Aprendendo o que é estratégica competitiva São José dos Pinhais, Paraná

Originária do Grego (Strategos), a palavra "estratégia" significa plano de manobra. O termo inicialmente utilizado no desenvolvimento de estratégias militares referia-se ao plano desenvolvido pelo general que tinha como objetivo apresentar as melhores manobras para que seu exército derrotasse o inimigo. Leia mais no artigo abaixo.

Embresul Distr de Embreagem e Freios
(41) 382-8654
rdv BR Trezentos e Setenta e Seis, 2139
São José dos Pinhais, Paraná
 
Nabi K Mellem
(41) 224-3323
r Marechal Deodoro, 261, lj 8, Centro
Curitiba, Paraná
 
Wilson Bomfim
(41) 225-5575
tv Tobias de Macedo, 69, ap 101, Centro
Curitiba, Paraná
 
Cerealista Jatobá Ltda
(42) 423-1041
al Virgilio Moreira, 1600
Irati, Paraná
 
Celia R Luz
(41) 277-5657
r Salvador Ferrante, 517, Boqueirão
Curitiba, Paraná
 
Sanjolap Distr de Gêneros Alimentícios Ltda
(41) 283-6046
r Elvira Schaffer Rocha, 455, Afonso Pena
São José dos Pinhais, Paraná
 
Jorasa Empreend Incorp e Part Sc Ltda
(41) 242-1138
av Sete de Setembro, 5402, cj 152, Alto Da Rua Xv
Curitiba, Paraná
 
Santabranca Com de Alimentos Ltda
(44) 266-1100
r Vereador João Batista Sanches, 1354, Distrito Indl 2
Maringá, Paraná
 
H Mark Gestão Empresarial
(41) 223-8093
r Tibagi, 294, cj 901, Centro
Curitiba, Paraná
 
Avonir Funes e Anderson Straub Cons Fin Mark Planej Estrategico
(41) 342-9443
r Coronel Dulcidio, 1614, Batel
Curitiba, Paraná
 

Aprendendo o que é estratégica competitiva

Originária do Grego (Strategos), a palavra "estratégia" significa plano de manobra. O termo inicialmente utilizado no desenvolvimento de estratégias militares referia-se ao plano desenvolvido pelo general que tinha como objetivo apresentar as melhores manobras para que seu exército derrotasse o inimigo.

Já o termo "estratégia competitiva" atualmente se refere a como uma empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável.

Segundo Porter, estratégia competitiva "é a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência da indústria." Afirma ainda que uma empresa pode modelar a atratividade de uma indústria e sua posição competitiva.

Entendemos então que as empresas precisam desenvolver estratégias diferenciadas para desfrutarem a possibilidade de obter "um lugar ao sol". A vantagem competitiva de uma empresa surge do valor que se consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação. Valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, diferente de custo, que é o valor financeiro apenas.

Muitas empresas desenvolvem suas estratégias apenas com referências em informações obtidas através de experiências anteriores. A estratégia de uma empresa tem que ser traçada com os olhos voltados para o futuro, ou seja, para perspectivas futuras, para onde a empresa deseja estar, como deseja chegar e o que precisará fazer para chegar. Uma estratégia somente será competitiva se tiver sustentabilidade frente a seus concorrentes durante longo período de tempo.

Dentro de sua estratégia, uma empresa pode apresentar vários diferenciais competitivos. Entre eles, podemos citar:

Custo: a busca pela produtividade de forma mais econômica que seus concorrentes;
Mercado: acesso a certas demandas que os concorrentes não conseguem atender; e
Economia em Escala: quem possuir o maior volume obtém vantagens competitivas, inibindo pela escala a entrada de novos concorrentes.

Não analise um departamento isolado de outro. Não aceite mudanças ou busque necessidades de melhorias com os olhos fechados. Veja o todo. Conheça sua empresa, sua missão, seus produtos, mercado e concorrentes. De mão de todas as informações possíveis e com uma visão de futuro, analise minuciosamente todas as informações levantadas e trace sua Estratégia Competitiva.

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WAGNER CAMPOS é Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA em Marketing e Vendas. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia".
Contato para Palestras, Consultoria e Treinamentos F: (19) 3444.9599 - 3038.0678 - wagner@trueconsultoria.com.br - falecom@wagnercampos.com.br.

Sobre o Autor

Wagner Campos é Especialista em Marketing, Formação de Professores para o Ensino Superior. É Consultor e Palestrante em Vendas, Motivação e Liderança.


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