Aprendendo sobre Liderança Empresarial Araraquara, São Paulo

Para um líder ser extraordinário, aumentar a produtividade, manter a qualidade, aumentar a lucratividade, e assim, contribuir com um mundo melhor é preciso que ele supere alguns desafios, como desenvolver a visão de curto, de médio e de longo prazo. O líder precisa ter uma visão de futuro atraente, realista, com parâmetro de tempo e de número. Entenda mais no artigo abaixo.

OTC CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA
(16) 3361-1910
RUA LIBORIO MARINO, 639
SAO CARLOS, São Paulo
 
Ficap Cred Assessoria de Financiamento S/C Ltda
(12) 3922-2700
r Humaitá, 69, Jd São Dimas
São José dos Campos, São Paulo

Dados Divulgados por
BANCO UNICO S.A
(11) 2852-5978
EUSEBIO MATOSO 891
SÃO PAULO, São Paulo
 
Financeira Alfa S/A Crédito Financiamento e Investimentos
(16) 6104-954
av Independência, 1265, Jd Sumaré
Ribeirão Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Rede Companhia Securitizadora de Crédito Financeiros
(15) 3217-8777
av Dr Armando Pannunzio, 882
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
JJC
(11) 3447-0915
av João Batista, 27, Sl 210, Centro
Osasco, São Paulo

Dados Divulgados por
Cifra Financeira
(16) 3636-4122
r Osório,Gal, 855, Centro
Ribeirão Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
PREVCREDITO
16-34136944 - 97967889
RUA ANTONIO BOTELHO, NR 583 - SALA 3 - TERREO
SÃO CARLOS, São Paulo
 
Banco Cacique S/A
8001-77677
r José Monteiro,Cel, 186, Centro
São José dos Campos, São Paulo

Dados Divulgados por
Financeira Alfa S/A Crédito Financiamento e Investimentos
(16) 3604-4060
av Vargas,Pres, 370, Alto da Boa Vista
Ribeirão Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprendendo sobre Liderança Empresarial

Para um líder ser extraordinário, aumentar a produtividade, manter a qualidade, aumentar a lucratividade, e assim, contribuir com um mundo melhor é preciso que ele supere alguns desafios, como:

Desenvolver a visão de curto, de médio e de longo prazo.
O líder precisa ter uma visão de futuro atraente, realista, com parâmetro de tempo e de número. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe através da apresentação desta visão com um direcionamento. Mas, para isso é preciso que o líder mantenha uma comunicação freqüente e constante com a equipe, como por exemplo, reuniões constantes.

Orientar-se para resultados através das pessoas.
Além de ter uma visão, é necessário criar estratégias que envolvam as pessoas para o alcance de resultados extraordinários. Muitos profissionais em cargo de liderança falham com a equipe por dedicarem a sua atenção apenas com metodologias e números, esquecendo-se das pessoas que tem desejos e necessidades.

Ter um senso de realidade
O líder tem que perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca são e nem serão como ele gostaria que fosse. Portanto, encarar a realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é preciso ser feito para o sucesso nos negócios são características fundamentais de um líder extraordinário e orientado para resultados.

Manter-se flexível
A flexibilidade ajuda um líder a fazer o que for preciso para alcançar os resultados esperados. Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipe de uma forma diferenciada, ou até mesmo, colocar a mão na massa para solucionar um problema, ele terá que fazer. Estar preparado para modificar o caminho até o destino é essencial.

Reconhecer a equipe
Percebe-se que grande parte das reuniões realizadas no ambiente de negócios, tem como finalidade tratar de problemas ou apresentar uma direção. Mas, o verdadeiro segredo de uma equipe de sucesso é a freqüência e a forma como um líder fornece feedbacks positivos. Uma dica para fortalecer o comprometimento da equipe está em agendar reuniões quinzenais freqüentes para parabenizar a equipe e comemorar os resultados.

Mapear a equipe a si mesmo.
Muitos líderes frustram-se por falta de conhecimento do perfil comportamental dos profissionais de sua equipe e de si mesmo. Antes de um líder cobrar um profissional para desenvolver um ponto fraco, ele deve apoiá-lo no fortalecimento do seu talento para extrair o máximo das suas potencialidades. Aconselho a todo líder passar por um processo de autoconhecimento seja através de programas de coaching, terapias, treinamentos, entre outros. Quando um líder conhece seu ponto fraco ele pode transformá-lo em ponto forte ou até mesmo contratar um braço direito, o grande desafio é que muitos não se permitem enxergar este pontos a serem trabalhados.

Contratar com qualidade
Infelizmente muitos profissionais têm a tendência de contratar um profissional para a sua equipe por afinidade com a expectativa de que ele será o profissional certo para o cargo, porém, nem sempre é isso que acontece. O ponto essencial da contratação é ter muito claro que tipo de profissional é necessário e qual é o perfil comportamental ideal deste futuro profissional. Para isso, aconselho utilizar instrumentos que vão mapear realmente o perfil dos profissionais.

Assumir a responsabilidade
Aconteça o que acontecer, o líder tem que assumir a responsabilidade pelos resultados. No momento de sucesso o líder deve parabenizar a equipe por esta conquista e no momento de eventual fracasso o líder deve perguntar para todos: O que podemos aprender com isso? E assim, orientar a equipe para os resultados com um novo plano de ação.

Ter uma liderança situacional
Existem momentos em que o líder tem que dizer o que fazer e existem outros momentos que o líder tem que apoiar seus liderados a fazerem da forma deles, inclusive muitas vezes melhor do que a forma como foi ensinada.

O verdadeiro líder é aquele que apóia os profissionais da sua equipe a brilharem, se desenvolverem constantemente e, principalmente, perceberem a sua importância para o sistema onde estão inseridos.

Para o Brasil aumentar a sua competitividade a nível global é preciso perceber a importância de desenvolver pessoas chaves, ou seja, os profissionais em cargos de liderança que são e/ou serão os líderes empresarias deste país.

28/10/08 | Artigos, Liderança | Site do Autor