Aprendendo a estimular o espírito de liderança Angra dos Reis, Rio de Janeiro

A formação de um líder começa com a compreensão própria de suas fortalezas e fraquezas. "A lei da afinidade também se aplica à liderança: fracassados juntam-se a fracassados; vencedores cercam-se de vencedores." (Ernesto Berg). E a influência é uma das principais bases da liderança.

Banco Morada S/A
(21) 2671-3320
av Nilo Peçanha, 245, Lj A, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
ASB S/B Crédito Financiamento e Investimento
(21) 3136-1313
r Candelária, 60, 11º andar, Centro
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Banco Panamericano S/A
(21) 2109-9900
r Conceição, 38, Centro
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
CBSB - Caixa Beneficiente dos Servidores do Brasil
(21) 2533-1049
r Dantas,Sen, 76, An 13 Sl 1303, Centro
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Boreal DTVM S/A
(21) 2107-3737
r Jardim Botânico, 518, An 4, Jd Botânico
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
pinhaltur viagenes e turismo ltda
(21) 2717-9349
av ernani doa amaral peixoto 60 sala 208
nlteroi, Rio de Janeiro
 
Financeira Alfa S/A Crédito Financiamento e Investimentos
(21) 2717-7283
r Felício Toledo,Mto, 500, Sl 403, Centro
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Express Cred
(21) 3027-2370
tr Beltrão, 54, Ap 204, Sta Rosa
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Losango Promoções de Vendas Ltda
8002-24252
r Manuel Correia, 34, Lj C, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
UPCRED EMPRÉSTIMOS (PREF MACAÉ, INSS, GOV EST RJ, etc...
(22) 2762 5644 27625913 7835 3624 8843 7853
Av Rui Barbosa, 698 - sala 308 CENTRO MACAÉ (TROPICAL PLAZA)
MACAÉ, Rio de Janeiro
 
Dados Divulgados por

Aprendendo a estimular o espírito de liderança

Por Guilherme Said

"A lei da afinidade também se aplica à liderança: fracassados juntam-se a fracassados; vencedores cercam-se de vencedores." (Ernesto Berg)

A formação de um líder começa com a compreensão própria de suas fortalezas e fraquezas. Apenas compreendendo a si mesmo, poderemos compreender o outro, e dessa maneira, poderemos obter os resultados que queremos através das pessoas. Teremos, assim, o aumento do nosso campo de liderança, influenciando positivamente as pessoas para a ação. E a influência é uma das principais bases da liderança.

Observe o seu dia-a-dia. Analise como anda o seu campo de liderança. O que isso significa? Um “campo”, nesse caso, é um padrão oculto que tem a capacidade de influenciar o comportamento. Peter Senge, autor do livro A Quinta Disciplina, demonstra que sabemos acerca desses campos - como sabemos acerca de campos eletromagnéticos ou gravitacionais - não porque os experimentamos diretamente, mas por observarmos seus efeitos.

Vou dar um exemplo na prática. Observe um professor de uma turma bem-sucedida. Com sua didática excelente e empatia com a turma, ele consegue criar um campo oculto que influencia os alunos a liberarem a sua criatividade em busca de novos conhecimentos. Em suas relações, produzem resultados muitas vezes surpreendentes e nunca imaginados.

Nas empresas ocorre da mesma maneira. Os líderes excelentes conseguem desenvolver campos de liderança e influência onde os colaboradores se sentem motivados a inovar, empreender e gerar resultados cada vez melhores.

É importante destacar a importância dos líderes intermediários - gerentes e supervisores - nesse processo de criação de campos de liderança. São eles que estão mais próximos do dia-a-dia da equipe e possuem grande poder para influenciar positiva ou negativamente os níveis operacionais da organização. A percepção que um colaborador tem da empresa depende sobremaneira do exemplo e atuação do seu supervisor imediato.

Observamos, assim, que desenvolver o campo de liderança é tarefa primordial de todos os líderes e os efeitos serão visíveis em toda a empresa.

Mas como desenvolver esse campo? O que eu, como líder, posso fazer?

Estimulem o aprendizado, busquem ensinar com paciência os seus pares, falem com paixão e entusiasmo sobre a empresa, sobre o seu trabalho. Façam perguntas, peçam a opinião das pessoas. Dêem o exemplo no cumprimento dos valores corporativos. Coloquem-se no lugar do outro. Estejam frequentemente próximos dos seus liderados. Ofereçam mais do que o solicitado. Executem com perfeição!

Produzir resultados extraordinários e demonstrar crença na empresa e nas pessoas que a integram são hoje os principais objetivos dos líderes dentro das organizações.

Busquem analisar esses pontos ao término de cada dia. Questionem-se. Reflitam sobre o seu papel. Além do desenvolvimento do campo de liderança, tenho certeza que vocês ganharão em todos os aspectos de suas vidas, com evoluções crescentes nos campos pessoal, profissional e espiritual.

Pensem nisso e até a próxima!

........................................................................

Guilherme Said é Administrador de empresas, com MBA em Gestão Empreendedora pela UFC/FIEC, Professor e Consultor de Empresas. É idealizador e coordenador do Portal SóCultura.com.

Clique aqui para ler este artigo na SóCultura