Aprenda técnicas de gestão para alcançar o sucesso Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Aprenda técnicas de gestão tornando-se criativo e produtivo. A gestão baseada nas competências tem como foco as habilidades necessárias ao negócio da organização com base na alavancagem. Saiba mais abaixo.

Boreal DTVM S/A
(21) 2107-3737
r Jardim Botânico, 518, An 4, Jd Botânico
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Cooperativa Habitacional
(21) 2488-2005
av Edgard Romero,Min, 244, Tr Lj 122, Madureira
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Financiauto
(22) 9858-1212
financiauto@gmail.com
Macaé, Rio de Janeiro
 
Attos 2006 Serviços Fenanceiros Ltda
(21) 2620-4043
av Ernani do Amaral Peixoto, 36, Sl 1001, Centro
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Soares e Siqueira Intermediacao de Emprestimos e Financiamentos Ltda
(21) 2719-2828
av Ernani do Amaral Peixoto, 455, Sl 1106, Centro
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
MASTER CRED Emprestimos e refinanciamentos Aposentados e pensionistas
(21) 3676-1133
RUA VICENTE CELESTINO,608 / ANTIGA RUA 2 JARDIM PRIMAVERA
DUQUE DE CAXIAS, Rio de Janeiro
 
Caixa Econômica Federal
8005-50101
r José de Alvarenga, 271, Lj A, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Banco Itaú S/A
(21) 3673-6207
r José Amaro,Exped, 456, Vl São Luís
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

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Banco Cacique S/A
8001-77677
av Kennedy,Pres, 1660, Centro
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

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pinhaltur viagenes e turismo ltda
(21) 2717-9349
av ernani doa amaral peixoto 60 sala 208
nlteroi, Rio de Janeiro
 
Dados Divulgados por

Aprenda técnicas de gestão para alcançar o sucesso

Por Marcos Braun Filho

O processo de gestão nas organizações, sejam públicas ou privadas, vem sofrendo mudanças em função da necessidade de adequação às exigências da sociedade do conhecimento, onde o capital humano é valorado a partir da capacidade de explorar suas qualidades intelectuais.

Para o profissional, a exigência de aprender a interagir com o novo lhe garante certo nível de mobilidade na organização, uma vez que busca adaptar-se ao dinâmico processo produtivo de modo a tornar-se criativo, flexível diante a confrontação com situações inéditas que demandem por iniciativas baseadas em conhecimentos previamente adquiridos.

No domínio do senso comum, a competência é compreendida como um saber ou fazer qualquer coisa bem. Em termos organizacionais a competência concentra-se na análise da contribuição do indivíduo para a organização, bem como o modo como ela é concretizada, exigindo-se assim, não uma competência, mas um conjunto delas que envolve tanto um saber geral, quanto um conhecimento específico para o exercício da atividade.

A gestão baseada nas competências tem como foco as habilidades necessárias ao negócio da organização com base na alavancagem e disponibilização dos talentos humanos. Desta forma, a Gestão por Competências caracteriza-se como uma das ferramentas mais modernas em gestão de recursos humanos e tem sido amplamente adotada por grandes empresas no Brasil. O principal objetivo desta metodologia, onde podemos chamar assim (pois é caracterizado como um método eficaz na busca por resultados dentro das empresas por meio das pessoas), é buscar estabelecer uma direta relação entre as competências individuais e a estratégia organizacional.

Diversos sistemas e modelos de Gestão por Competências vêm sendo desenvolvidos e utilizados por empresas nos últimos anos na busca de ferramentas mais adequadas para a gestão de seus recursos humanos face às exigências de diferenciais competitivos que permitam a sobrevivência e o sucesso das organizações. Partindo-se da constatação de que estes diferenciais são alcançados pelas pessoas que compõem as organizações, reforça-se a necessidade de um profundo alinhamento entre as competências individuais e a estratégia organizacional, para objetivamente gerar uma vantagem competitiva.

A estratégia organizacional desempenha importante papel na definição do modelo e sistema de gestão por competências. Para realizar sua estratégia, a empresa mobiliza competências organizacionais, que constituem seu diferencial competitivo e vão determinar as competências individuais requeridas pela organização. Observa-se que a gestão de pessoas a partir de tarefas e cargos torna-se insuficiente, pois ao homogeneizar as pessoas, não identifica os diferentes níveis de desenvolvimento e de contribuição individuais. Desta forma, o modelo de gestão por competências vem atender a esta demanda.

Vale salientar que se deve sempre ter o cuidado para que o modelo adotado em cada empresa tenha interligação com os subsistemas de gestão de RH, áreas funcionais e cargos que serão contemplados, uma vez que o não alinhamento com estes fatores ficará inviável tal implantação.

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Marcos Braun Filho é Consultor Organizacional e Palestrante, Diretor da MB Consultoria e Educação Corporativa

 

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