Aprendendo a cuidar do carro no inverno Maceió, Alagoas

Inverno exige manutenção redobrada no carro. Veja no artigo quais são os cuidados necessários para garantir um funcionamento eficiente e seguro dos sistemas mecânicos e elétricos do carro. Na parte elétrica, temos o alternador e motor de arranque, que são os mais exigidos em dias frios, quando a partida do veículo se torna mais difícil.

Casa das Molas Ltda
(82) 3324-1309
av Durval de Góes Monteiro, 6839, Tabuleiro Martins
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Loja da Borracha Ltda
(82) 3221-6136
av Fernandes Lima, 702, Farol
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Irmãos Magalhães Ltda
(82) 3241-9857
av Fernandes Lima, 3644, Farol
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Mecânica Paraibana Ltda
(82) 3354-0350
r Jurema, 380, Tabuleiro Martins
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Oficina de Molas Silva Ltda
(82) 3324-4925
r Luiz Clemente Vasconcelos, 449, Ltm Clima Bom 1, Clima Bom
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Remmal Retifica e Mecânica Maceio Ltda
(82) 3342-4480
r José Hermes Damasceno, 783, Sta Lúcia
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Mecânica Bispo Ltda-Me
(82) 3377-2564
r Santos Ferraz,Prof, 152, Ponta da Terra
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Joseildo Alvino de Souza
(82) 3233-3307
r Xavier de Brito, 1160, Prado
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Auto Controle Ltda
(82) 3336-6141
av Fernandes Lima, 406, Farol
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Autoimpacto Ltd - Me
(82) 3373-1282
r Leopoldina,Sta, 317, C 1, Jaraguá
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprendendo a cuidar do carro no inverno

Editoria: Vininha F. Carvalho16/7/2009

Inverno exige manutenção redobrada no carro

No inverno, alguns cuidados ajudam a garantir o funcionamento eficiente e seguro dos sistemas mecânico e elétrico do veículo. Na parte elétrica, temos o alternador e motor de arranque, que são os mais exigidos em dias frios, quando a partida do veículo se torna mais difícil.

“Algumas peças e acessórios podem apresentar problemas com a baixa temperatura”, ressalta José Palacio, auditor do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação sem fins lucrativos acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor.

As borrachas e mangueiras do motor se tornam frágeis no inverno. “Se a borracha ressecar, ela pode se romper facilmente, e assim comprometer o funcionamento do motor”, ensina. Para verificar o estado dos componentes, o IQA orienta o proprietário a procurar os serviços especializados e certificados pelo Instituto.

Outra recomendação é sobre o sistema de ar-condicionado que, mesmo em dias frios, deve ser ligado periodicamente. “Se este equipamento não é usado por um período prolongado, pode haver perda da eficiência do gás e a quebra de peças, como serpentina e condensador”, afirma.

Nos carros flex, José Palacio diz que é importante ficar atento ao "tanquinho". "No calor, o reservatório de gasolina para partida a frio não é usado, então é preciso substituir o que sobrou do combustível e fazer uma limpeza no reservatório quando chega o inverno, porque o sistema é mais requisitado", explica.

Além destes cuidados, o auditor recomenda adquirir o hábito de realizar a manutenção preventiva no veículo, porque é uma garantia de segurança no trânsito, economia de combustível e com reparos emergenciais, além reduzir a emissão de gases poluentes.

“É de vital importância manter o veículo em bom estado de conservação e isso inclui checagem periódica de freios, direção, suspensão, pneus, filtros, nível do óleo e outros itens”, diz.

Para quem vai pegar a estrada, outra dica do IQA é checar os itens de segurança, como extintor, que deve estar sem o plástico para evitar autuação pela fiscalização, estepe, macaco, faróis e lanternas.

“O reservatório de água do pára-brisa também entra nesta lista, porque é muito utilizado em trechos com neblina e garoa”, afirma o auditor do IQA, que disponibiliza no site, uma lista de empresas certificadas.

Fonte: Maria do Socorro Diogo
Fonte Link: http://www.iqa.org.br

Clique aqui para ler este artigo na Ecotour