Aprendendo o marketing viral na Web Araraquara, São Paulo

Saiba como aumentar a visibilidade dos seus produtos e serviços usando o marketing viral na Internet. Sérgio Antonio explica como preparar as estratégias focando o alcance de pessoas formadoras de opinião. Alcance bons resultados com a campanha viral.

Solutions M&R Assessoria Empresarial Ambiental
(19) 3801-1421
R. Pedro Gonçalves, 1.159
Indaiatuba, São Paulo
 
Contato Assessoria de Comunicação
(114) 195-6403
cal dos Gerânios, 113, Alphaville Res Cinco
Barueri, São Paulo
 
Regina Ludimila Indústria e Comércio Ltda
(113) 673-8290
r Miranda de Azevedo,Dr, 1324, Perdizes
São Paulo, São Paulo
 
SABESP Cia de Saneamento Básico do Estado de Paulo
(17) 261-2211
r Sete de Setembro, 917
Nova Granada, São Paulo
 
Companhia de Saneamento Basico Estado Sao Paulo Sa
(12) 452-1834
al C Jundiai, 44, São Sebastião
Sao Sebastiao, São Paulo
 
Lizaço Comercial Ltda
(114) 066-6846
av Piraporinha, 1418, Vila Nogueira
Diadema, São Paulo
 
SABESP Cia de Saneamento Básico do Estado de Paulo
(183) 368-1130
r F A Rodrigues, 517, Lutécia
Lutecia, São Paulo
 
Fast Indústria e Comércio Ltda
(116) 912-2350
r Viana do Castelo, 441, Vila Prudente
São Paulo, São Paulo
 
Delta Press Assessoria de Comunicações S/C Ltda
(113) 266-4435
r Cardim,Mto, 560, an 3 cj 34 , Liberdade
São Paulo, São Paulo
 
Interfill Com e Serviços Gráficos Ltda
(113) 975-7758
av Edgar Facó,Gal, 779, Freguesia do Ó
São Paulo, São Paulo
 

Aprendendo o marketing viral na Web

É clássico dizer que um cliente satisfeito com um produto, ou serviço, divulgará incondicionalmente o seu sentimento para pelo menos três pessoas; já, em situação adversa, um cliente insatisfeito divulgará o seu desagradado para umas 10, 20 ou até 30 pessoas, e isso em uma hipótese otimista. Vale a pena lembrar que nunca se tem uma segunda chance de ter uma primeira impressão, e que, quem não tem tempo para pensar não tem tempo para ganhar dinheiro.

O marketing viral é uma forma de obter retorno financeiro direto e, o que é melhor, quase de graça, pois este vírus é uma técnica que tenta explorar redes sociais preexistentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento da marca, como se fosse uma epidemia. Logo, é preciso ter um vírus de idéia que, na verdade, é uma idéia que se propaga no mundo da moda.

Estratégias de marketing viral

Para se obter sucesso em uma campanha, usando as técnicas de marketing viral, é importante entender quem é o público-alvo ou target primário. Na verdade, o target primário são aquelas pessoas formadoras de opiniões, pessoas que influenciam outras pessoas. As técnicas de marketing viral são muitas, e o conceito é amplo. Portanto, segue apenas algumas técnicas:

. E-mail Marketing;
. Hotsite; e
. Vídeos.

E-mail Marketing

O primeiro passo para usar e-mail marketing ao propagar marketing viral é encontrar um segmento de clientes potenciais. Não é aceitável enviar e-mail em massa, ou seja, enviar e-mail para todos os clientes da empresa, pois isso pode ser taxado como SPAM e, também, é necessário que o cliente autorize o recebimento da comunicação (opt-in).

Uma boa forma de segmentação para envio de e-mail é o uso de CRM – Customer Relationship Management, que segundo Ronald Swift (2002), é uma abordagem empresarial destinada a entender e influenciar o comportamento dos clientes, por meio de comunicações significativas para melhorar as compras, a retenção, a lealdade e a lucratividade deles. Segundo este mesmo autor, CRM é um processo interativo que transforma informações sobre os clientes em relacionamento positivos com os mesmos. Para trabalho com este conceito, no entanto, faz se necessário a desnormalização de um Banco de Dados, a fim de obter dados específicos e rápidos de todos os clientes da empresa, segundo um parâmetro para chegar até um target primário.

O e-mail marketing deve ser elegante, atraente, informativo, limpo e, sobretudo, deve emocionar o leitor. Não deve possuir textos longos e intermináveis; valorize as imagens, focando no objetivo principal do e-mail, lembrando-se que o cliente não pode ficar só na leitura do e-mail, o cliente deve repassar a mensagem para toda a sua “Colméia de amigos”.

É importante frisar que o ser humano gosta de se relacionar com pessoas que são parecidas com ele; e nestes relacionamentos, existem grandes trocas de experiência, uma vez que os assuntos envolvidos em qualquer conversa entre amigos é justamente tudo aquilo que foi lido (e-mail, comunidades), visto (hotsite), ouvido (vídeos) ou sentido de alguma forma durante o dia.

Hotsite

Um hotsite é um ambiente para divulgação de um produto específico, ou seja, o hotsite deve ser focado, não pode ser tratado como uma forma de divulgação de vários produtos. Um hotsite, na verdade, deve conter um único produto ou serviço, em que o principal objetivo é: não dividir a atenção do cliente com outros assuntos relacionados. Faça um hotsite motivador, pois é neste momento que você vai ganhar a atenção. Ter um diferencial é a alma do negócio. Tente trabalhar com o conceito de que o seu produto é único e deve ser tratado como um rei; o diferencial é que fará o trabalho de transmissão do vírus.

Hoje em dia, a internet é essencialmente dinâmica e a ação de abrir um site e fechá-lo do browser é constante. Logo, o objetivo do marketing viral é ir além. Mais do que o cliente permanecer com o site aberto, ele deve divulgar o endereço, seja colocando o link em seu “delicious”, mandando e-mail para divulgar o site ou por boca-a-boca mesmo.

Vídeos

Fazer marketing viral por meio de um vídeo é muito interessante e empolgante. O vídeo deve ser emocionante ou engraçado, envolvente, e, se possível, ter uma história. A sua mensagem deve ser passada de forma natural, não pode ser imposta como se o cliente fosse obrigado a “engolir” o seu logo. Visto isso, então, para propagar um vírus por meio de um vídeo na internet é importante, antes de qualquer coisa, definir o suspect, prospect e target. Mas o que é isso? Calma, vou explicar.

Suspect são aquelas pessoas que não fazem parte do foco de sua campanha viral. Normalmente, são pessoas que sabem que existe este meio de comunicação (internet/vídeo), porém não se interessam por esta exposição. Logo, não queremos este público.

Já o prospect são grupos sociais mais próximos de nossa realidade. Algumas vezes eles não possuem recursos para acessar os vídeos, sabem que existe, gostariam de ver o vídeo, porém não se encontram fortemente influenciados para isto, muitas vezes por falta de recursos.

O ponto-chave para este tipo de marketing é o target. O público-alvo. Isto é; o que vai fazer o nosso vídeo se propagar pela internet. São pessoas que fazem parte de um grupo pequeno e segmentado e isso é importantíssimo. Identificar o target primário é o ponto principal para começar a pensar no desenvolvimento do vídeo.

Gostaria de terminar este artigo lembrando que para um marketing viral eficiente o canal de comunicação escolhido por você deve conter um conteúdo criativo. E, que na internet, o limite é a sua imaginação. Lembre-se bem que as pessoas que você escolher como alvo serão suas parceiras na missão de divulgar o seu produto. São estas pessoas que influenciam outras pessoas, e a essência do marketing viral é justamente a divulgação espontânea de pessoa para pessoa.

Sérgio Antônio dos Santos

Não tenho muitos amigos, tenho poucos, pois acredito na amizade verdadeira, isto é, naquela em que realmente se pode confiar; justamente por isso, estou sempre disponível para ajudá-los. Jamais vou abrir mão de poucos e bons amigos. Sou bem flexível, e isso me ajuda a fazer amizades verdadeiras. Não gosto de falsidade; eu, inclusive, prefiro que me conte toda a verdade, mesmo que essa verdade doa muito. Pois, busco sempre falar a verdade para as pessoas, mesmo sabendo que às vezes uma mentira é bem menos dolorido.Meu email: sergio.serginhosant@gmail.com Meu blog: http://serginhosant.wordpress.com/ Meu twitter: http://twitter.com/serginhosant

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