Aprendendo dicas para o sucesso em equipe São José dos Pinhais, Paraná

Saiba como montar e manter uma boa equipe de trabalho. O bacharel em administração de empresas Leandro Tonelli resume como lidar com as situações do cotidiano empresarial. "O bom recrutamento e seleção de pessoal, reduz muito a probabilidade de problemas futuros com colaboradores", ele afirma.

Bloon Propaganda
(41) 3039-8637
r Acyr Guimarães, 436 sl 705 S Cândida
Curitiba, Paraná

Dados Divulgados por
3.3 Propaganda
(41) 3334-6853
r Alm Gonçalves, 2350 ap 23
Curitiba, Paraná

Dados Divulgados por
MDA Propaganda
(41) 3076-3153
r Pres Epitácio Pessoa, 642 c Tarumã
Curitiba, Paraná

Dados Divulgados por
R.R.B Propaganda
(41) 3353-1542
r Dr Manoel Pedro, 430 ap 403 Cabral -
Curitiba, Paraná

Dados Divulgados por
Inventiva Propaganda
(41) 3339-8856
r Pe Anchieta, 2454 sl 25a Bigorrilho
Curitiba, Paraná

Dados Divulgados por
Ection Propaganda
(41) 3222-7843
r José Loureiro, 12 s 303 Centro
Curitiba, Paraná

Dados Divulgados por
Bob Propaganda e Marketing
(41) 3026-6699
r Lourenço Gbur, 99 Campina do Siqueira
Curitiba, Paraná

Dados Divulgados por
Linus Propaganda
(41) 3323-6927
r Des Motta, 1260 ap 121
Curitiba, Paraná

Dados Divulgados por
Polis Propaganda
(41) 3079-1713
av Mal Deodoro, 630 sl 506
Curitiba, Paraná

Dados Divulgados por
Arsenal
(41) 3022-5767
r Prof Waldir Jesus, 865 cj 1001 an 10 Capão Raso
Curitiba, Paraná

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprendendo dicas para o sucesso em equipe

Monte e mantenha uma boa equipe. Esta é uma base importante para a boa administração empresarial.

Escolher bem – Fase inicial na estruturação de uma equipe. O bom recrutamento e seleção de pessoal, reduz muito a probabilidade de problemas futuros com colaboradores, nesta fase é fundamental o enquadramento do candidato aos valores, objetivos e princípios da empresa, e para isso é preciso considerar fatores pessoais, profissionais, familiares e psicológicos, adaptando as análises à situações cotidianas presentes e futuras da empresa.

Informação – Equipes se fortalecem ou esmorecem por conta de informação. A falta dela, pode deixar lacunas que serão preenchidas por especulações e boatos, que nem sempre são condizentes com a realidade. Reparar os danos causados pela falta de informação, é muito mais trabalhoso e desgastante do que manter a equipe informada, portanto crie mecanismos para tornar as informações acessíveis a todos os interessados da equipe, treine seus colaboradores e dê feedbacks constantes, isso proporciona um ambiente de interação e cooperação, pois o tempo antes gasto com especulações e boatos, poderá ser preenchido com trabalho e outras ações mais produtivas.

Planejamento – “Quando não sabemos para onde vamos, qualquer lugar serve”. Esta conhecida frase retrata bem o sentimento dos membros de uma equipe sem orientação. Planejar ações, campanhas, objetivos ou qualquer outra ação empresarial é fundamental para seu sucesso. No planejamento é possível identificar problemas, oportunidades e necessidades do projeto. Ao iniciarmos um projeto sem planejamento, certamente encontraremos grandes problemas no caminho, e a essa altura é preciso apagar as fogueiras, para que o projeto não seja consumido pelo fogo, isso demanda tempo e desgasta a equipe. Quando planejamos, podemos evitar o fogo, ou se isso não for possível, podemos estar preparado com mais água para apagar as fogueiras.

Motivação – Deve fazer parte do dia-a-dia das empresas. Para motivar é preciso conhecer seus colaboradores, identificar qual a pirâmide hierárquica das necessidades de cada membro da equipe, pois nem todos se motivam por dinheiro ou presentes. Em motivação, assim como na ecologia, também é preciso gerar sustentabilidade, conhecer o potencial e o funcionamento do mecanismo motivacional de seu funcionário, isso consiste em uma ferramenta poderosa de gestão, e possibilita gerenciar por competências, alocando os melhores nos melhores momentos, além de te dar a grande oportunidade de desenvolver pessoas dentro da equipe. Seja um motivador, utilize recursos sustentáveis de motivação, seja humano, pois a máquina empresarial é movida por essa força.

Controle – Manter o controle da situação é fundamental para uma boa administração, porém controlar não é necessariamente “mandar” e sim “estar no controle”. Estar no controle é escolher bem seus colaboradores, mantê-los informados e treinados, planejar e estruturar as ações, e trabalhar focado em objetivos. Pequenas atitudes de realinhamento e orientação sempre serão necessárias, porém, se os gestores não perceberem os pequenos desvios de percurso, o caminho pode ser totalmente alterado e ocorrer uma total perda de controle. Controlar é participar, é interagir, todos os dias.

Conflitos – Eles existem, e sempre irão existir. Gerenciar o conflito é o que realmente acaba com ele. Aprenda a entender o foco do problema, se atente a real causa do conflito, e corte o mal pela raiz. Ações paliativas apenas apagam o incêndio, mas não eliminam o problema, o que pode alimentar novos conflitos e gerar descrédito junto a seus colaboradores.

O mais importante é acreditar em você!

Sua capacidade de liderar é o que realmente vai determinar o sucesso de sua equipe. É sensato estudar estes fatores, e tentar antecipar-se a eles.

Leandro Tonelli

Graduado em Administração de Empresas pela Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), em Santos e especializado em Gestão Estratégica de Negócios pela mesma instituição. Tem 11 anos de experiência em gestão de negócios, gerenciamento vivenciados em empresas multinacionais, onde desenvolveu trabalhos voltados a reestruturação, treinamento, desenvolvimento humano, programas de qualidade, padronização de produção, gestão de carteira financeira, entre outros.
Atua como consultor em gestão e reestruturação de processos e ministra treinamentos de vendas, coach empresarial, gerenciamento de competências, motivação e trabalho em equipe, em organizações de diversos ramos de atividade pela empresa Tonelli Assessoria Empresarial.

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com