Aprendendo a ser um profissional de vendas Brasília, DF

O Profissional de Vendas é aquele que promove, executa ações e marketing, vende produtos ou serviços para clientes novos ou atuais. Alguns denominam-se promotores, outros representantes de vendas, coordenadores e até assessores de vendas, mas na verdade todos são vendedores. Entenda mais no artigo abaixo.

Accenture do Brasil Ltda
(61) 3039-8620
SHS Quadra 6, s/n, Bl E Sl 817, Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Birô de Comunicação Marketing e Eventos Ltda
(61) 3964-3363
SCS Quadra 7, s/n, Sn Bl O An 20 Sl 230, Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
(61) 3348-7100
SEPN-515, s/n, Bl C An 3 Lj 32, Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
KPMG Auditores Independentes
(61) 2104-2400
qd SBS Quadra 2, s/n, Sn Bl Q Lt 3 An 7 Sl 708, St Bancário Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dinamize
(61) 3274-1172
CLN 113 Bl C, s/n, Sn Sl 203, Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A
(61) 3321-2244
SAS, s/n, Qd 5 Bl N Ed OAB An 11 Sl 1101, Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
TCBR - Tecnologia e Consultoria Brasileira S/A
(61) 3347-0088
SCRN-704/705, s/n, Sn Bl H Lj 33, Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Aeronet Informática e Representação Ltda
(61) 3223-7475
SRTVS, 701, Bl O An 4 Sl 413, St Rádio Tv Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Adecco Top Services RH S/A
(61) 3272-2454
SCRN 706/707 Bloco E, s/n, Lj 18, Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Humanizar: Consltoria & Projetos
61 3274 27 55 9832 25 37
STN - Ed. Montreal - I - Sala 106
Brasília, DF
 
Dados Divulgados por

Aprendendo a ser um profissional de vendas

Quais são as tarefas e responsabilidades desta profissão?
Visitar clientes;
Tirar pedidos dos produtos e serviços;
Coordenar contratos e pagamentos com clientes;
Manter contato com clientes (pós-venda);
Prospecção;
Prever tendências de mercado e desenvolver novas idéias para atrair mais clientes;
Coordenar a entrega e instalação de produtos;
Treinar clientes em como usar os produtos;
Tratar reclamações e coordenar manutenção / devolução dos produtos com defeitos;
Fazer recomendações baseado nas necessidades dos clientes;
Arquivar os pedidos de vendas e elaborar relatórios;
Elaborar plano de vendas;
Participar de treinamentos e palestras;
Sugerir como apresentar os produtos;
Apresentar os materiais promocionais.

O que é preciso para ser um Profissional de Vendas?

É preciso ter conhecimento em técnicas de vendas, boa comunicação, ter boa apresentação e aparência, conhecer a especialidade de negócios onde trabalha, conhecer detalhes dos produtos ou serviços que vende, conhecer o produto da concorrência, suas técnicas de apresentação, argumentos de vendas, tipos de contratos, técnicas de marketing, como colocar pedidos, como gerenciar estoque, conhecer as necessidades do cliente, saber planejar, saber gerenciar bem o seu tempo, ser organizado, ter habilidade em marketing, conhecer conceitos básicos de contabilidade, saber construir relacionamentos de modo a desenvolver uma parceria.
Além disso, para ser bem-sucedido em vendas é preciso ter garra, para enfrentar sacrifícios e obstáculos, determinação, para manter o foco e coragem, para enfrentar os desafios.

E, por fim, é preciso disciplina, para fazer o que precisa ser feito e consistência, para fazer o que precisa ser feito todos os dias.
Além disso é preciso manter-se atualizado nesta profissão. No Brasil ainda não existe uma formação superior em vendas, mas existem treinamentos excelentes oferecidos por diversas entidades.

Para quem quer entrar (e permanecer) para o mundo das vendas, é imprescindível participar de treinamentos e palestras sobre o assunto, cursar administração de empresas, cursos de informática e leitura de revistas especializadas em vendas, administração, marketing, relacionamentos, etc.

O lado humano do processo de vendas está sendo muito valorizado. Hoje o vendedor é mais orientado ao cliente e possui como objetivo construir e manter um bom relacionamento em vez de simplesmente tirar um pedido. O foco é reter e trabalhar com clientes atuais em vez de simplesmente procurar novos clientes.
Considere ainda as várias tecnologias que estão modificando o trabalho do vendedor: Call Centers, televendas, marketing direto, e-mail, telefone celular, internet, e-commerce, faxes, computadores.

Este é o mundo das vendas. Seja bem-vindo.

Sobre o Autor

Consultor e Palestrante da RBrasil Consultoria e Marketing.


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