Aprendendo a elaborar uma cotação eficiente Araraquara, São Paulo

Saiba como vencer a concorrência apresentando uma cotação bem feita. O especialista em vendas Jean Oliveira explica como a confecção do orçamento pode ser decisiva para a decisão do cliente. Ele ensina dez regras curtas de como seduzir e ganhar a credibilidade do avaliador.

Solutions M&R Assessoria Empresarial Ambiental
(19) 3801-1421
R. Pedro Gonçalves, 1.159
Indaiatuba, São Paulo
 
Antunes Metalúrgica
(116) 966-8113
Av Sapopemba, 561, Alto da Mooca
São Paulo, São Paulo
 
Jose M Silva
(114) 033-4364
r Osorio,cel, 216
Bragança Paulista, São Paulo
 
Brindes Promocionais S&C
(116) 919-4863
r Fortaleza de Itapema, 205, Jardim Vera Cruz
São Paulo, São Paulo
 
Aço Inoxidável Inox Maia
(116) 121-5000
r Madre de Deus, 1503, Moóca
São Paulo, São Paulo
 
SABESP Cia de Saneamento Básico do Estado de Paulo
(18) 645-1215
r Pedro I Dom, 19
Coroados, São Paulo
 
Tecnil
(15) 224-3340
R Gonçalves Crespo, 49, Vl Adélia
Sorocaba, São Paulo
 
Aços Granjo Comercial Ltda
(114) 396-4511
av Nicola Demarchi, 170, Demarchi
São Bernardo do Campo, São Paulo
 
Elbis de Minas Indústria e Comércio
(114) 479-0600
av Itamarati, 2456
Santo André, São Paulo
 
Multibrindes
(12) 222-4050
r S Shibata, 305
Taubaté, São Paulo
 

Aprendendo a elaborar uma cotação eficiente

Recentemente precisei de cotação para serviços gráficos, e passei por uma experiência interessante e infelizmente muito comum, da qual podemos tirar lições de ouro para agir certo. Segue uma convenção nos negócios que devemos ter no mínimo três orçamentos, assim fiz e eis os resultados.

Na primeira delas, antes que eu terminasse de explicar exatamente o que eu desejava, o atendente já me de passou de imediato o valor mais barato, na segunda empresa, ao contrário da anterior, me pediram meu nome e telefone, pois me ligariam com o valor em breve, a última gráfica só aceitaria a minha solicitação pelo site, em seguida eles me responderiam por e-mail.

A primeira gráfica falhou em não me perguntar nome, telefone, e-mail, não perguntou qual minha empresa ou nenhum outro dado, falha muito grave, pois hoje em dia, informação é capital para gerenciamento e um banco de dados bem estruturado tem o poder transformar alguma futura época de tempestade em uma marolinha. O atendente também não escutou toda a minha solicitação, se fizesse teria notado que poderia ter agregado mais itens à venda e conseguido um faturamento maior, além do que eu não estava procurando o item mais barato e sim o melhor que eles teriam pra oferecer. Um outro detalhe que alguns vendedores insistem em não acreditar, é que o cliente do outro lado do telefone sente quando há má-vontade ou cara feia.

Do segundo orçamento não tenho muito que comentar, pois espero seu retorno com o valor até hoje!!!Perdeu em credibilidade e neste caso, cabe a regra de que um cliente insatisfeito transmite sua má experiência a cinco vezes mais pessoas do que se tivesse seu problema resolvido.

O último utilizou os recursos mais eficientes que conheço para perder clientes, colocou dificuldade só aceitando cotações via Internet e evitaram o contato direto com o cliente, parabéns!

Apesar de me “atender”, a primeira foi a que mais errou, pois teve o contato com o cliente e desperdiçou as chances de fechar negócio, das outras não preciso falar mais...fechei o negócio com uma quarta empresa, que não pecou em atendimento e me documentou sua proposta...

Segue abaixo dez regras de ouro para seguir em cotações:

  1. Identifique sua empresa no cabeçalho da cotação com seu slogan, se tiver;
  2. Coloque um número na cotação, afinal é um documento;
  3. Enderece à empresa solicitante, ao setor responsável e principalmente a pessoa que resolve;
  4. Adicione um breve texto antes da descrição dos itens, como: “Nós da Qualidade de Venda, nos honramos em fazer parte das empresas de vossa confiança, para tanto...”
  5. Detalhe ao máximo o produto ou serviço cotado, apresentando todas suas características;
  6. Não dê seu melhor preço de imediato, estimule o interesse do cliente informando em outra linha, em destaque, os benefícios que seu produto trará ao cliente potencial. Se depois for preciso você ainda terá gordura pra queimar.
  7. Informe todas as condições comerciais, como local e data do faturamento, impostos, tipo de frete, forma (boleto, cheque ou depósito) e prazo de pagamento, valor mínimo do pedido bem como validade da proposta – este item já salvou muita gente.
  8. Coloque TODOS seus contatos, E-mail, celular, nº fixo, não corra o risco de não ser encontrado;
  9. Datar e assinar a cotação;
  10. Seja rápido a responder a cotação, se o seu concorrente for esperto ele não perderá tempo.

 

Para refletir:

Pelas falhas dos outros, o homem sensato corrige as suas. (Autor desconhecido)

Paz e Sucesso a todos nós.

Jean Oliveira

Jean Oliveira

Vendedor, Palestrante de Vendas especializado em Atendimento a Clientes, editor do www.qualidadedevenda.com.br , graduado em Tecnologia de Processamento de Dados, atua ha 15 anos no segmento comercial, diretor da Oliver Equipamentos Ltda e da Qualidade de Venda Desenvolvimento Humano e Profissional.

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