Aprendendo lições de crescimento empresarial Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Aprenda lições de crescimento empresarial no artigo abaixo. O mundo está cheio de oportunidades. As perspectivas de crescimento são mais prejudicadas por inabilidades gerenciais do que pela realidade econômica. Leia mais...

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Aprendendo lições de crescimento empresarial

Por Eduardo Gomes de Matos

O mundo está cheio de oportunidades. As perspectivas de crescimento são mais prejudicadas por inabilidades gerenciais do que pela realidade econômica.

A questão não é saber se o crescimento é possível, e sim, se as empresas estão aptas para aceitar o desafio do crescimento.

Crescer é um dos maiores desafios das empresas. E esta questão não é somente para algumas empresas, mas um problema generalizado para micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Entre 1988 e 1993, metade das organizações da relação Fortune 1000 não conseguiu acompanhar o crescimento do Produto Nacional Bruto dos EUA mais a inflação. E essa situação mudou pouco de lá para cá. No Brasil, a situação é muito semelhante.

Porém existem algumas empresas que continuamente crescem à taxa reais. Sintetizar as principais teorias, práticas e experiências de empresas que têm conseguido vencer o desafio do crescimento para que empreendedores, empresários e líderes empresariais possuam um material de pesquisa de fácil acesso e entendimento mostrando os caminhos e os bastidores de negócios de sucesso é de suma importância para a sobrevivência e competitividade das organizações.

Muitos executivos e empresários que lêem sobre algumas empresas de rápido crescimento e se perguntam: “Por que não conseguimos crescer também?”.

Nossos estudos mostraram que não existe uma fórmula única para o crescimento, pois todas as empresas têm suas particularidades, são formadas por pessoas diferentes, atuam em segmentos diferentes, possuem um mix de produtos e serviços diferentes, etc. Porém queremos compartilhar com vocês quais são as melhores idéias e práticas para pensar, agir e crescer.

Para conseguirmos fazer nossa empresa crescer, o primeiro passo é Compreender o Crescimento. Devemos entender a relação existente entre Crescimento, Competitividade e Sucesso Empresarial; quais são Os Horizontes de Crescimento; quais os sete caminhos do Crescimento; de quem é a responsabilidade do crescimento; o papel do líder na promoção e sustentação do crescimento; Como a liderança deve administrar a pauta do crescimento; a importância da vontade e da determinação de crescer; como distinguir o bom do mau crescimento; e discutir sobre as Estratégias de Crescimento e por que é tão difícil formular estratégias de crescimento vencedoras.

O segundo passo é: Preparar-se para o Crescimento. Abordar como devemos elaborar o planejamento para o crescimento; discutir em que direção crescer: como identificar as oportunidades de crescer; como realizar a Identificação e avaliação das capacidades e condições para o crescimento, ou seja, o diagnóstico empresarial para o crescimento e quais são os fatores que condicionam o crescimento empresarial; a importância da Definição da Visão de Futuro e das Estratégias e Táticas para o Crescimento; os Pilares do modelo orientado para o crescimento; a estruturação do Programa por etapas e seus respectivos planos de ação; a importância da Cultura empresarial; O poder da Paixão e do Sonho compartilhados; como escolher as pessoas certas para proporcionar o crescimento empresarial e como desenvolver seu “plano de geração de valor”.

O terceiro passo consiste em implementar o Crescimento. Saber quais subir as escadas para o crescimento; como dar com segurança um passo de cada vez; arquitetar a escada do crescimento; e como conduzir o processo de crescimento.

Para finalizar este método devemos dar o quarto passo que é Garantir o Crescimento. Com o objetivo de alcançarmos êxito neste passo final devemos: Gerenciar cada horizonte separadamente; entender que a chave do sucesso está na execução; Gerenciar o desempenho: definindo e implementando seu sistema de medição e Manter o Foco no Crescimento.

Há momentos na vida de um empreendedor ou líder empresarial que exigem a reflexão profunda sobre o futuro da sua organização. Diante de um mundo em permanente mudança e que impõe cada vez mais desafios ao negócio, pensar e agir sobre as questões que garantirão a perpetuidade do empreendimento, são as ações mais importantes que os líderes devem investir seu tempo.

A consciência de sermos competitivos para garantirmos a perpetuidade da organização hoje é cada vez maior por parte dos líderes das empresas. Seja ela uma micro, pequena, média ou grande empresa, a maior parte dos dirigentes têm plena convicção de que somente com qualidade e produtividade poderão levar suas empresas a sobreviver no mercado e ter sucesso. Qualidade e produtividade não são mais garantia de ”ganhar o jogo”.

Portanto, competitividade e sucesso empresarial na mente dos líderes empresariais são duas palavras que estão intimamente interligadas. Mas será que o crescimento empresarial também está diretamente relacionado a estas duas palavras?

O aumento do faturamento e da lucratividade significa para uma empresa, o que o sangue, o alimento e oxigênio significam para um ser humano. Eles não são o sentido da vida, mas sem eles não há vida e muito menos crescimento.

Os empresários que querem fazer de suas empresas um sucesso, por conseqüência não podem tirar o olho da linha da receita da empresa. “É no campo de batalhas das vendas que a empresa mede sua força competitiva. É ali que o talento administrativo é posto a prova. É ali que as idéias mostram sua utilidade concreta. É o cenário em que se decide definitivamente a sobrevivência e o sucesso da empresa”.

Eduardo Gomes de Matos é consultor de empresas e Diretor-Presidente da Gomes de Matos Consultores Associados.

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