Aprenda o significado de Capital Social Araraquara, São Paulo

Explore o potencial das redes sociais na vida real. Nesse artigo, o autor cita um exemplo de como as empresas podem executar um plano de marketing sutil, porém eficiente. Compreenda a importância do capital social na manutenção da boa imagem comercial.

Dlg Consultoria e Assessoria Em Gestao Empresarial Ltda
(11) 4125-0773
av Getúlio Vargas, 949, Ap 44, Vl Baeta Neves
Sao Bernado do Campo, São Paulo

Dados Divulgados por
Esperança Contabilidade & Consultoria Empresarial
(16) 3610-9927
r Sebastião,S, 296, Centro
Ribeirao Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Chentec Assessoria Empresarial Ltda
(11) 3686-3352
av Esmeraldas, 630, An 2, Jd Mutinga
Osasco, São Paulo

Dados Divulgados por
Imobiliária Globo
(15) 3321-1790
av Américo Figueiredo,Dr, 2953, Jd Simus
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
Luma Administração Contábil
(11) 2848-0360
r Eudóxia Bulbovas Maria, 51, Vl Yara
Osasco, São Paulo

Dados Divulgados por
Copa Imóveis
(15) 3225-2070
r Miguel Arcanjo Matielo, 420, Jd Carolina
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
P2D Consultoria em Gestão e Tecnologia Ltda
(12) 3949-3029
av Shishima Hifumi, 2911, Sl 2, Urbanova
Sao jose dos campos, São Paulo

Dados Divulgados por
Masplan Comercial Ltda
(15) 3231-3067
r Achilles Campolim, 10, Centro
Sorocaba, São Paulo

Dados Divulgados por
Brasil J F R
(11) 3392-2948
r Bosque, 528, Barra Funda
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Holomatica Assessoria Empresarial e Gestão Recursos Humanos
(11) 4122-6060
r Antônio Campanha, 151, Jd Maria Adelaide
Sao Bernado do Campo, São Paulo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprenda o significado de Capital Social

Meu livro dessa vez é " Reconhecimento de Padrões " de William Gibson, autor do aclamado livro " Neuromancer ", considerado um dos marcos da cultura cyberpunk e inspirador da trilogia Matrix.

O livro possui uma história totalmente ligada ao nosso novo contexto social, ou seja, nossa relação com a Web e como essa afeta nosso convívio, moldando (uma) nova(s) cultura(s). Recomendo muito a leitura.

Mas o que interessa aqui é uma passagem do capítulo 9 em que a protagonista Cayce Pollard conhece Magda, uma empregada da Trans, uma sub-agência da Blue Ant, uma agência poderosa em publicidade. O contexto como se conheceram não importa aqui (leiam o livro), mas o que importa é a função desempenhada por Magda. Ela é uma espécie de "agente social" em publicidade.

Magda é contratada para divulgar a marca de um produto para as pessoas, mas de uma forma bem "sutil": ela vai em coquetéis, boates e eventos sociais de qualquer natureza, para se "enturmar" em conversas com pessoas estranhas e, ocasionalmente porém propositalmente, falar bem do produto que ela precisa divulgar. O fato é que ela precisa fazer isso de forma natural, como se ninguém suspeitasse que ela é contratada para fazer isso, como se fosse uma conversa entre amigos.

Para exemplificar: imagina que você está numa festa com seus amigos, chega alguém, provavelmente com algum contexto para puxar um papo. Conversa vai, conversa vem, aí começamos a falar de bebidas (um assunto fácil para se conversar em festas e obviamente puxado por essa pessoa). Eu digo: "acho a vodca Smirnoff pior que Orloff". Aí a pessoa retruca: "Que é isso, Orloff é mais barata e a ressaca dela é bem mais suave". E assim vai, criando contextos e moldando o papo de acordo com a forma que convier. No final, mesmo eu ainda preferindo Smirnoff, com certeza alguma coisa mudou, mesmo sutilmente, na forma que vejo a Orloff, principalmente se a pessoa dizer as palavras certas para me tocar.

Não nos parece que isso é uma rede social na vida real? Quantas vezes não vemos em fóruns, uma pessoa elogiando determinado produto/marca, outra retrucando, outra concordando, etc.? Acho que as grandes empresas perceberam o poder que tem um capital social∗.

Como tudo que move o capital social, os resultados não são mensuráveis. Apenas há uma impressão. Porém, passamos do tempo em que o mercado era extremamente quantitativo. O que adianta vender um milhão de Big Mac's se a maioria das pessoas fala mal da marca? Com esse baixo capital social, óbvio que esse um milhão vai cair para cem em pouco tempo. Investimento em capital social é mais preservar do que lucrar.

Agora, em off: tenho certeza que temos várias Magdas por aí nas festas que vamos e nas comunidades que postamos. É o marketing social.

∗capital social, além de outras implicações do termo, defino como, a grosso modo, o posicionamento que uma marca/produto obtém através de relações sociais (informais, pessoais).

Gabriel Minoru Ishida

Tenho profundo interesse em Web, mais especificamente mídias sociais, marketing digital e convergência dos meios. Meu blog: midializado.blogspot.com

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com