nem cheguem a acontecer. Palavras como: difícil, chato, complicado, não sei, impossível… devem ser excluídas do vocabulário. A melhor dica é depois de planejado não ficar investindo tempo parado pensando… JUST DO IT. Outra coisa: qualquer viagem, com o mapa na mão, vale uma olhadela para monitorar e se necessário fazer a correção da rota. Nem sempre conseguimos achar o caminho certo na primeira tentativa.

4. Tomada de decisão ??" Reflita sobre os prós e contras de cada escolha e os possíveis impactos gerados, será que está pronto para assumi-los? Escolher implica em abrir mão. Valorize a escolha, o foco deve estar no que conquistou e não o que teve de deixar para trás. Muitas coisas você só aprenderá fazendo. Assuma a responsabilidade de suas escolhas.

5. Priorize Você ??" e por último mas não menos importante. Priorize seu tempo incluindo a você mesmo. Não se trata de tornar-se egoísta, mas com a visão de que você também é merecedor e precisa ser o primeiro a cuidar de você mesmo. Não podemos dar aquilo que não temos, então fica a sugestão: Fortaleça sua vida e por conseqüência conseguirá ajudar mais ainda as pessoas ao seu redor.

Quando passamos a entender a Auto-Gestão nossos sofrimentos diminuem, as coisas passam a ficar menos dolorosas, e o principal, valorizamos tudo o que já possuímos.

Então se por acaso estiver com alguns sintomas do "vitimismo", não perca mais tempo, tome as rédeas da sua vida!

Uma ótima semana e escolhas felizes.

12/09/08 | Artigos, Qualidade de Vida | Site do Autor