Aprendendo a ginástica laboral Araraquara, São Paulo

Conheça os benefícios da ginástica laboral. O autor enfatiza a importância do alongamento para os funcionários da área de tecnologia. Ele também ensina como praticar os exercícios.

Plasa Saúde Administração e Assistência Médica Ltda
(15) 3232-6523
r Voluntários de Sorocaba, 151, Centro
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
Vidinha Planos de Saúde
(11) 2485-5515
av José Antônio Cabral, 470, Jd Rosa de Franca
Guarulhos, São Paulo

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Representações Mais Saúde S/C Ltda
(11) 3651-8510
av Autonomistas, 2852, Centro
Osasco, São Paulo

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Espaço Mais Saúde
(11) 3447-3573
r Raimunda da Silva Teles, 103, Jd S João Bela Vista
Osasco, São Paulo

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Caixa Econômica Federal
8005-50101
r Inhaúma,Visc, 1153, Centro
Ribeirão Preto, São Paulo

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Juliseg Corretora de Seguros de Vida S/S Ltda
(11) 2295-0661
av Carrão,Cons, 1862, Tr Sl 2, Vl Carrão
São Paulo, São Paulo

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Assistência Médica Lumax
(11) 2440-0945
r Leonor Bresser Corrêa, 19, Vl Miriam
Guarulhos, São Paulo

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HBC Saúde
(11) 2229-0448
av Mariana Ubaldina do Espírito Santo, 601, Macedo
Guarulhos, São Paulo

Dados Divulgados por
BDL Planos de Saúde
(11) 2440-0191
r Itaverava, 53, Camargos
Guarulhos, São Paulo

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DC Dental Center
(19) 3032-8872
r Ana Gonzaga,Da, 199, Taquaral
Campinas, São Paulo

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Aprendendo a ginástica laboral

Olá PTI’s,

Como nós, profissionais de TI , não vivemos só de computadores, hoje estamos lançando o primeiro de muitos conteúdos sobre saúde na área de informática.

Pra começar, vamos falar sobre dores e tensões causadas pelo uso do computador, problema que geralmente atormenta os profissionais que atuam no desenvolvimento de softwares (programadores), que na grande maioria das vezes não possuem hábitos muito saudáveis.

O conteúdo foi gentilmente cedido por Claudia Wanderck, diretora da Clínica Long Life de Fisioterapia .

O cotidiano agitado dos escritórios trouxe novos inimigos para a saúde de quem trabalha com computadores. As dores e tensões ocasionados por maus hábitos dentro e fora do escritório podem resultar em patologias crônicas, como tendinite e bursite. “Um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia constatou que aproximadamente 83% da população brasileira é sedentária. A falta de exercícios físicos agrava as conseqüências de uma rotina de trabalho estático, em funções que exigem movimentos repetitivos, como a digitação”, ressalta a fisioterapeuta Claudia Wanderck, diretora da Clínica Long Life de Fisioterapia.

“Fazer atividades físicas, como a ginástica laboral, faz toda a diferença, pois trabalha os músculos e as articulações. Durante o expediente é indispensável a realização de exercícios de alongamento. Desta forma, pode se garantir uma melhora na postura, na elasticidade e no desgaste das articulações”, complementa.

A fisioterapeuta explica que atitudes como estralar diferentes articulações pode trazer um alívio momentâneo, mas que a realização deste tipo de movimentos bruscos pode ocasionar sérias lesões. A forma correta de recuperar as energias e evitar a fadiga causada por trabalhos repetitivos é através do alongamento.

“Quanto maior for a repetição de um movimento, maior deve ser o número de pausas para alongamentos. Nem sempre é necessário fazer grandes interrupções no horário de trabalho. Os exercícios de alongamento podem ser efetuados em micro pausas, durando entre 30 segundos e um minuto. A cada parada, podem ser escolhidos exercícios específicos, que atendam às regiões mais afetadas. As pausas devem ser feitas a cada meia hora e são imprescindíveis para a saúde do colaborador e aumento da produtividade”, destaca a diretora da Clínica Long Life.

“Os exercícios de alongamento são indispensáveis para pessoas que já sofrem de patologias crônicas como as famosas tendinite e bursite, pois os medicamentos podem amenizar as dores, mas não trazem cura definitiva. Apenas as mudanças de comportamento relacionadas à postura, atividades físicas e pausas para alongamentos entre as atividades podem garantir a cura e uma vida mais saudável”, acrescenta.

ALONGAMENTOS DURANTE O EXPEDIENTE

Alongamentos para profissionais de TI!

  1. Nas duas primeiras fotos a fisioterapeuta mostra alongamentos para os punhos.
  2. A imagem seguinte mostra um exercício para a coluna lombar.
  3. Nas fotos quatro e cinco, Claudia mostra alongamentos para o pescoço.
  4. A penúltima imagem ensina como alongar a região glútea e do ciático.
  5. A última foto mostra um exercício de alongamento para a lateral da coluna.
  6. Todos devem ser repetidos em ambos os lados do corpo;

BENEFÍCIOS DA REALIZAÇÃO DE ALONGAMENTOS DURANTE O EXPEDIENTE

  • Relaxamento muscular;
  • Melhora da circulação;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Melhora da postura;
  • Redução das dores;
  • Revitalização das energias e bem-estar

Espero que tenham gostado e que possam colaborar com seus comentários.

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