Aprenda sobre estratégias organizacionais Araraquara, São Paulo

O artigo apresenta uma breve reflexão sobre estratégia e a sua importância no meio empresarial. Seja a curto, médio ou longo prazo, é certo de que a eficiência da estratégia dependerá muito do envolvimento de todos os níveis da empresa. Veja mais no artigo abaixo.

Fincred Emprestimo Pessoal
(11) 3683-0333
av Rondon,Mal, 102, Bo 18, Centro
Osasco, São Paulo

Dados Divulgados por
Accetta Loterias Ltda
(11) 3812-5100
av Faria Lima,Brig, 2355, Jd Paulistano
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Banco Panamericano S/A
(11) 3651-9700
r Antônio Agu, 300, Lj 112, Centro
Osasco, São Paulo

Dados Divulgados por
VOGEL FINANCE ADM. E PROMOTORA DE VENDAS LTDA
(11) 3974-9355
AV. BENEDITO ANDRADE, 358
SAO PAULO, São Paulo
 
Cidade Serviços de Administração Financeira S/C Ltda
(15) 3211-6889
r Mons João Soares, 107 cj 22 Centro
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
DEDICARE CORRETORA DE SEGUROS Ltda
(12) 3302-2212
Av. Perseu, nº 261, sala 02, Jd. Satélite,
São José dos Campos, São Paulo
 
Omni Sa Crédito Financiamento em Investimentos
(15) 3331-8090
r Cesário Mota, 90
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
Cobravi Financiamentos
(16) 3623-2827
r Clemente Ferreira, 564, Jd São Luiz
Ribeirão Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
A Teimosinha Loterias Ltda
(11) 2958-6453
av Cangaíba, 2503, Cangaiba
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
OTC CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA
(16) 3361-1910
RUA LIBORIO MARINO, 639
SAO CARLOS, São Paulo
 
Dados Divulgados por

Aprenda sobre estratégias organizacionais

Gostaria de iniciar esta reflexão com as seguintes perguntas. O que é Estratégia?Para o que serve uma estratégia ?

Estratégia pode ser considerada como uma reflexão, um processo cognitivo e sistemático que facilita o alcance de determinado objetivo. No caso das empresas, os objetivos poderiam ser o aumento de market share ou lucratividade, aquisição de empresas concorrente ou fusão.

Muitas são as definições sobre estratégia. Como afirma Hambrick (1983), “a estratégia é um conceito multidimensional e situacional que dificulta uma definição de consenso”.

O ambiente competitivo é marcado por mudanças abruptas e inesperadas. O fator globalização se tornou um aspecto que dificulta a previsão de como os concorrentes do “outro lado do mundo” se comportarão. O efeito surpresa neste cenário de competição se tornou importantíssimo. Num piscar de olhos, alguma empresa de outro setor, ou mesmo de outro país, poderá atuar no seu mercado.

Por ser o conceito estratégico multidimensional e situacional é difícil afirmar que existem empresas que não possuem uma estratégia. Alguma intenção com certeza deve existir, o que talvez falte, seja a cultura estratégica. A cultura estratégica consiste em discutir entre os membros responsáveis pela administração “maior” da empresa, o que se pretende alcançar e como alcançar.

Para Chandler (1962), “estratégia é a determinação dos objetivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adoção das ações adequadas e afetação de recursos para atingir esses objetivos”.

Seja a curto, médio ou longo prazo, é certo de que a eficiência da estratégia dependerá muito do envolvimento de todos os níveis da empresa, aplicando ações que vão ao encontro do que for proposto pela estratégia empresarial e as oportunidades do ambiente.

Ansoff (1996) afirma que, “ estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e o seu ecossistema”.

 Deixando de lado alguns conceitos, percebe-se que sem as pessoas atuando em conjunto, a estratégia deixa de existir. A conscientização do que precisa ser feito e como fazer, é fator crítico de sucesso para que os objetivos sejam atingidos.

Estratégia não obriga, sugere um caminho a ser percorrido (AURELIANO, 2009).

Muitas adversidades serão encontradas. Mas, vale lembrar, que a força da empresa vencedora não esta apenas na capacidade tecnológica ou financeira que possui. Esta na capacidade que esta tem de utilizar estrategicamente estes recursos, de forma eficiente porém avassaladora para a concorrência.

Obrigado por ler este artigo,

Forte abraço,

Leonardo Aureliano da Silva

Autor: Leonardo Aureliano da Silva.- Bacharel em Administração de Empresas. Especialista em Administração de Marketing. Pesquisador em marketing, estratégias mercadológicas e comportamento do consumidor - Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE - Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing. Atuou em Empresas do Segmento Bancário e Securitário. Algumas destas empresas como Banco Itaú, Itaú Seguros, e Liberty Seguros. E-mail: mkt_academico@yahoo.com.br

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com