Aprendendo a proteger o computador de vírus Arapiraca, Alagoas

É recomendado que os usuários tenham senhas diferentes para e-mail e rede social. Os famosos sites de rede social como o Facebook e o Twitter têm se tornado muito atraentes para ataques phishing e scamming, já que os criminosos on-line seguem as últimas tendências da Internet que estão atraindo a maioria dos usuários. Leia mais abaixo.

Cresce Sucesso - Nereu Resende Jr.
(82) 3317-1778
Rua Passos
Maceió, Alagoas
 
The Amazing Comunicação
(82) 8897-9137
Rua 7 de Setembro 118
Maceió, Alagoas
 
Net Computadores
(82) 336-3366
r Pedro Paulino, 69, b, Poço
Maceió, Alagoas
 
KM Informática
(82) 241-0172
r Miguel Palmeira, 920, Farol
Maceió, Alagoas
 
Master Teleinformática Ltda
(82) 327-1212
r José Lages,Dep, 897, p Verde
Maceió, Alagoas
 
ASSESSORIA DE ADESÃO MÁQUINA DE CRÉDITO/DÉBITO
(82) 3221-8223
Rua Tamandaré, nº 91 Prado
Maceio, Alagoas
 
BONÉS E CAMISAS PARA EVENTOS
(82) 3336-8599
RUA PROF. JOSÉ PAULINO-478 FAROL
MACEIÓ, Alagoas
 
Quality Print Info Service Ltda
(82) 336-8362
r Moacir Miranda, 178, Ponta Grossa
Maceió, Alagoas
 
Hidra Diesel
(82) 354-2366
r Araguaia, 212, Tabuleiro Dos Martins
Maceió, Alagoas
 
Soluções Integradas
(82) 326-1505
r 165, Centro
Maceió, Alagoas
 

Aprendendo a proteger o computador de vírus

Cyber Crimes

É recomendado que os usuários tenham senhas diferentes para e-mail e rede social

Os famosos sites de rede social como o Facebook e o Twitter têm se tornado muito atraentes para ataques phishing e scamming, já que os criminosos on-line seguem as últimas tendências da Internet que estão atraindo a maioria dos usuários.

Uma recente ação criminosa contra os sites de rede social, incluindo o Facebook e o Twitter, foi reportada pelo F-Secure Response Lab no dia 07 de agosto. A conta de um blogueiro da Geórgia chamado Cyxymu foi alvo de um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS), causando problemas para milhões de usuários dos sites, os deixando lentos ou completamente fora do ar.

Gabriel Menegatti, Diretor de Tecnologia da F-Secure Brasil, diz: “Embora esse ataque tenha sido para atingir uma pessoa específica, afetou a comunidade inteira. Nós podemos nunca saber quem estava por trás do ataque, entretanto eles tiveram acesso à banda larga significativa”.

A comunicação através do Facebook é toda baseada em conexões pessoais e comunidades de amigos. Isto envolve um alto nível de confiança. Quando você recebe uma mensagem de um de seus amigos em sua página do Facebook, é muito diferente do que receber um e-mail anônimo ou uma mensagem de spam. É precisamente este ambiente de confiança – e os 250 milhões de usuários – que tornam o Facebook tão tentador para os criminosos. Phishing e scams criam um falso senso de confiança com o alvo do ataque, permitindo os criminosos ganhar acesso a informações valiosas ou beneficio financeiro direto.

Sean Sullivan, Security Advisor da F-Secure diz: “Senhas fracas fornecem um caminho simples para os criminosos invadirem as redes sociais. O objetivo deles é coletar listas de contatos, números de telefones e outras informações as quais eles possam vender a spammers ou usar em ataques direcionados para ganhar dinheiro”.

O dano causado por uma conta do Facebook hackeada é ainda maior se a mesma senha também for usada para a conta de e-mail do usuário. Isto significa que os criminosos podem facilmente mudar todas as senhas do usuário, obter informações sobre detalhes bancários e encontrar respostas para questões de desafio de segurança. Às vezes as respostas às perguntas pessoais de segurança podem ser encontradas diretamente no Facebook, como por exemplo, o nome do meio, endereço da casa e nome de bicho de estimação.

“Como o nome de usuário do Facebook consiste em um endereço de e-mail, é essencial que senhas diferentes sejam usadas para se logar em outros sites. Também é uma boa idéia ter e-mail primário diferente, e-mail de negócios, e contas de e-mails de rede social”, recomenda Sullivan.

Este ano houve uma série de mensagens falsas no Facebook de “amigos” pedindo por ajuda financeira. Os usuários devem sempre ter cautela com tais solicitações e verificar detalhadamente a identidade da pessoa antes de enviar qualquer quantia, mesmo quando as mensagens parecem vir de um membro da família ou de alguém confiável.

“Há também um aspecto positivo da segurança nas redes sociais. Ao contrário dos e-mails scams clássicos, como correntes que podem circular por anos, os usuários conectados ao Facebook podem rapidamente ter conhecimento das últimas ameaças de segurança. Uma comunidade é boa para publicar informação útil de segurança e para tomar uma atitude corretiva rápida contra vulnerabilidades”, diz Sullivan.

Dicas para melhorar a segurança em rede social:

- Tenha SEMPRE senhas separadas e seguras para o seu e-mail e sites de rede social.

- Se você se tornar ciente de um problema de segurança do Facebook, escreva na sua página para a comunidade tomar uma ação preventiva.

- Escolha seus amigos sabiamente e tenha um especialista em segurança entre os seus amigos!

- Se você está no Facebook, procure a página da “F-Secure” para saber as últimas notícias relacionadas a segurança.

Clique aqui para ler este artigo na Techlider