Aprendendo a ser um profissional de vendas Cuiabá, Mato Grosso

O Profissional de Vendas é aquele que promove, executa ações e marketing, vende produtos ou serviços para clientes novos ou atuais. Alguns denominam-se promotores, outros representantes de vendas, coordenadores e até assessores de vendas, mas na verdade todos são vendedores. Entenda mais no artigo abaixo.

Fleno Consultoria Em Gestão De Qualidade
(65) 3642-7142
av Miguel Sutil, 5552 S 25 Bosque Da Saúde
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Engeflora Assessoria Consultoria E Planejamento Florestal
(65) 3644-8877
av Historiador rubens De Mendonça, 2000 S807
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Aptware Consultores De Empresas
(65) 3623-1568
av São Sebastião, 2255 Ap 603 Popular
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Rural Ambiental - Consultores Em Gestão De Qualidade
(65) 3623-2109
av 15 De Novembro , 489 S13 Centro Sul
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Astrans- Assessoria De Transportes
(65) 3623-4647
r Barão De Melgaco , 3330 S 202 Centro Norte
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Atitude Consultoria Empresarial
(65) 9901-5301
r Mal Mascarenhas Moraes, 472 Duque De Caxias Ii
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Grupo Valure Consultoria De Empresas
(65) 3318-2600
r Corumbá , 259 Baú
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Consult Consultoria Projetos E Meio Ambiente
(65) 3623-5656
rOrquideas, 611 Jardim Cuiabá
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Pr Consultoria E Projetos Ltda
(65) 3321-2838
r Bar Ão De Melgaço, 2350 S 303 Porto
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Atame Assessoria Consultoria E Planejamento
(65) 3321-9000
av Tenente Coronel Duarte, 897 Pi2 Bom Aquino
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprendendo a ser um profissional de vendas

Quais são as tarefas e responsabilidades desta profissão?
Visitar clientes;
Tirar pedidos dos produtos e serviços;
Coordenar contratos e pagamentos com clientes;
Manter contato com clientes (pós-venda);
Prospecção;
Prever tendências de mercado e desenvolver novas idéias para atrair mais clientes;
Coordenar a entrega e instalação de produtos;
Treinar clientes em como usar os produtos;
Tratar reclamações e coordenar manutenção / devolução dos produtos com defeitos;
Fazer recomendações baseado nas necessidades dos clientes;
Arquivar os pedidos de vendas e elaborar relatórios;
Elaborar plano de vendas;
Participar de treinamentos e palestras;
Sugerir como apresentar os produtos;
Apresentar os materiais promocionais.

O que é preciso para ser um Profissional de Vendas?

É preciso ter conhecimento em técnicas de vendas, boa comunicação, ter boa apresentação e aparência, conhecer a especialidade de negócios onde trabalha, conhecer detalhes dos produtos ou serviços que vende, conhecer o produto da concorrência, suas técnicas de apresentação, argumentos de vendas, tipos de contratos, técnicas de marketing, como colocar pedidos, como gerenciar estoque, conhecer as necessidades do cliente, saber planejar, saber gerenciar bem o seu tempo, ser organizado, ter habilidade em marketing, conhecer conceitos básicos de contabilidade, saber construir relacionamentos de modo a desenvolver uma parceria.
Além disso, para ser bem-sucedido em vendas é preciso ter garra, para enfrentar sacrifícios e obstáculos, determinação, para manter o foco e coragem, para enfrentar os desafios.

E, por fim, é preciso disciplina, para fazer o que precisa ser feito e consistência, para fazer o que precisa ser feito todos os dias.
Além disso é preciso manter-se atualizado nesta profissão. No Brasil ainda não existe uma formação superior em vendas, mas existem treinamentos excelentes oferecidos por diversas entidades.

Para quem quer entrar (e permanecer) para o mundo das vendas, é imprescindível participar de treinamentos e palestras sobre o assunto, cursar administração de empresas, cursos de informática e leitura de revistas especializadas em vendas, administração, marketing, relacionamentos, etc.

O lado humano do processo de vendas está sendo muito valorizado. Hoje o vendedor é mais orientado ao cliente e possui como objetivo construir e manter um bom relacionamento em vez de simplesmente tirar um pedido. O foco é reter e trabalhar com clientes atuais em vez de simplesmente procurar novos clientes.
Considere ainda as várias tecnologias que estão modificando o trabalho do vendedor: Call Centers, televendas, marketing direto, e-mail, telefone celular, internet, e-commerce, faxes, computadores.

Este é o mundo das vendas. Seja bem-vindo.

Sobre o Autor

Consultor e Palestrante da RBrasil Consultoria e Marketing.


Artigos.com